Ação brasileira que sofre pouca interferência do tarifaço de Trump está barata, paga ótimos dividendos e é uma das ‘queridinhas’ para agosto
A ação desta seguradora caiu mais de -2% de julho até agora, o que abriu uma oportunidade interessante de compra com foco em dividendos, segundo analista

O tarifaço promovido por Donald Trump, presidente dos Estados Unidos, contra o Brasil, entrou em vigor na última quarta-feira (6). Com isso, mais de 3,8 mil produtos brasileiros terão uma sobretaxa de 50% sobre suas exportações para os EUA.
E essa medida tem afetado muitas empresas brasileiras. Nesse sentido, nomes como Weg (WEGE3) e Embraer (EMBR3), por exemplo, têm figurado entre os mais prejudicados pelas novas tarifas comerciais.
De forma geral, as empresas mais afetadas pelas tarifas de Trump foram aquelas ligadas aos seguintes setores:
- Agronegócio (café, suco de laranja e carne bovina);
- Metais e siderurgia (aço e alumínio);
- Indústria aeronáutica;
- Máquinas, motores e eletrônicos;
- Madeira e materiais de construção;
- Produtos químicos, petroleiros, etanol e açúcar.
Mas, por outro lado, houve setores que conseguiram “escapar” das tarifas e não devem ver impactos negativos em seus negócios. Esse é o caso, por exemplo, de uma ação recomendada recentemente por Ruy Hungria, da Empiricus Research.
Em entrevista ao Onde Investir, programa mensal no YouTube do Seu Dinheiro, o analista falou sobre uma ação que, no último mês, foi bastante penalizada pelo cenário macroeconômico incerto.
Ao todo, ela sofreu queda de -2,70% no mês de julho, impactada pelos ruídos do tarifaço de Trump. Além disso, os juros ainda em patamares elevados, mantidos em 15% ao ano na última reunião do Copom, também pesaram sobre a ação, na visão de Hungria.
Porém, essa queda abriu uma oportunidade de comprar barato um papel que, segundo ele, distribui ótimos dividendos, é resiliente para o momento atual do mercado e não deve sofrer os impactos das novas tarifas de exportação para os EUA.
GRATUITO: CONHEÇA AS AÇÕES MAIS RECOMENDADAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM AGOSTO, SEGUNDO A EMPIRICUS
Porto Seguro (PSSA3): uma das ‘queridinhas’ para dividendos em agosto
A ação a que me refiro é a da Porto Seguro (PSSA3). Uma tese que une longo e ótimo histórico de execução com múltiplos interessantes, na opinião de Hungria.
No mês de agosto, a Porto foi incluída em uma carteira com as 5 ações mais recomendadas para buscar dividendos, de acordo com o analista.
E o motivo é que, embora a companhia seja uma líder do segmento de auto, com 28% de participação neste mercado, ela vem se destacando com a diversificação em outros segmentos, mostrando ótimo crescimento e rentabilidade.
“A companhia tem buscado diversificar seu portfólio não apenas com a venda de outros seguros (como celular, vida, residência, etc), mas também em outras verticais como Saúde/Odonto, Serviços e Banco, com rentabilidade elevada”, apontou Hungria.
Outro aspecto positivo, na visão do analista, é a participação dos rendimentos do float (ganhos que uma empresa obtém ao investir o dinheiro que está em caixa) no resultado financeiro.
Historicamente, o rendimento das aplicações da Porto é superior a 50% do lucro antes de impostos, o que também tem se mostrado uma vantagem em meio à Selic elevada, segundo Hungria.
Por tudo isso, o analista vê com bons olhos as ações da Porto Seguro e acredita que a queda atual abre uma oportunidade interessante para se posicionar:
“Entendemos que as ações caíram uma questão macro, uma piora do humor dos investidores, a curva de juros que estressou, saídas de capital… Mas para o negócio da Porto em si, não vemos impacto. Entendemos que isso na verdade se traduz em uma ótima oportunidade”, disse.
Para ele, a ação, que no momento está descontada, paga ótimos dividendos, tem caráter defensivo para a carteira do investidor e não sofre tanto com os juros altos. Além disso, não foi alvo das tarifas comerciais de Trump, o que também é positivo.
“Se os negócios não são afetados e as ações caem, estamos recebendo mais dividendos pagando menos pelas ações, o que significa um maior yield. Então, a gente gosta quando as ações caem sem um motivo para elas caírem”. - Ruy Hungria, analista da Empiricus Research
GRATUITO: CONHEÇA AS AÇÕES MAIS RECOMENDADAS PARA BUSCAR DIVIDENDOS EM AGOSTO, SEGUNDO A EMPIRICUS
Além de PSSA3: conheça outras 4 ações para buscar dividendos em agosto
Todos os meses, Ruy Hungria “garimpa” a bolsa de valores em busca das ações com maior potencial de pagamento de dividendos e as recomenda aos investidores. Ela traz 5 papéis de empresas com atributos como:
- Incumbentes e líderes;
- Com sólidos balanços;
- Claras vantagens competitivas;
- Fortes barreiras de entrada;
- Modelo de negócio resiliente;
- Boa margem de segurança; e
- Altos níveis de liquidez.
Sendo assim, a Porto Seguro (PSSA3) é apenas uma das indicações do analista para agosto. Além dela, há outras 4 ações que Hungria avalia como bom investimento para esse mês. E que sim, também ficaram de fora do alvo do tarifaço de Trump.
E a boa notícia é que você pode conhecer todas essas ações de forma gratuita. Isso porque essa carteira recomendada está disponível para todos os interessados, como cortesia do Seu Dinheiro.
Ou seja, você não precisa pagar nada e nem se comprometer de nenhuma maneira para acessar a carteira. Basta clicar no botão abaixo e cadastrar o interesse em recebê-la no seu e-mail. É tudo gratuito mesmo, sem “pegadinhas”.
Portanto, sugiro que você ao menos dê uma “espiada” na carteira completa de Ruy Hungria e conheça as recomendações dele para agosto. Depois, você pode decidir se essas indicações fazem mesmo sentido para o seu patrimônio:
Além de corte na Selic e eleições, outro evento de 2026 pode ser gatilho de alta para essa ação do varejo; saiba qual
Empresa ligada ao varejo brasileiro pode se beneficiar de sazonalidade de torneio esportivo global e capturar valorizações; veja se vale a pena comprar ações agora, segundo analista
Última semana de agosto terá dividendos de BBSE3, ITUB4, TAEE11 e outras 17 pagadoras, mas só duas delas vale a pena investir agora; veja quais
Ao todo, 21 empresas distribuem dividendos na última semana de agosto, mas para analistas apenas duas vale a pena comprar agora
Enquanto H&M chega no Brasil, analista recomenda varejista que pode saltar até 58% – não é Renner (LREN3) e nem C&A (CEAB3)
Ação do varejo que entrou no radar desta analista está mais barata que outros players do setor e pode se beneficiar do cenário macro
Renda fixa ultrapassa os 100 milhões de investidores, mas apenas 8% deles conhecem a categoria de títulos com retornos ‘turbinados’; veja 5 para investir agora
Esses títulos estão fora do radar de 9 em cada 10 investidores da renda fixa; saiba como encontrar as melhores opções para investir agora
Alta de 13% do ethereum (ETH), após fala de Powell pode ser só o começo; veja outras 15 moedas que podem disparar
Maior apetite de risco do mercado após discurso de Jerome Powell impulsiona o ethereum (ETH) e pode beneficiar outras 15 moedas menores
Cosan (CSAN3): após queda de 30% em 2025 e Raízen como ‘calcanhar de Aquiles’, ainda vale a pena investir? Analista dá o veredito
A holding de infraestrutura e energia Cosan ainda sofre com os altos níveis de alavancagem e desanimou o mercado no último trimestre; veja o que fazer
Weg (WEGE3) caiu 13% logo após o anúncio do ‘tarifaço’ de Trump: o que fazer com a ação?
Com a nova tarifa já em vigor, o BTG Pactual avaliou os efeitos para a operação da Weg e atualizou a recomendação para a ação
Bitcoin (BTC) pode destronar o dólar? É o que acredita o CEO da BlackRock – como se posicionar para aproveitar este cenário?
O gestor Larry Fink defende que o Bitcoin pode ocupar o lugar do dólar devido às incertezas sobre a economia americana; entenda
Carteira revela as 17 criptomoedas mais recomendadas pelos analistas para comprar agora; veja quais são
Editoria de criptomoedas do Money Times consultou os principais players do mercado cripto e revelou quais são os ativos mais indicados para buscar retornos nesse setor
Efeito Jackson Hole: importante evento nos EUA começa amanhã e gera volatilidade no mercado de criptomoedas; como se preparar?
Jackson Hole está mexendo com as criptomoedas e abre janela para o investidor “surfar” o evento através das 17 moedas mais recomendadas pelo mercado
Agronegócio é o motor do Brasil? Setor pode atingir 29% do PIB em 2025 e reforça 19 empresas para investidor; veja quais
Setor caminha para participação histórica na economia e investidor encontra, no e-book gratuito do Agro Times,19 empresas para se posicionar no agronegócio
‘Quem vendeu PETR4 vai se arrepender’, diz CEO da Petrobras: vale a pena ter a ação em carteira?
As ações da Petrobras (PETR4) enfrentam forte pressão em 2025: queda acumulada de mais de 17% no ano, com despencada de 7% apenas em agosto. Mesmo assim, a CEO Magda Chambriard acredita que vender agora pode ser um erro. Em evento no Rio de Janeiro, afirmou: “quem vender vai se arrepender”. Para entender se o […]
Banco do Brasil (BBAS3): após 2T25, performance que caiu ‘de elevador’ deve se recuperar ‘subindo de escada’, segundo BTG Pactual
Com números abaixo do esperado no 2T25, as ações do Banco do Brasil oscilaram na B3, mas assumiram viés de alta; momento ainda é de cautela e ‘visibilidade baixa’, segundo o BTG Pactual; confira a análise
Com quase 30% do PIB, agronegócio impulsiona a economia: quais são as 22 ações do setor para ter no radar?
Confira um guia gratuito sobre tudo que é preciso saber sobre o agronegócio brasileiro e as ações que o investidor deve ter no radar
Gatilho da bolsa, que perdeu os holofotes para o ‘tarifaço’ de Trump, deve ser acionado em breve; veja como se posicionar
Para analista, esta é a próxima notícia mais importante e o investidor precisa estar preparado se quiser buscar lucros na bolsa
Banco do Brasil: ‘isso pode fazer BBAS3 subir independentemente dos resultados’, diz analista após o 2T25 – o que pode salvar a ação?
Balanço do Banco do Brasil no 2º trimestre decepcionou o mercado, mas analista aponta o que pode fazer a ação BBAS3 valorizar; veja se é hora de investir
Taesa (TAEE11) vai pagar R$ 1,15 em dividendos e JCP, mas fica fora de carteira recomendada de dividendos em agosto
Analista aponta que valuation “no preço” e riscos estratégicos pesam contra a compra das ações da Taesa (TAEE11) agora
Em meio às incertezas de mercado, as ações brasileiras estão ‘ainda mais atrativas’, segundo analista; veja 10 recomendações para investir a partir de agora
Após mês difícil para a bolsa brasileira, analista aponta que queda das ações pode ser uma oportunidade para o investidor se posicionar em bons ativos, pagando barato
Banco do Brasil (BBAS3), Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4): apenas uma ação de banco vale a pena após o 2T25
Os principais bancos brasileiros divulgaram seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2025 – mas, para analista, apenas uma ação vale a pena o investimento
Ações viraram investimento do ‘povão’? Investidores de alta renda preferem ativos isentos que pagam até IPCA + 8,13% ao ano
Títulos de renda fixa isentos de Imposto de Renda crescem nas carteiras dos investidores de maior poder aquisitivo no Brasil; entenda como se posicionar
MRV (MRVE3): prejuízo de R$ 812 milhões no 2T25 não impede alta de mais de 6% das ações; hora de comprar?
Analistas do BTG Pactual apontam que impairment da divisão norte-americana da companhia impactou os resultados, mas a MRV (MRVE3) teve bom desempenho no Brasil
RBRF11 para escanteio? Outro FII com potencial de valorização de até 14% é incluído em carteira recomendada da Empiricus para agosto
Fundo imobiliário com potencial de valorização de até 14% assume o lugar do RBRF11 na carteira recomendada de FIIs da Empiricus Research em agosto; saiba qual é