🔴 AÇÕES PARA INVESTIR EM JULHO: CONFIRA CARTEIRA COM 10 RECOMENDAÇÕES – ACESSE GRATUITAMENTE

Guilherme Castro Sousa

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: ata do Copom, Powell no Congresso e BCs em foco; saiba o que esperar nos próximos dias

Com inflação, emprego e PIB no radar, indicadores locais e globais mantêm os mercados em alerta na semana

calendário, agenda, economia
Imagem: iStock

A agenda do mercado financeiro esteve voltada às decisões de política monetária ao redor do mundo na última semana — e o tema não deve sair do radar dos investidores agora. Os bancos centrais do Brasil, Estados Unidos, Reino Unido, China e Japão deram o tom ao anunciar suas taxas de juros, cada um apontando sua bússola para o que vem pela frente.

Agora, os holofotes se voltam para as entrelinhas. Nos próximos dias, investidores tentam entender o que se passa na cabeça das maiores lideranças monetárias do planeta. Além de decifrar os discursos, esses investidores ainda terão que encarar uma bateria de documentos técnicos pesados.

Vem aí uma enxurrada de dados: índices de atividade dos gerentes de compras (PMIs) das principais economias do mundo, IPCA-15, a taxa de desemprego e IGP-M no Brasil, além do Produto Interno Bruto (PIB) nos Estados Unidos e no Reino Unido.

A largada da semana acontece nesta segunda-feira (23), com discursos de dirigentes do Federal Reserve (Fed) nos Estados Unidos e a divulgação dos PMIs na Zona do Euro, Reino Unido e também nos Estados Unidos. No Brasil, o Boletim Focus abre os trabalhos e ajuda a calibrar as expectativas do mercado.

Na terça-feira (24), o mercado precisa de atenção redobrada. A ata do Copom será divulgada e o presidente do Fed, Jerome Powell, presta depoimento na Câmara dos Deputados dos Estados Unidos. 

No mesmo dia, Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE), faz um pronunciamento. A agenda inclui ainda o índice de confiança do consumidor do Conference Board nos EUA e o relatório de confiança do consumidor da FGV no Brasil.

Leia Também

A quarta-feira (25) traz mais peças para o quebra-cabeça econômico. No Brasil, serão divulgados os dados da Receita Tributária Federal, Transações Correntes, Investimento Estrangeiro Direto e Fluxo Cambial Estrangeiro. Enquanto isso, no exterior, Powell volta ao Congresso dos EUA, desta vez para falar ao Senado.

Na quinta-feira (26), os discursos continuam dominando a cena. Bailey volta a falar pela manhã. No mesmo dia, começa a Cúpula de Líderes da União Europeia, enquanto os dados do PIB dos Estados Unidos devem chamar a atenção do mercado. No Brasil, acontecem a reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) e a divulgação do IPCA-15, que traz a prévia da inflação.

A semana termina na sexta-feira (27) com o segundo e último dia da Cúpula da União Europeia. A agenda ainda inclui os dados de confiança do consumidor na Zona do Euro e o PIB do Reino Unido. No Brasil, os analistas encerram a semana de olho em três dados importantes: o IGP-M, a taxa de desemprego e o índice de evolução de emprego do Caged.

Agenda econômica dos próximos dias

A agenda econômica dos mercados financeiros não vai parar por aí. Para você não se perder em meio aos diversos dados que serão divulgados ao longo desta semana, o Seu Dinheiro preparou uma lista dos principais eventos dos próximos dias.

Vale lembrar que todos os horários estão no horário oficial de Brasília. Confira:

Segunda-feira (23):

HoraPaísEvento
04h00Estados UnidosDiscurso de Waller, do Federal Reserve (Fed)
05h00Zona do EuroPMI Composto, Industrial e de Serviços
05h30Reino UnidoPMI Composto, Industrial e de Serviços
08h25BrasilBoletim Focus
10h00Zona do EuroDiscurso de Christine Lagarde, Presidente do Banco Central Europeu (BCE)
10h45Estados UnidosPMI Composto, Industrial e de Serviços
11h00Estados UnidosDiscurso de Michelle W. Bowman, do Federal Reserve (Fed)
14h10Estados UnidosDiscurso de Austan Goolsbee, do Federal Reserve (Fed)
15h30Estados UnidosDiscurso de Adriana Kugler, do Federal Reserve (Fed)
15h30Estados UnidosDiscurso de John C. Williams, do Federal Reserve (Fed)

Terça-feira (24):

HoraPaísEvento
02h00JapãoÍndice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês)
06h30Reino UnidoDiscurso de Megan Greene, do Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês)
08h00BrasilAta do Copom
08h00BrasilConfiança do Consumidor FGV
10h35Reino UnidoDiscurso de David Ramsden, do Banco da Inglaterra (BoE)
11h00Reino UnidoDiscurso de Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE)
11h00Estados UnidosConfiança do Consumidor Conference Board (CB) de junho
11h00Estados UnidosDepoimento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no Congresso dos EUA
12h50Reino UnidoDiscurso de Sarah Breeden, do Banco da Inglaterra (BoE)
13h30Estados UnidosDiscurso de John C. Williams, do Federal Reserve (Fed)
17h00Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, do Federal Reserve (Fed)
20h50JapãoAta do Banco do Japão (BoJ)

Quarta-feira (25):

HoraPaísEvento
05h45Reino UnidoDiscurso de Clare Lombardelli, do Banco da Inglaterra (BoE)
06h00Reino UnidoDiscurso de Huw Pill, do Banco da Inglaterra (BoE)
09h30Reino UnidoDiscurso de Clare Lombardelli, do Banco da Inglaterra (BoE)
11h00Estados UnidosDepoimento de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), no Congresso dos EUA
11h30BrasilReceita Tributária Federal
13h30BrasilTransações Correntes
13h30BrasilInvestimento Estrangeiro Direto
14h30BrasilFluxo Cambial Estrangeiro

Quinta-feira (26):

HoraPaísEvento
05h30Reino UnidoDiscurso de Sarah Breeden, do Banco da Inglaterra (BoE)
06h45Reino UnidoDiscurso de Megan Greene, do Banco da Inglaterra (BoE)
07h00Zona do EuroCúpula de líderes da União Europeia
08h00Reino UnidoDiscurso de Andrew Bailey, presidente do Banco da Inglaterra (BoE)
09h00Estados UnidosDiscurso de Thomas Barkin, do Federal Reserve (Fed)
09h00BrasilReunião do Conselho Monetário Nacional (CMN)
09h00BrasilIPCA -15
09h30Estados UnidosPedidos por Seguro-Desemprego
09h30Estados UnidosÍndice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) trimestral
09h30Estados UnidosProduto Interno Bruto (PIB)
09h45Estados UnidosDiscurso de Thomas Barkin, do Federal Reserve (Fed)
11h30Reino UnidoDiscurso de Clare Lombardelli, do Banco da Inglaterra (BoE)
14h15Estados UnidosDiscurso de Michael S. Barr, do Federal Reserve (Fed)
20h30JapãoÍndice de Preços ao Consumidor (CPI, na sigla em inglês) de junho
20h30JapãoTaxa de Desemprego
20h50JapãoVendas no Varejo de maio

Sexta-feira (27):

HoraPaísEvento
03h00Reino UnidoProduto Interno Bruto (PIB)
06h00Zona do EuroConfiança do Consumidor de junho
07h00Zona do EuroCúpula de líderes da União Europeia
08h00BrasilIGP-M
08h30Estados UnidosDiscurso de John C. Williams, do Federal Reserve (Fed)
09h00BrasilTaxa de Desemprego
09h30Estados UnidosÍndice de preços para gastos pessoais (PCE, na sigla em inglês) de maio
10h15Estados UnidosDiscurso de Lisa D. Cook, do Federal Reserve (Fed)
14h30BrasilÍndice de Evolução de Emprego do Caged

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
GUERRA COMERCIAL

O Brasil pode escapar dos impactos das tarifas de Trump: economista-chefe da ARX revela estratégias — e diz por que a retaliação não é uma delas

10 de julho de 2025 - 16:06

Segundo Gabriel Barros, Lula teria uma série de opções estratégicas para mitigar os efeitos negativos dessa medida sobre a economia; confira a visão do especialista

DISPUTA INTERNACIONAL, CRISE INTERNA

Tarifa de Trump sobre produtos do Brasil acirra guerra política: PT mira Eduardo Bolsonaro, e oposição culpa Lula e STF

10 de julho de 2025 - 13:48

Sobretaxa de 50% vira munição em Brasília; governo estuda retaliação e Eduardo, nos EUA, celebra medida como resposta ao ‘autoritarismo do STF’

O QUE ESPERAR AGORA?

Trump cortou as asinhas do Brasil? Os efeitos escondidos da tarifa de 50% chegam até as eleições de 2026

10 de julho de 2025 - 13:41

A taxação dos EUA não mexe apenas com o volume de exportações brasileiras, mas com o cenário macroeconômico e político do país

E AGORA, GALÍPOLO?

Dólar disparou, alerta de inflação acendeu: tarifa de Trump é cavalo de troia que Copom terá que enfrentar

10 de julho de 2025 - 13:07

Depois de meses de desvalorização frente ao real, o dólar voltou a subir diante dos novos riscos comerciais para o Brasil e tende a pressionar os preços novamente, revertendo o alívio anterior

BC PRESSIONADO

Meta de inflação de 3% é plausível para o Brasil? Veja o que dizem economistas sobre os preços que não cedem no país

10 de julho de 2025 - 9:39

Com juros nas alturas e IPCA a 5,35%, o Banco Central se prepara para mais uma explicação oficial, sem a meta de 3% no horizonte próximo

LOTERIAS

Lotofácil, Quina e Dupla Sena dividem os holofotes com 8 novos milionários (e um quase)

10 de julho de 2025 - 7:01

Enquanto isso, começa a valer hoje o reajuste dos preços para as apostas na Lotofácil, na Quina, na Mega-Sena e em outras loterias da Caixa

PEGOU MAL PRA QUEM?

De Lula aos representantes das indústrias: as reações à tarifa de 50% de Trump sobre o Brasil

9 de julho de 2025 - 20:15

O presidente brasileiro promete acionar a lei de reciprocidade brasileira para responder à taxa extra dos EUA, que deve entrar em vigor em 1 de agosto

NÃO ESCAPAMOS

Tarifa de 50% de Trump contra o Brasil vem aí, derruba a bolsa, faz juros dispararem e provoca reação do governo Lula

9 de julho de 2025 - 17:18

O Ibovespa futuro passou a cair mais de 2,5%, enquanto o dólar para agosto renovou máxima a R$ 5,603, subindo mais de 2%

FÁCIL FALAR, DIFÍCIL CONTROLAR A INFLAÇÃO

Não adianta criticar os juros e pedir para BC ignorar a meta, diz Galípolo: “inflação ainda incomoda bastante”

9 de julho de 2025 - 15:14

O presidente do Banco Central participou de uma audiência pública na Câmara dos Deputados e ressaltou que a inflação na meta é objetivo indiscutível

LOTERIAS

Lotofácil deixa duas pessoas mais próximas do primeiro milhão; Mega-Sena e Quina acumulam

9 de julho de 2025 - 6:36

Como hoje só é feriado no Estado de São Paulo, a Lotofácil, a Quina e outras loterias da Caixa terão novos sorteios hoje

NO LIMITE DA POTÊNCIA

Horário de verão pode voltar para evitar apagão; ONS explica o que deve acontecer agora

8 de julho de 2025 - 19:01

Déficit estrutural se aprofunda e governo pode decidir em agosto sobre retorno da medida extinta em 2019

“A META É TRÊS”

Galípolo diz que dorme tranquilo com Selic em 15% e que o importante é perseguir a meta da inflação

8 de julho de 2025 - 16:59

Com os maiores juros desde 2026, Galípolo dispensa faixa e flores: “dificilmente vamos ganhar o torneio de Miss Simpatia no ano de 2025”

BALANÇO DA INDÚSTRIA

Investidores sacam R$ 38 bilhões de fundos no ano, e perdem a oportunidade de uma rentabilidade de até 35,8% em uma classe

8 de julho de 2025 - 12:57

Dados da Anbima mostram que a sangria dos multimercados continua, mas pelo menos a rentabilidade foi recuperada, superando o CDI com folga

HORA DE COMPRAR?

Cury (CURY3): ações sobem na bolsa depois da prévia operacional do segundo trimestre; bancos dizem o que fazer com os papéis

8 de julho de 2025 - 12:33

Na visão do Itaú BBA, os resultados vieram neutros com algumas linhas do balanço vindo abaixo das expectativas. O BTG Pactual também não viu nada de muito extraordinário

TOUROS E URSOS #229

Bolsa, dólar ou juros?  A estratégia para vencer o CDI com os juros a 15% ao ano

8 de julho de 2025 - 11:00

No Touros e Ursos desta semana, Paula Moreno, sócia e co-CIO da Armor Capital, fala sobre a estratégia da casa para ter um retorno maior do que o do benchmark

LOTERIAS

Lotofácil inicia a semana com um novo milionário; Quina acumula e Mega-Sena corre hoje valendo uma fortuna

8 de julho de 2025 - 6:03

O ganhador ou a ganhadora do concurso 3436 da Lotofácil efetuou sua aposta em uma casa lotérica nos arredores de São Luís do Maranhão

EIXO ESTRATÉGICO

Cruzar do Atlântico ao Pacífico de trem? Brasil e China dão primeiro passo para criar a ferrovia bioceânica; entenda o projeto

7 de julho de 2025 - 17:22

O projeto pretende unir as ferrovias de Integração Oeste-Leste (Fiol) e Centro-Oeste (Fico) e a Ferrovia Norte-Sul (FNS) ao recém-inaugurado porto de Chancay, no Peru.

MODO ECONOMIA

Primeira classe só para Haddad: Fazenda suspende gastos em 2025; confira a lista de cortes da pasta

7 de julho de 2025 - 17:02

A medida acontece em meio à dificuldade do governo de fechar as contas públicas dentro da meta fiscal estabelecida para o ano

PARA SE ORGANIZAR

Bolsa, bancos, Correios e INSS: o que abre e fecha no feriado de 9 de julho em São Paulo

7 de julho de 2025 - 16:03

A pausa pela Revolução Constitucionalista de 1932 não é geral; saiba como funciona a Faria Lima, os bancos e mais

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: IPCA, ata do Fed e as tarifas de Trump; confira o que deve mexer com os mercados nos próximos dias

7 de julho de 2025 - 6:45

Semana marcada pelo fim do prazo para as tarifas dos EUA em 9 de julho, divulgação das atas do Fed e do BoE, feriado em São Paulo e uma série de indicadores-chave para orientar os mercados no Brasil e no mundo

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar