🔴 O MELHOR TRADER DO MUNDO VAI TE AJUDAR NA BUSCA POR R$ 1 MILHÃO – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Palavra mágica

Ações da Eletrobras disparam com sinal de novo ministro sobre privatização

Os papéis disparam quase 20% na bolsa depois que o novo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, afirmar que dará prosseguimento ao processo de capitalização da estatal, o que deve significar o fim do controle do governo sobre a companhia

Privatização Eletrobras dividendos
Sede da Eletrobras no Rio de Janeiro - Imagem: Divulgação

A simples indicação de que o governo do presidente Jair Bolsonaro pode retomar o plano de privatização da Eletrobras faz as ações da estatal dispararem hoje na B3.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os papéis ampliaram a alta logo depois que o novo ministro de Minas e Energia, almirante Bento Albuquerque, afirmar que dará prosseguimento ao processo de capitalização da holding de energia.

O mercado entendeu com a fala que o ministro pretende retomar o plano da gestão do ex-presidente Michel Temer de fazer uma oferta de ações da estatal. O ex-presidente chegou a apresentar um projeto de lei para permitir a operação, mas não conseguiu a aprovação no Congresso.

A União possui hoje 51% das ações com direito a voto da Eletrobras e, inicialmente, não venderia ações na oferta, cujos recursos seriam usados para reforçar o caixa da empresa. Mas como a participação seria diluída com a emissão de novas ações, na prática o governo abriria mão do controle da empresa.

Se a privatização for mesmo adiante, será uma mudança em relação ao que disse Bolsonaro durante a campanha eleitoral. Na ocasião, o então candidato disse ser contrário à venda da área de geração de energia elétrica, principal ativo da Eletrobras hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 16h50, as ações ON (com direito a voto) da estatal disparavam quase 20%, enquanto as preferenciais (PNB, sem direito a voto) subiam de 14%.

Leia Também

MERCADOS

A explosão da renda fixa nos EUA: Treasury de dez anos bate máxima em 24 anos, ações caem e Ibovespa acompanha 

MUDANÇAS NA CARTEIRA

Os juros vão cair? Estes são os FIIs que os analistas indicam para aproveitar a virada da Selic

Os investidores também reagem à notícia de que o atual presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Junior, permanecerá no comando da companhia. Ele disse que foi convidado pelo novo ministro para permanecer à frente da empresa e que decidiu ficar no cargo para tocar o processo de capitalização.

Rumo ao recorde?

A alta das ações da estatal ajuda o Ibovespa a começar o ano com forte ganho de 3,63%, aos 91.037 pontos. Se mantiver esse nível até o fechamento, o principal índice da bolsa marcará um novo recorde histórico.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
JBS avança rumo à dupla listagem de ações 2 de outubro de 2026 - 19:32
Montagem com imagens de urna eletrônica, a bandeira do Brasil, o presidente Lula de cabeça baixa do lado esquerdo da imagem, um homem asiático ao centro (o entrevistado do podcast), e do lado direito Flávio Bolsonaro comemorando 2 de outubro de 2026 - 18:30
Montagem que traz um fundo de gráficos de ações. Do lado direito, uma lupa e dentro da lupa, urna eletrônica 2 de outubro de 2026 - 17:36
Candidatos às eleições presidenciais de 2026, Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro 1 de outubro de 2026 - 11:32
Montagem do real no mapa dos EUA e uma placa com Ibovespa e setas apontando para cima 30 de setembro de 2026 - 17:49
Imagem criada por IA traz um mapa da América Latina, com uma lupa sobre ele e notas de dólares caindo do céu 28 de setembro de 2026 - 18:45
Especialistas discutem visão para bolsa, renda fixa e crédito durante o Inter Invest Summit. Foto: Divulgação 26 de setembro de 2026 - 18:08
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar