🔴 AÇÕES, FIIs, BDRs E CRIPTO – ONDE INVESTIR EM SETEMBRO? CONFIRA AQUI

Dani Alvarenga

Repórter de fundos imobiliários e finanças pessoais no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo pela Universidade de São Paulo (ECA-USP).

DISTORÇÃO DE IMAGEM

Desaprovação ao governo Lula segue em alta: Fraudes no INSS e aumento do IOF pesam na avaliação do presidente, mostra pesquisa Genial/Quaest

Os ruídos na imagem do presidente ocorrem apesar de uma percepção de melhora da economia

Lula com bandeira do Brasil e gráfico ao fundo vermelho
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Shutterstock / Luisa Dörr/TIME / Montagem Brenda Silva

No início desta semana, o presidente Lula afirmou estar “bonitão” e que, se continuar assim, a oposição não retornará à Presidência do país em 2026. Porém, parece que o petista está com uma distorção de imagem. Isso porque a visão da população não é tão agradável quanto a dele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (4) mostrou que a desaprovação da gestão atual teve um leve avanço, passando de 56% em março para 57% em maio. Já a aprovação caiu de 41% para 40%.

A avaliação negativa do governo Lula também aumentou, indo de 41% para 43%, enquanto a percepção positiva apresentou leve queda, de 27% para 26%.

O levantamento divulgado nesta manhã ouviu 2.004 pessoas de 16 anos ou mais entre os dias 29 de maio e 1º de junho. O nível de confiabilidade da pesquisa é de 95%; já a margem de erro é de 2 pontos percentuais.

Uma contradição na imagem

Os ruídos na imagem do presidente ocorrem apesar de uma percepção de melhora da economia. Segundo a Genial/Quaest, a avaliação de que o cenário econômico brasileiro piorou nos últimos 12 meses recuou de 56% para 48%. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Já a percepção de que a economia está do mesmo jeito passou de 26% para 30%, enquanto 18% acreditam que houve uma melhora. Até março, a avaliação positiva era de 16%.

Leia Também

O levantamento também mostra que o índice de pessoas que acreditam que o preço dos alimentos nos mercados piorou caiu de 88% para 79%. O percentual de brasileiros que pensam que está igual passou de 6% para 12%, enquanto a percepção de queda nos preços subiu de 6% para 7%.

Em relação aos preços dos combustíveis, 54% avaliam que os valores subiram, o que representa uma queda em contraste com os 70% de março. Porém, a percepção de que tudo permanece igual aumentou, passando de 16% para 21%.

Também caíram os índices dos que entendem que os valores das contas de água e luz subiram, indo de 65% para 60%, e dos que consideram que a qualidade de vida da família piorou, passando de 39% para 35%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para o cientista político e CEO da Quaest Felipe Nunes, um dos motivos para essa contradição entre a avaliação econômica e a desaprovação de Lula vem do impacto das notícias negativas. 

“A forte repercussão de notícias como o escândalo do INSS diminuiu o efeito positivo da economia e do lançamento dos novos projetos e programas do governo”, afirmou, em publicação na rede social X (antigo Twitter).

  • E MAIS: Alta nas projeções para o IPCA em 2025 abre oportunidades para o investidor buscar retornos reais de 8,36% ao ano; confira recomendações

O peso do IOF e das fraudes do INSS no governo Lula

O levantamento mostra que o aumento do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) realmente segue causando arranhões na imagem do presidente.

Segundo a pesquisa, 50% dos brasileiros acreditam que o governo federal errou ao manter o aumento do IOF para compra em dólar para pessoas físicas e remessas de dinheiro para contas no exterior. Em contrapartida, 28% pensam que foi um acerto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a repercussão negativa do anúncio, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e Lula vêm promovendo conversas para propor alterações na medida. Essa estratégia está sendo avaliada positivamente, com 41% dos entrevistados indicando que o governo acertou ao voltar atrás. Já 36% afirmam que a gestão petista cometeu um erro ao recuar.

Porém, não é apenas o fiscal que incomoda os brasileiros. A Genial/Quaest revelou que a maior parte da população culpa o governo Lula pelas fraudes do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

“A oposição venceu a guerra de narrativas”, afirmou Nunes sobre os desvios no órgão. Vale lembrar que as investigações revelam que as fraudes foram iniciadas ainda em 2019, quando Jair Bolsonaro ocupava o Palácio do Planalto.

Segundo o levantamento, 31% dos brasileiros acreditam que a gestão atual é a principal responsável pelo escândalo. Já 14% acreditam que o maior culpado é o próprio instituto, enquanto 8% avaliam que o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro é o responsável.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A pesquisa também mostra que 52% dos entrevistados acreditam que a prioridade do governo Lula deveria ser devolver o dinheiro desviado, mas que o pagamento deve ser realizado apenas com os recursos que foram bloqueados das entidades investigadas.

Expectativas para o futuro e preocupações do presente

A diferença entre a imagem do governo Lula e a economia também se reflete no futuro. Os brasileiros que acreditam que o cenário econômico vai melhorar nos próximos 12 meses passou de 44% para 45%. 

Já o índice de cidadãos que pensam que vai piorar caiu de 34% para 30%, enquanto os que acham que estará do mesmo jeito passou de 19% para 21%.

Mas, no presente, a maior preocupação não é a economia, mas sim a violência. Segundo a Genial/Quaest, 30% dos entrevistados indicaram o problema como a maior preocupação no Brasil atualmente. Até março, o índice era de 29%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em seguida, aparecem questões sociais, com 22%. A economia ficou em terceiro lugar nas dores de cabeça dos brasileiros, com 19% dos entrevistados indicando preocupação.

Lula em foco: setores, regiões e mais

O presidente está diminuindo a vantagem entre as mulheres — com a desaprovação oscilando de 53% para 54% — e entre os que estudaram até o Ensino Fundamental, com o índice de reprovação passando de 43% para 47%. 

A porcentagem de desaprovação no grupo dos que ganham até dois salários mínimos também aumentou, passando de 45% para 49%. 

Já entre os beneficiários do programa Bolsa Família, a reprovação se manteve em 44% e a aprovação caiu de 54% para 51%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Apesar disso, Lula voltou ter um desempenho melhor no Nordeste em maio, embora tenha se mantido dentro da margem de erro regional de 4 pontos porcentuais. Na região, a desaprovação oscilou de 46% para 44%. Já o índice positivo foi de 52% para 54%.

Na região Sul, o governo do petista também mostrou uma tímida recuperação. A desaprovação parou de subir e oscilou de 64% para 62%, enquanto a aprovação foi de 34% para 37%. Porém, a margem de erro da região é de seis pontos.

Ainda assim, Lula segue impopular nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte. No Sudeste, a desaprovação foi de 60% para 64%, com uma margem de erro de 3 pontos. Já nas demais, passou de 52% para 55%, com margem de oito pontos.

Além disso, a desaprovação (53%) entre católicos ultrapassou pela primeira vez a aprovação (45%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo a Genial/Quaest, os grupos que mais rejeitam o governo Lula são os evangélicos (66%), os que vivem na região Sudeste (64%) e os que ganham acima de cinco salários mínimos (61%). 

Já os que mais aprovam são os que vivem na região Nordeste (54%), os que possuem 60 anos ou mais (52%) e a população preta (51%).

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
LOTERIAS

Mega-Sena 2912 acumula, mas Lotofácil 3482 deixa mais duas pessoas mais próximas do primeiro milhão

10 de setembro de 2025 - 7:04

Assim como aconteceu na segunda-feira, a Lotofácil foi a única loteria a ter vencedores na faixa principal ontem; além da Mega-Sena, a Quina, a Dia de Sorte e a Timemania também acumularam

O FUTURO DO CRÉDITO

Fitch projeta novo cenário de crédito no Brasil com o Pix parcelado; saiba quem ganha e quem perde com isso

9 de setembro de 2025 - 14:37

Agência de classificação de risco prevê que o modelo vai remodelar pagamentos e aumentar a concorrência com os cartões de crédito no Brasil; Banco Central deve liberar nova modalidade ainda em setembro

VEM AÍ O ‘NOVO PRÉ-SAL’?

‘Vamos explorar petróleo na Foz do Amazonas’, diz Lula — presidente tenta esfriar tensões em torno da Margem Equatorial

9 de setembro de 2025 - 11:07

Durante entrevista à Rede Amazônica, o petista falou sobre as atividades na região e também saiu em defesa da ministra do Meio Ambiente

NAUFRAGOU

Criptomoedas, FBI e um cruzeiro ao Polo Norte: como a prisão de um intermediário russo nos EUA gerou dor de cabeça para uma das famílias mais ricas da França

9 de setembro de 2025 - 9:15

A prisão de um intermediário russo de criptomoedas pelo FBI transformou um cruzeiro de luxo ao Polo Norte em uma disputa judicial que respinga na bilionária família Pinault, dona da Gucci e da Saint Laurent

LOTERIAS

Lotofácil 3481 deixa duas pessoas mais próximas do primeiro milhão; Quina acumula e Mega-Sena pode pagar R$ 47 milhões hoje

9 de setembro de 2025 - 7:21

A Lotofácil foi a única loteria a ter vencedores na faixa principal na segunda-feira; Quina, Dupla Sena, Lotomania e Super Sete acumularam

RESISTÊNCIA À TECNOLOGIA

Mesmo com recorde de transações via Pix, por que os brasileiros ainda movimentam mais de R$ 200 bilhões por semestre em cheque

8 de setembro de 2025 - 13:29

Mesmo com queda no uso, cheques seguem relevantes nas transações de maior valor e ainda movimentam valores expressivos

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica tem IPCA no Brasil e decisão de juros do BCE; confira os indicadores que agitam os mercados nesta semana

8 de setembro de 2025 - 7:01

A agenda dos próximos dias conta ainda com a publicação do relatório da Opep e de dados de pedidos de seguro-desemprego nos EUA

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL

ChatGPT vs. DeepSeek: confira o resultado da batalha das IAs pelo prêmio da Lotofácil da Independência

7 de setembro de 2025 - 16:04

Provocamos o ChatGPT e a DeepSeek para obter palpites para o bolão da firma na Lotofácil da Independência. O resultado você confere a seguir.

LOTERIAS

Mega-Sena 2911 e +Milionária 283 acumulam e prêmios ficam ainda mais altos

7 de setembro de 2025 - 10:23

Depois de pagar o prêmio principal três vezes em agosto, a Mega-Sena ainda não saiu em setembro; veja os números do último concurso

LOTERIAS

Com as atenções voltadas para a Lotofácil da Independência, uma aposta fatura sozinha o prêmio milionário da Quina 6820

7 de setembro de 2025 - 9:09

Sem muita gente perceber, o prêmio principal da Quina acaba de sair pela segunda vez em setembro — e uma pessoa está muito feliz com isso

RATEIO

Lotofácil da Independência 2025 tem 54 apostas premiadas e mais de mil de ganhadores, mas apenas 31 ficam milionários

6 de setembro de 2025 - 22:18

Caixa Econômica Federal sorteou neste sábado prêmio de mais de R$ 231 milhões na Lotofácil da Independência, um recorde na modalidade.

NÃO TEM MAIS VOLTA

Veja os números da Lotofácil da Independência 2025; rateio será conhecido em instantes

6 de setembro de 2025 - 20:07

Sorteio da Lotofácil da Independência foi realizado na noite deste sábado em São Paulo

CHEGOU A HORA

Assista ao vivo ao sorteio da Lotofácil da Independência 2025

6 de setembro de 2025 - 19:50

A Caixa Econômica Federal sorteará em instantes o prêmio da Lotofácil da Independência de 2025. Quem jogou, jogou. Quem não jogou não joga mais. As apostas se encerraram às 19h em ponto. O início do sorteio está programado para as 20h deste sábado (6). O prêmio em jogo é estimado em R$ 220 milhões. Assim […]

LOTERIAS

Quina 6819 e outras loterias acumulam; Mega Sena e +Milionária têm a ingrata missão de concorrer com a Lotofácil da Independência hoje

6 de setembro de 2025 - 9:01

Depois de pagar R$ 10 milhões na terça-feira, Quina acumulou ontem, mas prêmio em jogo ainda não faz nem cócegas dos oferecidos pela Mega-Sena, pela Mais Milionária e pela Lotofácil da Independência

ESTÁ CHEGANDO A HORA

Lotofácil da Independência 2025 paga hoje prêmio de R$ 220 milhões — e ainda dá tempo de apostar

6 de setembro de 2025 - 7:21

Como acontece na Mega da Virada, o prêmio da Lotofácil da Independência não acumula; aposta mínima custa R$ 3,50

VIRANDO REALIDADE

Túnel Santos-Guarujá: portuguesa Mota-Engil vence leilão e deve construir primeira travessia submersa do Brasil

5 de setembro de 2025 - 16:48

Projeto deve reduzir para dois minutos trajeto no litoral paulista que hoje pode levar uma hora ou mais

CIBERSEGURANÇA

Após série de ataques hacker, Banco Central reforça a segurança e limita valores de TED e Pix para algumas instituições; entenda o que muda

5 de setembro de 2025 - 12:26

As novas medidas agilizam o processo de identificação de fraudes e aumentam os requisitos para as instituições de pagamentos

DE PARCELA EM PARCELA

Cartão de crédito está com os dias contados? Pix parcelado deve ser lançado neste mês; entenda como vai funcionar

5 de setembro de 2025 - 10:14

O Banco Central ainda colocou no radar o Pix garantido, que permitirá que o pagamento seja utilizado como garantia de empréstimos

15 NÚMEROS, DUAS IAs

Lotofácil da Independência 2025: Desafiamos o ChatGPT e a DeepSeek a proporcionarem palpites para o sorteio de R$ 220 milhões; quem vai ganhar a batalha das IAs?

5 de setembro de 2025 - 10:13

IAs dão palpites e dicas para o concurso especial da Lotofácil da Independência, que será sorteado amanhã pela Caixa

HISTÓRIA

Túnel Santos-Guarujá: um século de projetos e promessas que nunca saíram do papel

5 de setembro de 2025 - 7:15

Com investimento de R$ 6,8 bilhões, túnel Santos-Guarujá promete revolucionar a mobilidade da Baixada Santista, mesmo diante de desafios no leilão

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar