🔴 [NO AR] TOUROS E UROS: ENTENDA O EFEITO DO IOF NA CAPTAÇÃO DA PREVIDÊNCIA – ASSISTA AGORA

Laís Campos

Laís Campos

Laís Campos é jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero, com especializações em comunicação de moda e beleza pela University of the Arts London e pela Condé Nast College of Fashion & Design. Já colaborou para veículos como Forbes Brasil, Vogue Brasil e Versatille, e trabalhou com análise de tendências na WGSN.

BEM-ESTAR É A PRIORIDADE

Gen Z: Namoro ou corrida? Para a Geração Z, o date ideal é com a academia, diz estudo

Especialistas discutem sobre a forma do grupo enxergar a prática de atividades físicas não só como um meio de criar relacionamentos, mas uma prioridade no seu estilo de vida

Laís Campos
Laís Campos
16 de dezembro de 2025
8:16 - atualizado às 9:34
A Gen Z usa o meio fitness para conhecer pessoas que compartilham seus interesses
A Gen Z usa o meio fitness para conhecer pessoas que compartilham seus interesses - Imagem: iStock / Jordi Salas

Atualmente, a Geração Z, nascida entre 1997 e 2012, tem de 13 a 28 anos. Certamente, no geral, idades de socialização, sair para se divertir, conhecer novas pessoas, e possivelmente, pares românticos. No entanto, um estudo publicado neste mês pela Strava, plataforma que combina registro de atividades físicas com recursos de análise e rede social, revelou que as prioridades de estilo de vida deste grupo geracional têm se voltado aos treinos. E tanto a vida amorosa, quanto a social, têm que caber neste universo.  

De acordo com o 12º Relatório Anual de Tendências do Ano no Esporte da companhia, 64% da Gez Z disseram que preferem gastar dinheiro com equipamentos do que em um encontro. Além disso, 39% a mais de integrantes desta geração em comparação à Gen X (grupo nascido entre 1965 e 1980) usam o meio fitness para conhecer pessoas que compartilham seus interesses.  

“Em 2025, esta geração nos mostrou como se movimenta, correndo e participando de provas em todas as distâncias. Encontrando também comunidade e conexão em clubes de corrida, e praticando levantamento de peso para ter uma boa aparência e se sentir bem”, afirma a plataforma.   

“Eles também nos disseram quais são suas prioridades e como elas estão mudando — colocando o movimento em primeiro lugar, mesmo durante as férias —, e gastando dinheiro com despesas relacionadas a atividades físicas em vez de encontros”, complementa a Strava em relação aos insights da pesquisa.  

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Locais de treino como espaço de conexão  

“Uma tendência clara entre jovens é que a academia deixou de ser apenas um espaço de treino para se tornar também um ambiente de socialização”, diz Cristina Duclos, CMO Global do Grupo Smart Fit.   

A executiva relata que a Geração Z busca conexões em torno de interesses compartilhados e "vê o fitness como estilo de vida”. Esse movimento, de acordo com ela, contrasta com gerações anteriores, que frequentavam academias de forma mais “individual e pragmática”. 

“A academia se torna ponto de encontro, convivência e expressão. Cada vez mais, vemos jovens usando o treino como forma de criar vínculos, fortalecer a autoestima e integrar saúde, bem-estar e vida social em uma mesma experiência”.  

Um exemplo que se conecta com esta tendência são as coffee partys, que têm pipocado recentemente pelo mundo. No Brasil, a festa itinerante The Coffee Beats, lançada no começo de 2025 é um caso. O evento serve cafés e conta com DJs de música eletrônica, aulas de yoga, bem como treino funcional em parques e praças.  

A Gen Z vê os locais de treino como espaços de conexão
A Gen Z vê os locais de treino como espaços de conexão

Há também iniciativas em São Paulo como o Just a Brunch, do Locale Caffè, e o Street Beats, no Santo Grão. Como a Veja São Paulo descreve, elas são “festas matinais que atraem principalmente o público jovem, que investe em rotinas saudáveis e consome menos bebida alcoólica”. 

A redução de consumo de álcool pela Geração Z, inclusive no Brasil, já havia sido reportada pelo Seu Dinheiro em março deste ano. O grupo tem diminuído o consumo de álcool paulatinamente, representando uma queda de 10% para 8,1% em 2023. Isso de acordo com o Relatório Covitel, que avaliou o comportamento de consumo dos brasileiros pré e pós-pandemia de covid-19.  

Se a ideia é treinar e socializar, modalidades coletivas se destacam 

De acordo com o relatório da Strava, novos clubes no aplicativo quase quadruplicaram em 2025, atingindo um total de 1 milhão. 
 
Os de caminhada cresceram mais rápido (5,8x), seguidos pelos de corrida (3,5x). Já os eventos organizados por clubes aumentaram 1,5x ano após ano, “fornecendo a infraestrutura para transformar comunidades online em encontros no mundo real”, afirma a plataforma. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Na Gen Z, o treino é extensão da vida social. O aumento expressivo em modalidades coletivas reforça essa mudança”, diz Eduardo Netto, diretor técnico da Bodytech Company

Leia Também

Esportes coletivos se destacam entre a Gen Z
Esportes coletivos se destacam entre a Gen Z

Em outro relatório deste ano, o Garmin Connect Data Report, foi reportado aumento global de 67% no número de sessões registradas de esportes de raquete. Além disso, se destacaram as modalidades de trilhas, corrida de pista e HIIT, que é um treinamento intervalado de alta intensidade. 

O principal grupo responsável pela por esse impulsionamento foi o de 18 a 29 anos. “Isso indica que a Gen Z valoriza comunidade, experiências coletivas e pertencimento. Para essa geração, o treino é também interação social — e não apenas performance individual.”  

Com o fitness, conexões reais ao invés de digitais  

 Outro dado curioso do relatório da Strava é que 50% da Gen Z planeja usar a Strava mais em 2026, e visa acessar redes sociais como Instagram e TikTok na mesma quantidade ou menos. 

De acordo com Cristina Duclos, da Smart Fit, a Gen Z busca uma vida mais saudável, tanto física quanto emocionalmente. “Ao mesmo tempo, está cada vez mais interessada em ferramentas que conectem a vida online com resultados reais”, afirma. 

Para ela, o movimento de transformar o treino em comunidade, aliás, mostra que “eles querem menos comparação e mais propósito”. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já Eduardo não observa o dado como um reflexo de um abandono do digital pela Gen Z.  

Na realidade, vê uma migração para aplicativos que “amplificam a vida offline, não que a substituam”.  A interpretação, afirma, é que eles buscam plataformas que conectam o digital à vida real. 

“Enquanto redes sociais tradicionais entregam conteúdo, a Strava entrega experiência física, pertencimento e comunidade, como demonstrado pelo crescimento de clubes”, diz. 

Gastos (ou investimentos) com autocuidado  

Para além da busca pela conexão com o outro, a Gen Z demonstra que o autocuidado é uma prioridade. O relatório não só demonstra que este grupo prefere investir em equipamentos ao invés de encontros, mas também que 30% do grupo planeja aumentar gastos com fitness em 2026. Além disso, têm 63% mais probabilidade que a Gen X de investir em wearables, gadgets de monitoramento eletrônico adaptados ao corpo.

“Da mesma forma que outras gerações investiam para ir para o shopping ou para a balada, esta investe para ir para a academia. — e isso muda tudo”, diz Cristina.  Os dados da Strava, como ela indica, demonstram que a Gen Z quer dados, personalização e autonomia na experiência de treino.  

Para ela, “é um sinal muito claro de que o ecossistema digital do fitness vai continuar crescendo”. “Tecnologias que ajudam a monitorar evolução, ajustar treinos e integrar o dia a dia saudável à rotina são cada vez mais relevantes”, complementa. 

Os anéis inteligentes da Oura são aliados para quem busca monitorar a saúde de perto
Os anéis inteligentes da Oura são aliados para quem busca monitorar a saúde de perto

Dentre eles, exemplos clássicos são os relógios inteligentes Garmin e o Apple Watch, com funções de monitoramento de saúde e métricas de performance e bateria longa. Além disso, há o Oura Ring, que monitora a frequência cardíaca e respiratória, bem como temperatura corporal. 

“Para a Gen Z, fitness é investimento — não despesa — e tecnologia é peça-chave na jornada de autogestão”, confirma Eduardo. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Casal que treina junto, permanece junto?  

Por fim, no que diz respeito especificamente ao aspecto da vida amorosa, o relatório aponta ainda que 46% da Geração Z está aberta a um “primeiro encontro de treino”. 

“Para muitos jovens, conhecer alguém enquanto treinam é mais natural e autêntico. Isso contrasta com gerações anteriores, que separavam mais o momento de treino da vida social. Hoje, a Gen Z valoriza conexões que refletem seus hábitos e prioridades”, descreve Cristina.  

A Geração Z está aberta a um “primeiro encontro de treino”
A Geração Z está aberta a um “primeiro encontro de treino”

Outro dado no estudo que demonstra isso, como mencionado anteriormente, é o de que há 39% mais integrantes da Gen Z do que da Gen X usando o meio fitness para conhecer pessoas com valores e interesses comuns.  

“Eles buscam não apenas um hobby em comum, mas afinidade de estilo de vida: saúde, performance, estética e rotina ativa”, afirma Eduardo.   
 
“O fitness virou critério de compatibilidade — uma forma de avaliar valores, disciplina, estilo de vida e até perspectiva de futuro”, complementa.  

Cristina, por sua vez, compartilha da mesma visão: “Quem treina costuma buscar parceiros que entendam essa rotina e compartilhem jornada, metas e hábitos”, conclui. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
CEP DE GRIFE

Branded Residences: o boom dos imóveis com grifes de luxo, novo porto seguro para investidores no Brasil

24 de setembro de 2025 - 8:16

De Fasano e Faena a Armani e Lamborghini, empreendimentos com marcas internacionais reposicionam o mercado imobiliário de alto padrão no país, atraindo investidores e famílias em busca de liquidez, valorização e um estilo de vida com assinatura

CARROS CLÁSSICOS

Farus, a “Ferrari brasileira”, marcou época e está prestes a voltar a ser vista nas ruas de São Paulo

20 de setembro de 2025 - 7:45

Farus, o icônico modelo conhecido como “Ferrari brasileira”, retornará às ruas de São Paulo com a volta do “homem do carro amarelo”

DESTINO DOS RICAÇOS

Nem na Europa, nem na América do Norte: este é o lugar mais caro para se viver no mundo; confira o ranking

15 de setembro de 2025 - 17:38

O levantamento da Numbeo para o meio de 2025 avaliou critérios como preços de bens de consumo, aluguel, supermercado e restaurantes

LA DOLCE VITA

Por que a Itália virou o país mais cobiçado pelos super-ricos em 2025?

8 de setembro de 2025 - 13:30

Entre facilitações tributárias e estilo de vida digno de filme, a Itália tem atraído os super-ricos que chegarão a 3.600 ainda neste ano, segundo relatório

JOGADA DE SUCESSO

O que tem de tão especial no Honey Deuce, drink “milionário” que virou símbolo do US Open

6 de setembro de 2025 - 8:30

Limão, framboesa, vodca e umas esferas de limão – nada demais para um coquetel que movimentou quase R$ 70 milhões, somente no último US Open; qual é o segredo?

AU-TO PADRÃO

Luxo em quatro patas: o mercado bilionário que torna pets em clientes de spas, resorts e terapias holísticas

1 de setembro de 2025 - 10:31

Em um mercado bilionário movido pelo afeto, tutores buscam experiências de alto padrão que vão de resorts cinco estrelas a terapias holísticas para seus animais. Especialistas analisam os benefícios, riscos e os limites da humanização, em um setor onde o bem-estar animal se tornou um produto de luxo

O MISTÉRIO DAS AÇÕES

Cadê os R$ 90 bilhões que estavam aqui? Herdeiro da Hermès quer saber o paradeiro da fortuna após morte de ex-assessor

29 de julho de 2025 - 12:52

Nicolas Puech, bisneto do fundador da maison francesa, seria o maior acionista individual da Hermès se ainda tivesse os papéis sob custódia

ALTO PADRÃO

Nem Dubai, nem Paris: esta cidade da Ásia é a mais cara, até para os ricaços 

16 de julho de 2025 - 15:08

Estudo da Julius Baer mostra que tensões geopolíticas e incertezas macroeconômicas afetaram o custo — e estilo — de vida dos ultra-ricos

RANKING

Quais são as melhores cidades para se viver no mundo? Spoiler: nenhuma é brasileira

19 de junho de 2025 - 16:20

A pesquisa avaliou 173 cidades com base em 30 indicadores diferentes de qualidade de vida

FORTUNA GLOBAL

Riqueza mundial continua a crescer, mas Brasil ainda lidera ‘pior’ ranking, diz UBS

19 de junho de 2025 - 9:29

16ª edição do Global Wealth Report 2025 traz dados sobre a movimentação da riqueza mundial nos principais mercados

CHARGERS VS. CHIEFS

Venda de ingressos para o NFL São Paulo Game 2025 começa essa semana; saiba como garantir o seu

9 de junho de 2025 - 12:13

Partida entre Los Angeles Chargers e Kansas City Chiefs acontece na Neo Química Arena, estádio do Corinthians, dia 5 de setembro; público geral tem acesso a ingressos a partir desta quinta-feira (12)

VODKA NA BIRKIN

Por que este restaurante de Miami está servindo um drink de R$ 184 mil na bolsa mais cara do mundo

5 de junho de 2025 - 15:22

Por US$ 33 mil, Papi Steak serve um drink de vodka dentro de uma bolsa Birkin; o acompanhamento da bebida é caviar

SEM EXCESSO

Álcool, cigarro e festas luxuosas estão proibidos na China — ao menos para oficiais do governo

23 de maio de 2025 - 15:16

Nova medida endurece diretrizes contra gastos excessivos por agentes do governo chinês; carros, escritórios e até plantas entram em regime de austeridade

O MAPA DA MINA

Onde moram os bilionários? Brasil supera a França e é o 10º país com mais ultra ricos residentes

22 de maio de 2025 - 8:46

A partir de lista da Forbes, site calculou os 40 nações com mais moradores bilionários; numericamente, Brasil aparece à frente de França e Coreia do Sul

SALVE A EMBREAGEM

Contra avanço dos automáticos, carros manuais tornam-se joias sobre rodas

20 de maio de 2025 - 8:16

Eles viraram símbolo de experiência sensorial e conexão com o carro. Conheça quatro cultuados esportivos que te obrigam a trocar de marcha

CAPITAIS DO CAPITAL

Brasil fica fora de lista com as cidades mais ricas de 2025; Nova York lidera, confira

14 de abril de 2025 - 12:16

Nova York lidera ranking de metrópoles com mais habitantes milionários publicado pela Henley & Partners e pela New World Wealth; nenhuma cidade da América Latina ou da África aparece no top 50

ENTRE A BIENAL E A FARIA LIMA

‘Ninguém pendura CDB na parede’: obras de arte ganham força como investimento; como colecionar?

5 de abril de 2025 - 7:31

Obras de arte são cada vez mais visadas como forma de diversificação do portfólio de investimentos; leiloeiro que está há 40 anos no mercado dá as principais dicas para começar a investir

FAMA & FORTUNA

As 10 celebridades bilionárias mais ricas de 2025, segundo a Forbes

2 de abril de 2025 - 14:22

Em 2025, publicação listou 18 famosos que concentram um total de US$ 39 bilhões; aqui, detalhamos os 10 mais ricos

OS DESAFIOS DA GEN Z

Geração Z será a mais rica da história — mas enfrentará custo de vida alto e mercado de trabalho tensionado

24 de março de 2025 - 16:01

A riqueza dos nascidos entre 1997 e 2012 terá um aumento exponencial em pouco tempo, segundo projeções do Bank of America

PASSO A PASSO NOTURNO

Dormir bem virou trend no TikTok — mas será que o sleepmaxxing, a ‘rotina de sono perfeita’, realmente funciona?

20 de março de 2025 - 11:37

Especialistas dizem que a criação de uma rotina noturna pode trazer benefícios para a qualidade de vida, mas é preciso ter cuidado com os exageros

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar