Para dar aquele gás na economia e estimular o consumo, o governo federal anunciou medidas que podem aumentar um pouco o saldo bancário de muitos brasileiros. Nesta quarta (24), o governo liberou o saque do saldo do FGTS em até R$ 500 por conta no fundo, ativa ou inativa.
Pelos cálculos do governo, serão liberados R$ 28 bilhões na economia apenas com esta medida.
O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) é um depósito de 8% do salário do empregado, realizado mensalmente pelo empregador. O Fundo, que só pode ser sacado em condições específicas, foi criado para proteger o trabalhador demitido sem justa causa.
Mas você sabe conferir quanto desse dinheiro pode entrar no seu bolso com a disponibilização do saldo do FGTS? Separamos algumas dicas para você consultar o seu extrato e se programar.
Para agilizar o processo, lembre-se de ter em mãos o número do seu CPF e do NIS/PIS, disponível em extratos antigos do FGTS, na sua carteira de trabalho e no Cartão Cidadão. Não conseguiu localizar? Ainda é possível encontrar o seu número do PIS acessando o site do Cadastro Nacional de Informações Sociais (Cnis).
No extrato do FGTS, além do saldo, também é possível verificar os dados cadastrais do empregador, do empregado e todos os lançamentos de débito e créditos na conta (relativos ao mês atual e dos seis meses anteriores).
Como conferir o saldo do FGTS
Na internet
Uma das formas mais práticas de acessar o seu saldo do FGTS é por meio do site da Caixa Econômica Federal.
Se você já tiver realizado o cadastro anteriormente, basta informar o número do CPF, NIS ou o e-mail utilizado para o cadastro e sua senha e clicar no botão "acessar".
Caso você não se lembre da sua senha ou seja o seu primeiro acesso à plataforma, informe um dos três dados solicitados (CPF, número do NIS ou e-mail) e clique no botão "cadastrar/esqueci a senha".
Em seguida, será preciso ler e aceitar o contrato de cadastramento da senha Internet. Para prosseguir o cadastro, você deve informar nome completo, nome da mãe, data de nascimento, município de nascimento, RG e número do título de eleitor.
Na etapa seguinte, você vai cadastrar sua senha de acesso. Ela deve conter de 6 a 8 números e/ou letras. Após concluir o cadastro, basta fazer o login, ir até a aba "FGTS" e acessar o extrato ou extrato completo, onde aparecerão todas as informações disponíveis.
Pelo site da Caixa, também é possível habilitar o recebimento do extrato via e-mail ou em casa, com a atualização cadastral do e-mail e endereço.
Pelo celular
Para facilitar o acesso ao saldo do FGTS, a Caixa também disponibiliza um aplicativo para smartphones. O download é gratuito e está disponível nas lojas de aplicativos do Android, iOS e Windows Phone. Após a instalação, é preciso informar o número do PIS.
Caso você prefira receber atualizações mensais sobre o seu saldo do FGTS, é possível habilitar a opção de recebimento de avisos via SMS. Para quem faz essa opção, o extrato de papel, enviado bimestralmente, deixa de ser enviado.
Em uma agência da Caixa
Caso você prefira ir pessoalmente até uma agência da Caixa, basta se dirigir a um dos balcões de atendimento com o número do NIS/PIS ou seu cartão cidadão.