Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
RAIO-X DO INVESTIDOR

Poupança, imóvel e cripto: estes são os investimentos que o brasileiro gosta, segundo o Raio-X da Anbima

Investir ainda é um assunto bastante abstrato para a população, que opta por produtos financeiros que oferecem mais compreensão e familiaridade

Imagem: Anbima, 9ª edição do Raio-X do Investidor.

Economizar, investir e investir em produtos financeiros. Você não leu errado. Essas são as três formas — diferentes — que o brasileiro adota ao administrar o seu dinheiro. Em 2025, 33% da população economizou; 24% investiram; e 10% investiram em produtos financeiros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os dados são 9ª edição do Raio-X do Investidor, pesquisa da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima), em parceria com o Datafolha. O levantamento é em relação a 2025, e teve uma amostra de 5.832 entrevistas.

A metodologia prevê respostas espontâneas, com base na percepção do respondente sobre o assunto. Daí vem a distinção entre “investir” e “investir em produtos financeiros”.

Em coletiva com a imprensa nesta quinta-feira (16), o superintendente de Sustentabilidade, Inovação e Educação da Anbima, Marcelo Billi, afirmou que a noção de investimento do brasileiro é “tudo que eu coloco meu dinheiro e espero algum retorno”.

Quando questionados se investem, muitos participantes afirmaram que investem em coisas que, para os agentes financeiros são considerados gastos, como escola para os filhos, viagem, procedimentos estéticos, carro, entre outras coisas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Uma resposta comum que se aproxima mais do que seria considerado “investimento” entre economistas foi imóvel.

Leia Também

ACUMULOU

Só faltou o milionário: +Milionária distribui R$ 254 mil, mas Mega-Sena, Lotofácil e Quina acumulam

IR 2026

Perdeu o prazo para entregar a declaração de imposto de renda 2026? Saiba o que fazer

“A noção geral de investimento é essa: tudo o que melhora a minha vida, mesmo não sendo um produto financeiro”, afirmou Billi.

É poupança, caixinha ou conta rendeira?

O descompasso entre o que as pessoas entendem que é determinado termo e o uso que os agentes financeiros dão para ele também se mostra nas respostas sobre reserva de emergência e “poupança”.

De acordo com Billi, muitas pessoas não consideram “poupança” um investimento ou uma aplicação financeira. “Poupança” também é entendida como o ato de guardar o dinheiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Na parte qualitativa da pesquisa, pessoas que responderam não investir, mas economizar, afirmaram que deixam o dinheiro guardado na “poupança”, em “cofrinhos” ou “caixinhas”, e até mesmo na conta (rendeira ou não) do banco.

Entretanto, para elas, isso não era um investimento, era apenas uma “poupança” — que também se qualificaria como uma reserva de emergência.

“Esse descompasso tem muito a ver com a nossa expectativa de que todo mundo vai virar um planejador financeiro. Vai dividir o dinheiro, separar em aplicações de curto, médio e longo prazo. Mas não é assim. As pessoas não vivem o dinheiro assim”, afirmou o superintendente da Anbima.

A compreensão da reserva financeira é mais disseminada: 7 em cada 10 brasileiros afirmaram ter alguma reserva. A maior parte (24%) tem dinheiro guardado para um período entre um mês e cinco meses. Somente 9% guarda uma quantia suficiente para períodos maiores do que um ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os 10% investidores

Fonte: Anbima, 9ª edição do Raio-X do Investidor. (toque para ver a imagem maior)

O brasileiro tem suas preferências, e elas se mantêm mesmo com o passar de gerações.

Poupança e imóveis são os produtos financeiros mais mencionados — espontaneamente — ao responder em que pretende investir ou continuar investindo no próximo ano.

A “caderneta de poupança” é o produto financeiro mais conhecido: 17% mencionaram espontaneamente, 22% afirmaram que já usam e 20% querem usar ou vão continuar usando.

“Imóveis” teve uma resposta espontânea bem menor: 7%. Porém, 3% afirmaram já utilizar como “produto financeiro” e 13% indicaram que querem usar ou continuar usando nos próximos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Aqui, é importante entender que não se trata de “usar” ou “comprar” um imóvel para reformar e vender ou alugar. Muitas pessoas consideram comprar um imóvel próprio como investimento.

No conhecimento espontâneo, após a poupança, os três produtos financeiros mais mencionados foram: títulos privados (LCI, LCA, CDB e outros; 24%), ações (10%) e fundos de investimento (9%).

O destaque das criptos

Entre os investimentos que, de fato, as pessoas usam, as criptomoedas se destacam por estarem acima (4%) de investimentos tradicionais como ações (2%) e títulos públicos (2%).

A geração Z é a que mais investe nessas moedas digitais e, para Billi, faz todo o sentido com o cotidiano dessas pessoas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Esses jovens têm tudo no ambiente digital de jogos: roupa, patrimônio e dinheiro virtual. Para eles, é muito natural uma moeda digital, é algo que eles entendem e se identificam”, afirma.

Por outro lado, a geração Z é a que menos tem dinheiro na poupança.

Para além da vantagem financeira e de transparência que o movimento de tokenização de ativos apresenta, o superintendente da Anbima acredita que será uma tendência para o futuro.

“Não digo que é de curto prazo, porque essa geração ainda não é a grande detentora de riqueza. Mas um dia será. E vamos nos encaminhar para um mundo de ativos tokenizados e digitalizados. Precisamos nos preparar para o futuro", afirma.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Investidores em 2026

Considerando a ideia maior de “investir”, em 2025 o Brasil tinha 60,6 milhões de investidores — um percentual estável em relação ao ano anterior (37%).

Para este ano, Anbima e Datafolha calcularam que 8,7 milhões de brasileiros têm a intenção de começar a investir. Entretanto, 66,6 milhões sequer pensam nisso.

Billi afirma que a educação financeira do brasileiro já evoluiu muito desde a pandemia, entretanto, a comunicação no universo financeiro ainda é falha e pouco acessível com o excesso de termos específicos, siglas que não comunicam muito e a ideia enraizada na população de que investimento é coisa de rico.

A criação das caixinhas, cofrinhos e contas rendeiras foi uma evolução significativa, segundo o superintendente da Anbima. Enquanto um fundo de investimento parece algo abstrato e distante com seus gráficos, rentabilidade, documentos e afins, a caixinha é palpável e permite dar nome a um objetivo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não precisa explicar muito sobre o que se trata. A pessoa entende que pode colocar o dinheiro ali, ele vai ficar guardado e render. Tem familiaridade, é simples e passa segurança mesmo sem a pessoa saber qual é a aplicação financeira que está por trás”, afirmou Billi.

Para ele, os próximos passos devem seguir por esse caminho. Oferecer uma solução compreensível, não um produto de difícil assimilação.

“Na Anbima, nossa preocupação é garantir a segurança dessas soluções. Nós sabemos o produto financeiro que está por trás da caixinha e devemos garantir que seja segura e não exponha o investidor que não sabe a um risco indevido.”

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Pix automático 27 de maio de 2026 - 14:17

PROBLEMAS DE PAGAMENTO

Pix fora do ar: clientes de 8 bancos relatam instabilidade

27 de maio de 2026 - 14:17
Governo antecipa décimo terceiro salário de aposentados e pensionistas do INSS. 27 de maio de 2026 - 12:00
Cartão 27 de maio de 2026 - 7:00
Ilustração de uma conta bloqueada 21 de maio de 2026 - 12:30
Rafaela Cavalcanti, CEO da CloQ 20 de maio de 2026 - 13:30
Aplicativo do INSS consignado 19 de maio de 2026 - 12:21
Bolsa Família 2025 19 de maio de 2026 - 11:27
Pix 14 de maio de 2026 - 13:33
itaú bradesco santander nubank desenrola brasil 13 de maio de 2026 - 13:54
imposto de renda receita federal 5 de maio de 2026 - 18:10
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar