Diversificação, equilíbrio e baixa correlação: os 3 pilares de um portfólio vencedor
Cássio Bambirra, da One Investimentos, explica pré-requisitos para montar uma carteira e revela estratégia para o mês de junho

Montar um portfólio não é uma tarefa fácil. Afinal, não basta apenas selecionar ativos de qualidade, o que já não é simples, mas saber como dispor os ativos, para trazer um equilíbrio ideal ao perfil e aos objetivos de cada investidor.
Na visão de Cássio Bambirra, sócio e Head da Mesa de Operações da One Investimentos, escritório afiliado ao BTG Pactual, é preciso ter em mente 3 práticas fundamentais antes de montar uma carteira de investimentos.
Em participação especial na edição de junho do programa Onde Investir, do portal Seu Dinheiro, Bambirra destrinchou essas três práticas e revelou sua estratégia de alocação ideal para este momento do mercado. Confira:
3 fundamentos que você precisa saber antes de montar uma carteira de investimentos
- Definição de Pesos
Para manter sua carteira de investimentos segura e diversificada, o primeiro passo é decidir o peso ideal de cada tipo de investimento.
Bambirra indica manter até 5% do seu dinheiro em um único tipo de investimento, dividindo o risco do produto pelo risco da alocação.
Exemplo: se você quer se beneficiar de ativos atrelados à inflação, escolha suas opções de títulos públicos e/ou isentos até 5% cada um.
Dessa forma, se o mercado mudar, você diminui as chances de perder dinheiro, já que seu investimento estará distribuído em várias áreas. Ao mesmo tempo, você aumenta sua chance de lucrar com mais de um cenário.
- Gestão de Risco
Quando vemos o valor de um investimento caindo muito, ficamos relutantes em vendê-lo.
Porém, é importante perceber que quanto mais o investimento cai, mais difícil é para ele se recuperar.
Portanto, Bambirra ressalta: “quando um investimento cai significativamente, como 5%, 10%, ou até 15%, é hora de repensar a estratégia de investimento e estar alerta para possíveis mudanças no portfólio”.
Além disso, é preciso equilibrar ativos mais ou menos arriscados, conforme o dinheiro que pode ser arriscado e o perfil do investidor.
- Descorrelação de ativos
Não é por acaso que essa é uma das estratégias usadas por grandes gestores do mercado financeiro, como o americano Ray Dalio. Bambirra explica:
Imagine que você tem dois investimentos que normalmente sobem e descem juntos. Se você adicionar um terceiro investimento que não segue o mesmo padrão (está descorrelacionado), ele ajuda a reduzir o risco da sua carteira.
Por exemplo, se você tem uma empresa que lucra quando o dólar sobe e outra que lucra quando o dólar cai, elas são ativos que não têm uma relação direta entre si. Ao investir em ambos, você consegue:
- maximizar o potencial de lucro de sua carteira
- e diluir o risco de perdas do investimento
Essa é uma estratégia interessante. Afinal, diferentes ativos se comportam de maneira diferente em cada situação.
Onde investir em junho? Veja onde sócio da One Investimentos está alocado para este mês
Como já se tornou tradicional, o programa Onde Investir traz a análise de diversos analistas especializados a respeito das melhores oportunidades de investimento para o mês vigente.
Em junho, o cenário é de incertezas, com o risco fiscal brasileiro, os juros ainda altos nos EUA e a má performance da bolsa no ano.
Na visão do sócio da One, o portfólio deve estar preparado para navegar entre as diferentes conjunturas econômicas. Abaixo, segue um resumo das sugestões dadas por Bambirra no programa:
Renda Fixa: aposte em títulos públicos IPCA + ou títulos isentos
“Posicionar em títulos públicos IPCA + (NTNBS) ou títulos isentos tem sido uma estratégia adotada na One Investimentos, pois vemos um ganho expressivo em relação ao CDI a longo prazo”, explica Cássio Bambirra.
No cenário atual, o sócio da One Investimentos sugere sobretudo se posicionar com ativos inflacionários, isto é, aqueles que remuneram o investidor de acordo com a variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), o principal índice de inflação no Brasil.
A NTN-B, que hoje paga uma taxa real acima de 6%, é o principal destaque.
- No intervalo de 3 anos, o IPCA + 6% nunca perdeu para o CDI desde o ano 2000.
Renda variável: Bolsa de Valores é oportunidade
O Ibovespa encerrou maio no patamar mais baixo do ano, com perda de 3%, aos 122.098,09 pontos.
Apesar de seu desempenho negativo, não se engane. Investir na bolsa brasileira ainda é uma oportunidade que pode render frutos a longo prazo.
Claro que é preciso analisar cuidadosamente em quais ações apostar e se atentar aos setores mais sensíveis a juros, enfatiza Bambirra.
No entanto, “a bolsa está muito barata”, defende o Head de Operações. E ele não é o único a pensar assim.
Segundo estudo feito no início do ano pelo banco americano Bank of America, o Ibovespa é negociado atualmente com desconto de 10% em relação à sua média histórica.
Fundos de investimento: ainda vale a pena investir?
Por dois anos consecutivos, a indústria de fundos apresentou mais resgates do que aportes no acumulado do ano, segundo dados da Anbima.
Em meio à desancoragem fiscal no Brasil, o setor enfrenta dificuldades. “O investidor pessoa física está saindo dos fundos multimercados para investir nas LCIs e LCAs”, explica Bambirra.
- Tanto em 2022 quanto em 2023, os multimercados apresentaram o pior resultado da série histórica e acumularam saídas líquidas de R$ 134,3 bilhões.
Ainda assim, a estratégia de multimercado continua presente na curadoria da One Investimentos. Contudo, Cássio Bambirra aposta somente em fundos que apresentem histórico de retorno elevado, bem como um tamanho relevante.
“Nas condições de mercado atual, o tamanho do fundo literalmente importa”.
Criptomoedas: não dá pra ignorar
“Não podemos ignorar o mercado de criptoativos”.
O Bitcoin (BTC) ultrapassou US$ 70 mil e já apresenta mais de 60% de retorno em 2024. Ele também foi o investimento mais rentável de maio, com alta de 14,37%.
Mas para além de entregar ganhos formidáveis com o passar dos anos, o mercado das criptomoedas também vem passando por uma crescente regulamentação.
Por exemplo, a SEC (CVM americana) aprovou ETFs de Bitcoin nos EUA em janeiro, e ETFs de Ethereum no mês passado.
Tal medida é vista como positiva pelos investidores de ativos digitais, devido ao potencial de atrair novos investidores e fomentar o mercado cripto.
É por isso que os criptoativos não devem ficar de fora do seu portfólio, na opinião de Bambirra.
Mas você não precisa apostar muito dinheiro nisso. Na verdade, o Head recomenda investir apenas pequena parcela em criptomoedas, de acordo com seu patrimônio e apetite para risco.
Conheça 20 ideias de investimentos para diversificar seu portfólio
Todo mês, os analistas da Empiricus Research, casa de análise que também faz parte do grupo BTG Pactual, indicam suas principais recomendações de ações, fundos imobiliários, BDRs e ativos digitais para investir agora. E você pode ter acesso a todas elas de forma gratuita.
Basta clicar no botão abaixo, informar o seu contato e todas as carteiras recomendadas estarão disponíveis no seu celular em poucos minutos, sem precisar pagar nada:
GRATUITO: VEJA AS RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM JUNHO
Você também pode conferir as indicações de cada analista, bem como a entrevista completa de Cássio Bambirra para o programa Onde Investir em Junho a seguir, na íntegra:
Onde investir em maio? Ações que ‘surfam’ o fim da alta da Selic e um papel americano que ‘foge’ do caos de Trump estão entre os favoritos
O programa “Onde Investir em Maio”, do Seu Dinheiro, reuniu as principais oportunidades para buscar lucros com ações, dividendos, FIIs e ativos internacionais neste mês
Ações de energia e saneamento básico dispararam mais de 30% em 2025: hora de realizar lucros ou comprar mais? Confira a análise do BTG Pactual
Analistas do BTG Pactual apontam o que está em jogo para o setor e qual a estratégia para investir em ações de serviços básicos
Vem aí mais uma alta da Selic nesta quarta-feira (7)? Saiba como posicionar seus investimentos após a ‘Super Quarta’
Conteúdo gratuito produzido pelo Money Times, portal parceiro do Seu Dinheiro, dá orientações do que fazer a partir das decisões de juros no Brasil e nos EUA
Petrobras (PETR4) tem esperança? Prévia operacional ‘sem surpresas’ derrubou as ações e o BTG diz o que esperar do balanço do 1T25
A gigante da bolsa deve divulgar os resultados do 1º trimestre de 2025 no dia 12 de maio; saiba se é hora de comprar, vender ou ficar neutro em PETR4
Imposto de Renda 2025: prazo chega à metade e 31 milhões ainda não declararam; veja como receber um guia para te ajudar
O prazo para declarar vai até 30 de maio; mais de 31 milhões ainda não acertaram as contas com o Leão
Imposto de Renda 2025: falta apenas 1 mês para o fim do prazo da declaração; veja como acertar as contas com o Leão
Guia gratuito do Seu Dinheiro mostra o passo a passo para preencher a declaração de forma prática
O que fazer com as ações da Vale (VALE3) depois do resultado do 1T25? Analista dá o veredito
O resultado da Vale (VALE3) no primeiro trimestre de 2025 não foi positivo, mas analista aponta melhores perspectivas no horizonte da mineradora
‘Boas empresas seguem uma aposta assimétrica’: analista revela ações que estão baratas mesmo com o Ibovespa nas máximas
A bolsa brasileira já valorizou mais de 12% neste ano, mas esta analista acredita que há espaço para mais e defende 10 ações que podem se destacar neste cenário
Resultados da Gerdau (GGBR4) vêm próximos ao esperado pelo mercado; analista responde se é hora de comprar as ações
Mesmo com preços do aço pressionados e ambiente de guerra comercial, siderúrgica está ‘superando dificuldades’ do setor, afirma analista; confira
Santander (SANB11), Weg (WEGE3), Kepler Weber (KEPL3) e mais 6 empresas divulgam resultados do 1T25 nesta semana – veja o que esperar, segundo o BTG Pactual
De olho na temporada de balanços do 1º trimestre, o BTG Pactual preparou um guia com suas expectativas para mais de 125 empresas listadas na bolsa; confira
Mesmo investimentos isentos de Imposto de Renda não escapam da Receita: veja por que eles precisam estar na sua declaração
Mesmo isentos de imposto, aplicações como poupança, LCI e dividendos precisam ser informadas à Receita; veja como declarar corretamente e evite cair na malha fina com a ajuda de um guia prático
Agrishow, a maior feira do agronegócio do país, começa hoje (28): saiba o que pode movimentar o setor em 2025
Veja como acompanhar os destaques da Agrishow 2025 mesmo à distância com a cobertura do Agro Times, editoria de agronegócio do Money Times
Não foi suficiente? Usiminas (USIM5) registrou lucro líquido 9 vezes maior no 1T25, mas analistas recomendam outras 3 ações do setor
Entre as ações do setor recomendadas pelo BTG Pactual, está uma empresa que pode quase triplicar o Ebitda no 1º trimestre de 2025; veja quais são
Receita Federal vai pagar lote residual de restituição do Imposto de Renda para mais de 279 mil contribuintes; veja como consultar
A consulta ao lote residual da Receita Federal já está liberado e o pagamento deve cair na conta dos contribuintes na próxima quarta-feira (30)
Resultados do 1º trimestre de 2025: BTG Pactual diz o que esperar de PETR4, ITUB4, BBAS3 e outras 126 ações
Com a temporada de resultados do 1º trimestre de 2025 no radar, o BTG Pactual elaborou um guia com as principais projeções e recomendações das empresas brasileiras
Ação brasileira ‘queridinha dos gringos’ pode subir até 21% em breve, segundo analista; confira
Com forte estratégia de expansão e valuation atrativo, varejista brasileira atrai capital estrangeiro e surge como oportunidade em meio à volatilidade do mercado global
Nvidia cai mais de 6% com ‘bloqueio’ de Trump em vendas de chips para China e analista prefere ação de ‘concorrente’ para investir agora; entenda
Enquanto a Nvidia sofre com as sanções de Donald Trump, presidente americano, sobre a China, outra ação de inteligência artificial está se destacando positivamente
Imposto de Renda 2025: 7 erros que podem levar investidores a perder dinheiro na restituição e como evitá-los
Regras de declaração do Imposto de Renda podem mudar para cada classe de ativos e confundir contribuintes; guia gratuito ensina como evitar erros
Imposto de Renda 2025: mais de 10,5 milhões de declarações já foram entregues à Receita Federal; saiba como declarar de forma fácil e sem erros
Entenda quem é obrigado a declarar, quem está isento e como evitar erros de preenchimento com o Guia do Imposto de Renda 2025 do Seu Dinheiro
Dividendos no radar: Maxi Renda (MXRF11) e outros 216 FIIs pagam proventos nesta semana – mas só 4 deles passaram no ‘crivo’ deste analista
Fundos imobiliários chegam a pagar até R$ 55,73 por cota até a próxima quinta-feira (17), mas analista diz quais são os únicos que devem ser incluídos na carteira
Estas 2 ações de commodities podem se destacar em meio a incertezas no setor, diz BTG Pactual; confira
A guerra comercial entre os EUA e a China e os desequilíbrios de oferta e demanda podem pressionar o 1T25 das empresas do setor, mas duas ações podem se destacar; veja quais
Guerra comercial nos EUA e rodovias de Goiás se destacam no primeiro dia da Tecnoshow Comigo; confira o que está no radar do agronegócio em 2025
Feira Tecnoshow Comigo já começou e reúne grandes nomes do agronegócio em uma semana de evento; veja tudo que é preciso saber sobre o setor em 2025