‘Não vejo diferença’: gestor tira peso da disputa entre Trump e Kamala e crava dois fatores que podem determinar os rumos dos investimentos nos EUA
Embora segmentos específicos possam ter preferência, João Piccioni, da Empiricus Gestão, vê ‘momento favorável’ para a economia americana em qualquer cenário

Nada de portfólio desenhado para cada um dos cenários. Para João Piccioni, CIO (Chief Investment Officer) da Empiricus Gestão, o resultado das eleições presidenciais americanas não será um fator determinante para a performance dos ativos globais.
“Não vejo muitas diferenças entre os cenários em que Donald Trump ou Kamala Harris vençam as eleições. O desempenho do mercado, na minha visão, está muito mais ligado ao crescimento econômico e à política monetária americana”, sintetizou o gestor.
Isso não quer dizer que uma vitória republicana ou democrata seja insignificante para o investidor. Na ótica de Piccioni, alguns segmentos da economia podem se beneficiar mais ou menos de cada governo, mas, de maneira geral, o cenário é de otimismo para o mercado americano como um todo.
“Estamos dentro de uma década favorável para a inovação. A busca por novas fronteiras, especialmente em tecnologia, está ganhando cada vez mais tração. Teremos suporte monetário do Fed, com redução das taxas de juros. E qualquer um dos governos devem estimular a economia – cada um à sua maneira”, resume.
João Piccioni será um dos participantes do fórum Eleições Americanas: o futuro em jogo e debaterá as perspectivas para o dólar, as ações americanas e outros ativos internacionais.
O evento, promovido pelo Market Makers e pelo Seu Dinheiro, ocorre entre os dias 15 e 17 de outubro de maneira online e os ingressos são gratuitos. Para participar, basta fazer sua pré-inscrição neste link.
Para antecipar as ideias que serão trazidas no fórum, conversamos com Piccioni sobre quais são os setores e ativos que podem se beneficiar em cada governo hipotético.
Tecnologia ou petróleo: quem sai ganhando em cada cenário
Na opinião de Piccioni, os dois possíveis governos tendem a estimular a economia americana: os democratas por meio do aumento de gastos e distribuição de dinheiro; os republicanos pelo corte nos impostos.
Enquanto uma vitória democrata, portanto, representaria um pouco a manutenção do status quo na economia, uma redução de tributos com Trump poderia estimular brutalmente a atividade.
“Mesmo que implique na deterioração das expectativas fiscais, Trump pode beneficiar empresas relacionadas ao ciclo doméstico, que geralmente pagam alta tributação... deve impulsionar a indústria de óleo e gás, derrubando preços e enfraquecendo o dólar, já que os EUA são exportadores hoje”, analisa.
Outro estímulo previsto por Piccioni para o governo Trump é a flexibilização de regras do setor financeiro, o que poderia beneficiar bancos regionais americanos, grandes propulsores da economia local.
No caso dos democratas, a tendência é a de que se mantenham as diretrizes vigentes, sem estímulos para o segmento de óleo e gás e com uma grande avenida para as empresas de tecnologia.
“Apesar de algumas diferenças, ambos adotam uma filosofia de ‘America First’, internalizando investimentos e priorizando a corrida pelos semicondutores.
Trump ou Kamala: quem fortalece o dólar?
Embora a postura democrata possa trazer uma inflação um pouco maior, Piccioni discorda que isso possa vir a enfraquecer a moeda americana.
“De maneira geral, os democratas emitem muitos dólares, mas diluem esta inflação globalmente e dão poder de compra para os americanos. Mesmo com os juros altos, eles tendem a manter o dólar forte”.
No caso de Trump, a expectativa do gestor é distinta. “Os republicanos aceitam desvalorizar o dólar, tomando um pouco mais de risco para melhorar a competitividade”. O próprio estímulo à redução dos custos do setor de óleo e gás é exemplo disso.
‘Me parece que Trump é melhor para o Brasil’: como republicano pode estimular o fluxo de capital para mercados emergentes
Essa possível desvalorização do dólar seria benéfica para os países emergentes, entre eles o Brasil, na visão de Piccioni.
Além da questão cambial em si, o gestor vê Trump como um presidente que estimula o investidor a tomar risco. Além disso, a mudança do status quo propício para tecnologia pode evitar que as gigantes da Nasdaq sigam “sugando” o capital dos mercados globais.
“Me parece que Trump é melhor para os mercados emergentes. Não os rivais dos EUA, como a China, mas países como o Brasil”.
Internamente, empresas brasileiras também podem ganhar mais ou menos com cada governo. Exportadoras, como Weg e Embraer, se beneficiariam de um dólar mais forte com os democratas. Já companhias expostas ao mercado americano, como a Gerdau, ganhariam com Trump.
Tudo isso, claro, desconsiderando os riscos fiscais e monetários internos do Brasil.
E o Bitcoin? Trump é entusiasta, mas Kamala deve ceder
Uma classe de ativos que a cada ciclo eleitoral ganha mais relevância são as criptomoedas. E ao que tudo indica, uma vitória de Trump deve não só impulsionar o Bitcoin, como alçar os Estados Unidos à posição de protagonista no mercado de ativos digitais.
“Trump vai estimular as criptomoedas, fala inclusive em ter partes das reservas americanas em Bitcoin. Os democratas são mais duros, mas a Kamala sabe que não pode atacar uma classe de ativos vinculada ao eleitorado mais jovem, no qual tem vantagem”, resume Piccioni.
Além disso, ele comenta um possível efeito colateral da vitória de Trump que pode beneficiar o Bitcoin.
“Trump é visto como uma figura que traz maior risco geopolítico, o que pode estimular os investidores a migrarem para ativos alternativos”.
Quem é João Piccioni?
João Luiz Piccioni Junior é gestor de fundos e analista de investimentos. Engenheiro e administrador de empresas de formação, possui MBA e mestrado na área de finanças.
Com mais de 15 anos de experiência no mercado financeiro, está desde 2017 no grupo Empiricus, onde atuou como analista especializado em mercados internacionals e posteriormente head de análise.
Atualmente, é o CIO da Empiricus Gestão, asset pertencente ao BTG Pactual e responsável por fundos de investimento das mais diversas categorias, bem como produtos de previdência e ETFs.
QUERO SABER MAIS SOBRE A EMPIRICUS GESTÃO
Retire seu ingresso para o evento ‘Eleições Americanas – o futuro em jogo’
Como já explicamos, Piccioni é um dos convidados para o evento Eleições americanas – o futuro em jogo. Promovido pelo Market Makers, um dos principais hubs de conteúdo financeiro do país, e pelo portal Seu Dinheiro, o evento online e gratuito conta com apoio da Empiricus Gestão.
O evento contará com três painéis entre os dias 15 e 17 de outubro e, além das perspectivas para o dólar e ativos americanos, falará de geopolítica e dos impactos do pleito no Brasil. Confira os convidados já confirmados:
- Marcos Troyjo (diplomata e ex-presidente do BRICS)
- Roberto Dumas Damas (mestre em Economia e consultor de cenários econômicos)
- Andrew Reider (CIO da WHG e especialista em ações globais)
- João Luiz Piccioni Junior (CIO da Empiricus Gestão)
- Lucas Josa (Especialista em criptoativos da Mynt)
Para receber o acesso ao evento em seu e-mail, basta clicar no link abaixo e seguir as instruções
[GRATUITO] QUERO RETIRAR MEU INGRESSO
Ação ‘esquecida’ no rali do varejo em maio que pode ser uma das surpresas da bolsa em junho, segundo analistas
Aproveitando o possível fim do ciclo de alta da Selic, especialistas recomendam varejista para capturar sensibilidade a juros
Dividendos no radar: ação agrícola foi ‘às compras’ enquanto empresas do agro sofriam e analista destaca o potencial de proventos
Esta ação está mais barata do que outros players do agronegócio e pode gerar bons dividendos no longo prazo, defende analista
Bolsa em alta, confiança em baixa: gestores ficam cautelosos mesmo com Ibovespa subindo — veja onde eles estão apostando agora
Relatório recente do BTG mostra que gestores estão mais cautelosos mesmo com a alta da bolsa; entenda o motivo e saiba como se posicionar agora
Enquanto a Petrobras (PETR4) pode ‘pagar a conta’ do pacote alternativo ao IOF, outra petroleira torna-se a preferência no setor para o BTG Pactual
Pacote alternativo ao aumento de IOF proposto pelo governo pode resultar em aumento de custos para as petroleiras, e a Petrobras (PETR4) deve ser a mais afetada
Bruno Henriques, responsável pelo time de research do BTG Pactual, é um dos convidados do ‘Onde Investir no 2º Semestre’; veja como participar
Bruno Henriques é um dos convidados do “Onde Investir no 2º Semestre”, evento organizado pelo Seu Dinheiro que acontece entre 1º e 4 de julho
O que esperar das criptomoedas até o final de 2025? Guilherme Prado, diretor de operações da Bitget no Brasil, diz como se posicionar no ‘Onde investir no 2º semestre’
Especialista em criptomoedas, Guilherme Prado vai compartilhar as oportunidades e desafios deste mercado na segunda metade do ano em evento online e gratuito
‘Recalculando a rota’? Selic pode parar de subir a partir de 18 de junho; veja onde investir após a Super Quarta
Especial do Giro do Mercado, produzido pelo Money Times (portal de notícias parceiro do Seu Dinheiro), traz debate sobre o que esperar da economia após possível mudança nos juros
Onde investir em junho? Uma varejista barata, a ação da ‘Alphabet chinesa’ e um FII com desconto de 17% são os favoritos do mês
Programa mensal do Seu Dinheiro reuniu especialistas do mercado para compartilhar as principais posições para buscar lucros em junho; confira
‘Bitcoin é ainda um adolescente de 15 anos: cheio de potencial, mas sem certezas sobre seu lugar no mundo’, avalia CEO da Empiricus
O Bitcoin rompeu sua máxima histórica em 2025 e mostrou resiliência, mas ainda não é hora de apostar nele como um ativo antifrágil, segundo Felipe Miranda; veja o motivo
MXRF11 quer captar R$ 1 bilhão com nova emissão de cotas, mas não está entre os fundos imobiliários mais promissores agora, segundo analista
Para Caio Araujo, analista de fundos imobiliários da Empiricus, há outros FIIs mais promissores e em uma boa janela de entrada para investir agora; conheça as indicações
Focus volta a subir a projeção para o IPCA e inflação acima da meta deixa espaço para buscar retornos reais de 8,36% ao ano
Como o IPCA segue pressionado, as projeções do Focus para a inflação voltaram a subir – veja como proteger sua carteira poder buscar até 8,36% ao ano, livre de IR
Onde Investir no 2º Semestre: veja como sua marca pode participar do evento organizado pelo Seu Dinheiro com grandes nomes do mercado financeiro
O evento online e gratuito organizado pelo Seu Dinheiro acontece a partir de 1º de julho; saiba como sua marca pode participar com protagonismo
Ações da Cosan (CSAN3) estão ‘convidativas’ e podem subir até 62% em breve, segundo Felipe Miranda, da Empiricus
Caso gatilhos estratégicos se concretizem, situação da holding será ‘bem diferente da atual’ nos próximos 12 ou 18 meses, defende estrategista
‘Atrasados’ do Imposto de Renda 2025 podem sair ganhando? Veja por que entregar a a declaração no fim do prazo pode ser benéfico
As restituições do Imposto de Renda são corrigidas com base na Selic; veja como aproveitar isso para “engordar” sua restituição em 2025
Onde investir no 2º semestre? Evento gratuito reúne as melhores recomendações de ações, FIIs, BDRs, criptomoedas e renda fixa
Evento produzido pelo Seu Dinheiro entrevistará especialistas do mercado para compartilhar os principais insights para a segunda metade do ano
Veja 4 motivos para estar comprado em ações brasileiras em 2025, segundo Felipe Miranda, da Empiricus
O CEO e estrategista-chefe da Empiricus defende que o rali recente do Ibovespa pode ser “apenas o prenúncio” de um ciclo positivo mais longevo; saiba o porquê
A ‘farra’ da renda fixa isenta voltou? Além das LCAs e LCIs após as novas regras do CMN, analista destaca outros 3 títulos livres de IR
Analista recomenda uma LCA prefixada para investir agora e outros títulos isentos que podem gerar lucros reais de até 8,36% ao ano
‘Pós-temporada’ do 1T25 tem resultados de Raízen (RAIZ4), Jalles Machado (JALL3), São Martinho (SMTO3) e outras 3 empresas: veja as projeções do BTG
Mesmo com o fim da temporada de resultados do 1T25 ainda tem empresa que vai divulgar seus números do trimestre – veja o que esperar no Guia do BTG
Oportunidade no radar: analista recomenda duas ações para poder ‘surfar’ o fim da alta da Selic
Aproveitando o possível fim do ciclo de alta da Selic, Larissa Quaresma recomenda duas empresas bem posicionadas para capturar este momento; veja quais
Estes fundos imobiliários estão com ‘descontos’ de até 20% – e podem pagar dividendos de até 14% ao ano, diz analista
Após queda acumulada de quase 6% em 2024, fundos imobiliários recuperam perdas em 2025, e boas oportunidades estão despontando no setor; confira
Hora de trocar o Tesouro IPCA+? Após brasileiros receberem R$ 155 bilhões de título público, analista indica 3 ativos isentos acima da inflação
Analista recomenda títulos de crédito privado com retornos de até IPCA + 8,36% ao ano com isenção de IR para dar ‘pitada’ de risco na carteira
Contagem regressiva para o fim do IR 2025: como prestar as contas com o Leão sem ‘dor de cabeça’?
Com menos de 15 dias para o fim do prazo, Seu Dinheiro oferece um material gratuito que ensina como preencher a declaração com segurança