Pânico nas petroleiras: Brava, Petrobras, Prio e PetroReconcavo despencam, mas analistas veem oportunidade de compra em duas ações
As ações das petroleiras chegaram a despencar mais de 25% após o anúncio das tarifas de Donald Trump; como se posicionar agora?

As ações de petróleo da bolsa brasileira têm passado por tempos difíceis. Desde o tão aguardado “Dia da Libertação” de Donald Trump, que divulgou as novas tarifas dos Estados Unidos, os preços do petróleo despencaram – e levaram as cotações das empresas junto.
A mais afetada nos últimos 5 pregões foi a Brava Energia (BRAV3), que já derreteu 25%. Mas o desempenho de todo o setor tem causado desespero no mercado:

Esse sentimento de aversão ao risco nas petroleiras se intensificou na última quarta-feira (2), quando os Estados Unidos anunciaram suas tarifas recíprocas sobre mais de 50 países.
Em alguns casos, o “tarifaço” chegou a quase 50%, um patamar muito mais agressivo do que o mercado esperava.
O anúncio de Donald Trump gerou receio sobre uma possível desaceleração da economia global e, consequentemente, a redução da demanda por petróleo no mundo todo – o que desabou o preço da commodity.
Mas esta queda generalizada nas ações petroleiras não significa, necessariamente, um alerta para “fugir” dos papéis.
Pelo contrário, segundo os analistas Ruy Hungria e Larissa Quaresma, da Empiricus Research, que foram entrevistados pelo programa “Onde Investir”, do Seu Dinheiro, há duas empresas que estão em um bom ponto de entrada.
LEIA TAMBÉM: Seu Dinheiro liberou +30 recomendações de ações, FIIs e BDRs para investir em abril.
Uma petroleira para buscar dividendos robustos que ficou barata
Uma das petroleiras que está no radar dos analistas pode gerar dividendos atrativos para os investidores.
Em 2024, esta empresa ficou no top 20 maiores pagadoras de proventos do mundo. E, na visão de Ruy Hungria, ela pode continuar entregando renda extra atraente daqui para frente.
Em entrevista ao “Onde Investir” – programa produzido pelo Seu Dinheiro –, o analista afirmou que recomenda a compra da petroleira devido ao potencial lucrativo aliado ao patamar de preço atual.
O papel ficou para trás na bolsa com as quedas do petróleo, mas isso abriu espaço para investir na ação com múltiplos mais baratos:
“A [empresa] está sendo negociada por menos de 4 vezes seus lucros e com um dividend yield acima de 10%. Considerando que a ação ficou para trás em relação ao mercado, entendemos que faz sentido incluí-la na carteira neste momento”.
Não é à toa que essa companhia foi inserida em uma carteira que seleciona as 5 melhores ações pagadoras de dividendos para investir em abril.
Segundo Ruy, a empresa tem um dos custos de extração mais competitivos do mundo. Por isso, mesmo em períodos de preços menores para o petróleo, ela tem capacidade para entregar resultados fortes, geração de caixa robusta e, consequentemente, distribuir altos níveis de dividendos.
Sem mais delongas: o papel recomendado pelo analista é a Petrobras (PETR4), a “gigante” dos dividendos. A tese da petroleira foi explicada em um relatório focado em proventos liberado gratuitamente para os leitores do Seu Dinheiro.
Para acessá-lo, basta clicar neste link ou no botão abaixo e seguir as instruções.
GRATUITO: VEJA POR QUE É HORA DE INVESTIR EM PETR4 E OUTRAS 4 AÇÕES PAGADORAS DE DIVIDENDOS
Mas como dito anteriormente, os analistas da Empiricus Research acreditam no potencial de duas petroleiras no cenário atual. Portanto, além da Petrobras, há uma outra ação que vale a pena ser inserida nas carteiras dos investidores.
A ‘junior oil’ que pode saltar até 78% na bolsa e está entre as melhores ações para abril
A analista Larissa Quaresma, que seleciona mensalmente as 10 melhores ações da bolsa brasileira, também acredita que vale a pena investir em uma outra petroleira.
Trata-se de uma “junior oil” que pode aumentar sua produção em mais de 75 mil barris de petróleo por dia em breve, graças a dois diferentes “gatilhos”.
Além disso, Larissa defende que essa companhia é bastante resiliente. A empresa foi capaz de gerar bastante caixa no 4º trimestre de 2024, mesmo em um cenário de preço mais fraco para o petróleo Brent.
A analista defende que a queda recente do papel abriu espaço para investir na ação a múltiplos mais em conta. Na visão dela, o patamar de 4,7x EV/EBITDA está subprecificado, o que abre espaço para um bom potencial de valorização.
Para ter ideia de quanto é possível buscar com o papel, os cálculos de Larissa apontam um upside de até 78%.
A analista incluiu essa ação em uma carteira que seleciona os 10 ativos brasileiros mais promissores para investir no mês. Este portfólio reúne papéis que aliam bons fundamentos a preços atrativos e, para Larissa, essa petroleira está em um bom ponto de entrada.
O relatório que revela o nome da ação e a tese completa – bem como outras 9 indicações para ter em carteira em abril – foi liberado como uma cortesia do Seu Dinheiro.
O portfólio faz parte da curadoria de recomendações que nossa equipe libera para os leitores interessados de forma totalmente gratuita. Para ler o conteúdo completo, basta clicar neste link ou no botão abaixo:
GRATUITO: CONHEÇA A PETROLEIRA QUE PODE SALTAR ATÉ 78%
As petroleiras mais promissoras para investir e outras recomendações para o mês
Como dito anteriormente, tanto a recomendação de Petrobras (PETR4) quanto a outra petroleira promissora para o mês foram indicadas em relatórios que podem ser acessados gratuitamente por leitores do Seu Dinheiro/Money Times
O Seu Dinheiro reúne as carteiras mensais dos analistas da Empiricus Research, com mais de 30 indicações, e disponibiliza os conteúdos como cortesia para investidores interessados.
Ou seja, além dos portfólios de dividendos e de ações promissoras da Empiricus Research, há outras recomendações que podem ajudar a buscar ganhos em diversas classes de ativos.
Trata-se de uma estratégia para complementar as notícias sobre o mercado disponibilizadas em nosso site com boas indicações de investimento para buscar lucros.
O processo para acessar esses materiais é muito simples. Basta clicar no botão abaixo e seguir o passo a passo. É totalmente gratuito e pode ajudar a deixar a carteira bem posicionada em meio às turbulências do cenário atual.
GRATUITO: VEJA AS PETROLEIRAS RECOMENDADAS AGORA E OUTRAS INDICAÇÕES PARA O MÊS
Cosan (CSAN3): após queda de 30% em 2025 e Raízen como ‘calcanhar de Aquiles’, ainda vale a pena investir? Analista dá o veredito
A holding de infraestrutura e energia Cosan ainda sofre com os altos níveis de alavancagem e desanimou o mercado no último trimestre; veja o que fazer
Weg (WEGE3) caiu 13% logo após o anúncio do ‘tarifaço’ de Trump: o que fazer com a ação?
Com a nova tarifa já em vigor, o BTG Pactual avaliou os efeitos para a operação da Weg e atualizou a recomendação para a ação
Bitcoin (BTC) pode destronar o dólar? É o que acredita o CEO da BlackRock – como se posicionar para aproveitar este cenário?
O gestor Larry Fink defende que o Bitcoin pode ocupar o lugar do dólar devido às incertezas sobre a economia americana; entenda
Carteira revela as 17 criptomoedas mais recomendadas pelos analistas para comprar agora; veja quais são
Editoria de criptomoedas do Money Times consultou os principais players do mercado cripto e revelou quais são os ativos mais indicados para buscar retornos nesse setor
Efeito Jackson Hole: importante evento nos EUA começa amanhã e gera volatilidade no mercado de criptomoedas; como se preparar?
Jackson Hole está mexendo com as criptomoedas e abre janela para o investidor “surfar” o evento através das 17 moedas mais recomendadas pelo mercado
Agronegócio é o motor do Brasil? Setor pode atingir 29% do PIB em 2025 e reforça 19 empresas para investidor; veja quais
Setor caminha para participação histórica na economia e investidor encontra, no e-book gratuito do Agro Times,19 empresas para se posicionar no agronegócio
‘Quem vendeu PETR4 vai se arrepender’, diz CEO da Petrobras: vale a pena ter a ação em carteira?
As ações da Petrobras (PETR4) enfrentam forte pressão em 2025: queda acumulada de mais de 17% no ano, com despencada de 7% apenas em agosto. Mesmo assim, a CEO Magda Chambriard acredita que vender agora pode ser um erro. Em evento no Rio de Janeiro, afirmou: “quem vender vai se arrepender”. Para entender se o […]
Banco do Brasil (BBAS3): após 2T25, performance que caiu ‘de elevador’ deve se recuperar ‘subindo de escada’, segundo BTG Pactual
Com números abaixo do esperado no 2T25, as ações do Banco do Brasil oscilaram na B3, mas assumiram viés de alta; momento ainda é de cautela e ‘visibilidade baixa’, segundo o BTG Pactual; confira a análise
Com quase 30% do PIB, agronegócio impulsiona a economia: quais são as 22 ações do setor para ter no radar?
Confira um guia gratuito sobre tudo que é preciso saber sobre o agronegócio brasileiro e as ações que o investidor deve ter no radar
Gatilho da bolsa, que perdeu os holofotes para o ‘tarifaço’ de Trump, deve ser acionado em breve; veja como se posicionar
Para analista, esta é a próxima notícia mais importante e o investidor precisa estar preparado se quiser buscar lucros na bolsa
Banco do Brasil: ‘isso pode fazer BBAS3 subir independentemente dos resultados’, diz analista após o 2T25 – o que pode salvar a ação?
Balanço do Banco do Brasil no 2º trimestre decepcionou o mercado, mas analista aponta o que pode fazer a ação BBAS3 valorizar; veja se é hora de investir
Taesa (TAEE11) vai pagar R$ 1,15 em dividendos e JCP, mas fica fora de carteira recomendada de dividendos em agosto
Analista aponta que valuation “no preço” e riscos estratégicos pesam contra a compra das ações da Taesa (TAEE11) agora
Em meio às incertezas de mercado, as ações brasileiras estão ‘ainda mais atrativas’, segundo analista; veja 10 recomendações para investir a partir de agora
Após mês difícil para a bolsa brasileira, analista aponta que queda das ações pode ser uma oportunidade para o investidor se posicionar em bons ativos, pagando barato
Banco do Brasil (BBAS3), Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4): apenas uma ação de banco vale a pena após o 2T25
Os principais bancos brasileiros divulgaram seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2025 – mas, para analista, apenas uma ação vale a pena o investimento
Ações viraram investimento do ‘povão’? Investidores de alta renda preferem ativos isentos que pagam até IPCA + 8,13% ao ano
Títulos de renda fixa isentos de Imposto de Renda crescem nas carteiras dos investidores de maior poder aquisitivo no Brasil; entenda como se posicionar
MRV (MRVE3): prejuízo de R$ 812 milhões no 2T25 não impede alta de mais de 6% das ações; hora de comprar?
Analistas do BTG Pactual apontam que impairment da divisão norte-americana da companhia impactou os resultados, mas a MRV (MRVE3) teve bom desempenho no Brasil
RBRF11 para escanteio? Outro FII com potencial de valorização de até 14% é incluído em carteira recomendada da Empiricus para agosto
Fundo imobiliário com potencial de valorização de até 14% assume o lugar do RBRF11 na carteira recomendada de FIIs da Empiricus Research em agosto; saiba qual é
Além de bitcoin (BTC) e ethereum (ETH): veja 3 motivos para investir em pendle (PENDLE), terceira criptomoeda mais recomendada para agosto
A pendle (PENDLE) acumula valorização de 37% nos últimos 30 dias e analistas explicam por que este é um bom ponto de entrada para investidores que buscam lucros com criptomoedas
Reta final dos balanços do 2º trimestre: o que esperar de Banco do Brasil, Cyrela, Taesa e outras empresas nesta semana?
Última semana da temporada pode ser turbulenta, com balanços polêmicos como o do Banco do Brasil; confira as expectativas e onde investir
A Petrobras (PETR4) ainda pode abastecer seu bolso com dividendos? Veja o que diz analista da Empiricus Research
Especialista participou do “Onde Investir em Agosto”, onde falou sobre a estatal; conheça também a carteira recomendada de dividendos gratuita da casa de análises
Ação gringa cai 30% e vira oportunidade de compra: segundo analista, pode haver rebote nas próximas semanas
Papel de farmacêutica é opção pensando em movimento de curto prazo; veja como acessar carteira completa de recomendações de ações internacionais para agosto
Ações da Petrobras (PETR4) em queda após 2T25: dividendos ‘minguaram’ de vez? Saiba o que fazer com os papéis
Os números da Petrobras no trimestre vieram dentro do esperado, exceto pelo valor a ser distribuído em dividendos; entenda se hora é de comprar ou vender as ações, segundo analista