Menu
Imposto de Renda 2019
2019-04-26T17:49:22+00:00
Jasmine Olga
Jasmine Olga
Cursando jornalismo na Universidade de São Paulo (ECA-USP), já passou pelo Centro de Cidadania Fiscal (CCiF) e o setor de comunicação da Secretaria da Educação do Estado de São Paulo
IR 2019

Como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

Enviou a declaração e não sabe onde encontrar a sequência de 12 dígitos do comprovante? Confira como recuperar o recibo da declaração do imposto de renda

2 de abril de 2019
5:30 - atualizado às 17:49
Imposto de Renda 2019 - IR 2019 - Leão
Imagem: Pomb

Se você vai declarar o imposto de renda 2019 e perdeu o recibo da declaração anterior, não se desespere. Embora seu código de 12 dígitos precise ser informado em algumas operações, há diversas alternativas para quem ficou sem acesso ao comprovante de envio de alguma declaração. De qualquer maneira, nesta matéria eu vou te contar como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda.

A falta do recibo da declaração de 2018 não impede o envio da declaração deste ano. O código só é obrigatório quando há a necessidade de envio de uma declaração retificadora para corrigir eventuais erros ou quando o contribuinte deseja acompanhar o processamento da sua declaração na Receita Federal.

Como recuperar o recibo da declaração de imposto de renda

Todos os anos, após transmitir a sua declaração de imposto de renda, pelo próprio Programa Gerador da Declaração, é fundamental que você guarde uma cópia digital e outra impressa do recibo.

Para isso, basta ir até a área "Imprimir" no menu do lado esquerdo do programa do imposto de renda e escolher a opção Recibo. É possível imprimir de fato ou salvar em CPF.

Se você ainda tem os arquivos das declarações dos anos anteriores salvos no seu computador, você pode recuperar os recibos das declarações destes anos, realizando o mesmo procedimento no Programa Gerador da Declaração referente ao ano de exercício desejado.

A lista dos programas dos anos anteriores está disponível no site da Receita.

Portal e-CAC

Se você não possui mais os arquivos referentes à declaração do ano cujo recibo deseja recuperar, é possível reaver seu recibo da declaração pelo portal e-CAC, sistema on-line de atendimento da Receita Federal.

No portal, além de recuperar o recibo da declaração de anos anteriores, também é possível verificar o andamento da declaração, conferir eventuais pendências e obter informações sobre a restituição do IR.

Para acessar a plataforma, é preciso ter um código de acesso ou um certificado digital já instalado na máquina.

O cadastro pode ser feito na hora, mas além de informar o número do CPF do contribuinte, data de nascimento e confirmar as informações solicitadas, também é preciso inserir o número do recibo do imposto de renda dos dois anos anteriores.

Ou seja, só conseguirá acessar o e-CAC quem deseja recuperar o recibo referente a uma declaração anterior à do IR 2017, ou quem já tinha feito cadastro antes.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter
Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Cadastre-se agora em nossa newsletter

Presencial

Caso as opções virtuais não funcionem para você, a solução é reservar um tempo para resolver o problema presencialmente. Para recuperar o recibo da declaração de imposto de renda, o contribuinte deve ir até a unidade da Receita Federal mais próxima. Para agilizar o processo, o agendamento do atendimento pode ser feito pelo site da Receita Federal.

O contribuinte também pode aproveitar a oportunidade para cadastrar o acesso ao e-CAC. Além de garantir maior praticidade no acesso, o acesso também desbloqueia outras opções de atendimento on-line.

Saiba tudo sobre como declarar imposto de renda.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Seu Dinheiro na sua noite

A vida depois da reforma da Previdência

Por 60 votos a 19, o Senado aprovou na noite de hoje o texto-base da reforma da Previdência em segundo turno. Confesso que em alguns momentos ao longo dessa longa jornada cheguei a duvidar desse resultado. De Lula a Bolsonaro, o projeto atravessou governos de todos os espectros ideológicos. A definição da idade mínima para […]

Tá quase acabando

Senado aprova reforma da Previdência por 60 votos a 19

Votado o texto principal, senadores avaliaram dois dos quatro destaques apresentados. Votação será retomada na quarta-feira

Menos de um mês de operação

Aérea ultra low cost Flybondi aumenta número de voos para Florianópolis e Rio

Adepta do modelo de negócios ultra low cost, a empresa realizou seu voo inaugural ao País, na rota Buenos Aires-Rio, em 11 de outubro

Água no chope

Doria diz que não apoiará Joice Hasselmann para a prefeitura de SP: “meu candidato é Bruno Covas”

Governador paulista se esquivou em relação às discussões sobre 2022. Para o tucano, “não é hora de debater eleição”

Último gás

Alcolumbre inicia ordem do dia no Senado que inclui votação da reforma da Previdência

Essa é a última etapa antes da promulgação da reforma, oito meses após a chegada do texto ao Congresso Nacional

Dinheiro na mão

CMO aprova projeto de lei que abre crédito para União pagar cessão onerosa à Petrobras

Projeto define em R$ 34,6 bilhões os valores relativos ao pagamento da Petrobras

E a crise continua

Ex-líder do PSL, delegado Waldir diz que Bolsonaro é covarde e se dobra a generais em reforma da Previdência dos militares

Praças estão revoltados com as mudanças porque há a previsão de um reajuste maior para as patentes mais altas

Mudanças no radar

Governo apresentará 3 propostas do pacto federativo no dia 29, diz líder do governo no Senado

A expectativa do senador Fernando Bezerra Coelho é que as três medidas sejam aprovadas no Senado ainda em 2019

De futebol a basquete

Os 10 maiores bilionários norte-americanos que possuem seu próprio clube esportivo

O dinheiro pode comprar muitas coisas, incluindo uma equipe inteira. Confira a lista dos mais ricos e aficionados por esportes

o esperado dia

Reforma da Previdência tem 99% de chance de ser aprovada como está, diz relator do projeto

Tasso Jereissati falou após aprovação por votação simbólica do projeto na CCJ do Senado; ele disse que espera texto em segundo turno na Casa ainda hoje

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements