O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Com a mudança, as contas de luz terão adicional de R$ 4,46 a cada 100 kW/h consumidos

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) acionou a bandeira vermelha, patamar 1, para o mês de junho. Com isso, a conta de luz terá uma cobrança adicional de R$ 4,46 a cada 100 kWh (quilowatt-hora) consumidos.
O aumento no custo da energia elétrica foi anunciado na última sexta-feira (30), diante da queda no volume de chuvas, que compromete o nível das represas que alimentam as hidrelétricas do país.
Com menor produção das usinas que utilizam a força das águas, a agência afirmou que o custo de geração sobe, devido à necessidade de acionar fontes de energia mais onerosas, como as usinas termelétricas.
Em comunicado, a Aneel reforçou que o acionamento da bandeira vermelha na conta de luz visa conscientizar o consumidor para o uso responsável da energia elétrica.
“Com as bandeiras, o consumidor ganha um papel mais ativo na definição de sua conta de energia. Ao saber, por exemplo, que a bandeira está vermelha, o consumidor pode adaptar seu consumo para ajudar a reduzir o valor da conta”, diz o comunicado da agência.
Segundo a Aneel, a economia de energia também contribui para a preservação dos recursos naturais e para a sustentabilidade do setor elétrico como um todo.
Leia Também
Criado pela Aneel em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias informa os consumidores sobre os custos da geração de energia elétrica no país.
Esse sistema considera o custo variável da produção energética, influenciado pela disponibilidade hídrica, o desenvolvimento de fontes renováveis e a utilização de termelétricas, que possuem um custo de operação mais elevado.
Para ser transparente e didática, a agência utiliza cores para sinalizar as bandeiras ativas na conta de luz:
A Aneel afirma que o sistema traz um papel mais ativo ao consumidor, que pode reduzir e adaptar sua utilização de energia conforme a cor da bandeira.
Na regra anterior, os reajustes na conta de luz eram realizados anualmente, e o consumidor tinha menos informações sobre as razões para o encarecimento da energia.
*Com informações do Money Times
PROBLEMAS DE PAGAMENTO
DINHEIRO NA CONTA
Crédito ou débito?
VIVER NO EXTERIOR
IR 2026
EM BUSCA DE EFICIÊNCIA
DINHEIRO DE VOLTA
DINHEIRO NA CONTA
BLOQUEIO DE CONTAS
SAINDO DO VERMELHO
VIDA FINANCEIRA
EMPRÉSTIMO CONSIGNADO
BOLSA FAMÍLIA
IR 2026
NOVO DESENROLA BRASIL
IR 2026
CRÉDITO
IR 2026
IR 2026
VEJA LIMITES