10 dias para entregar a declaração do Imposto de Renda: tudo o que você precisa saber para não perder o prazo
Prepare-se com antecedência e evite correrias de última hora com esse guia completo

Você piscou e o prazo final para entregar a declaração do Imposto de Renda já está terminando. Em apenas 10 dias estaremos na data limite para prestar contas com o Leão e estar em dia com o Fisco.
Neste ano, são esperadas 43 milhões de declarações. Se você ainda não faz parte do grupo que cumpriu esta obrigação, chegou a hora de apertar o passo e colocar esta tarefa na sua lista de prioridades.
O prazo para entrega final é até às 23h59 do dia 31 de maio. Depois disso, existem consequências que podem ir desde multa até acusação de crime federal por sonegação de imposto.
Fuja das consequências de não se acertar com o Fisco
O primeiro prejuízo daquele que não envia sua declaração do Imposto de Renda dentro do prazo é a cobrança de multas, que iniciam a partir de R$ 165,74 e podem chegar a até 20% do valor do imposto devido.
E, vamos combinar, pagar uma multa só porque deixou o calendário correr é a mesma coisa que deixar seu dinheiro escorrer pelo ralo. Ainda, se a multa não for paga em 30 dias, você terá que arcar com juros.
Além da multa, as consequências de fugir do Leão podem trazer outros problemas. O CPF pode ser classificado como irregular e isto pode te impedir de tirar passaporte, fazer movimentações financeiras, obter crédito e até assumir cargos públicos.
Então, se você está planejando fazer uma viagem internacional, financiar um carro, pedir um cartão de crédito ou prestar um concurso público, o Leão merece a sua atenção.
Por isso, o melhor para evitar dores de cabeça é garantir que sua declaração seja entregue dentro do prazo estipulado.
Como fazer a sua declaração do Imposto de Renda: veja manual para evitar erros
A boa notícia é que você não precisa contratar um contador especializado. Com a orientação certa, é possível fazer tudo sozinho e ainda economizar alguns trocados.
O primeiro passo é separar e organizar todos os documentos, abrangendo os pessoais, como CPF e título de eleitor, comprovantes de renda, comprovantes de bens e imóveis e recibos de gastos com saúde e educação.
Então, sabe todos aqueles e-mails de informes de rendimentos que os bancos e corretoras que você possui conta te enviaram há alguns meses? Chegou a hora de resgatá-los e organizá-los.
Com os documentos em mãos, é preciso se atentar a todos os detalhes que precisam ser declarados, verificar suas aplicações financeiras e eventuais lucros obtidos com seus investimentos.
Isso vale para Tesouro Direto, CDBs, ações, fundos, FIIs e, inclusive, criptomoedas. Mesmo investimentos isentos de tributação, como poupança, LCI e LCA, devem ser declarados.
Depois, é preciso escolher a plataforma para realizar seu preenchimento. Você pode fazer a declaração online, baixar o programa para computador ou instalar o aplicativo para celular ou tablet.
Feito isso, preencha as informações de acordo com os seus documentos. Você pode optar pela declaração pré-preenchida, que agiliza o processo.
Cuidados para não cair na malha fina
O Fisco está cada vez mais moderno e consegue cruzar informações com mais agilidade, o que significa que um simples erro de preenchimento pode levar o contribuinte a cair na malha fina.
Isso acontece quando a Receita encontra inconsistências nas informações enviadas e a declaração fica retida. Em 2023, cerca de 3,1% das declarações tiveram esse fim. Ou seja, mais de 1,3 milhão de contribuintes precisaram dar um passo atrás e regulamentar suas declarações.
Entre os principais problemas estão valores incorretos, rendimentos omitidos, informações cadastrais erradas, ou até mesmo a falta de documentos que comprovem as informações declaradas.
Quando isso ocorre, você não poderá receber a sua restituição até que todas as informações sejam retificadas e devidamente comprovadas.
Por isso, é preciso seguir alguns cuidados ao preencher a sua declaração. Estar atento aos documentos e buscar informações de qualidade que te orientem sobre as minúcias da declaração vão te ajudar a evitar problemas.
A declaração do Imposto de Renda não precisa ser um ‘leão’ de 7 cabeças
Não podemos negar que a obrigação com o Fisco é burocrática e não tem nada de divertido, mas podemos torná-la um pouco mais fácil e rápida de ser realizada.
Para te ajudar a riscar esta tarefa da sua lista o mais rapidamente possível, o portal Seu Dinheiro está disponibilizando um compilado de materiais de forma totalmente gratuita.
São dois e-books, o Guia do Imposto de Renda 2024 e o Guia de Investimentos no IR 2024, e mais um curso completo em vídeo com tutoriais detalhados dentro do programa da própria Receita Federal.
Julia Wiltgen é uma repórter especializada em Imposto de Renda e todos os anos se dedica a estudar as mudanças e novas regras da Receita Federal, com extensa pesquisa e consulta a especialistas, para ajudar seus leitores a fazerem suas declarações de forma eficaz.
No guia, você terá acesso ao passo a passo completo para fazer sua declaração de forma independente, sem precisar contratar contadores, com a segurança que terá a informação certa para evitar erros e omissões que podem te levar para a malha fina.
Você vai aprender do ‘zero’ e ainda contará com dicas para ‘turbinar’ a sua restituição e, assim, poder maximizar o seu “Pix” do governo. O material é útil tanto para quem vai declarar pela primeira vez, quanto para quem já declarou anteriormente e precisa conhecer as novas regras.
Lembre-se: o prazo para entrega é até às 23h59 do dia 31 de maio. O dia final é uma sexta-feira após o feriado de Corpus Christi, uma excelente data para emendar um fim de semana de quatro dias. Não deixe que esta tarefa estrague sua folga.
Baixe já o seu guia de IR para fazer sua declaração o mais rápido possível, sem dúvidas e com a segurança de estar preenchendo com a informação adequada. Para ter acesso ao material, basta clicar no link abaixo e preencher o formulário com seus dados:
Cosan (CSAN3): após queda de 30% em 2025 e Raízen como ‘calcanhar de Aquiles’, ainda vale a pena investir? Analista dá o veredito
A holding de infraestrutura e energia Cosan ainda sofre com os altos níveis de alavancagem e desanimou o mercado no último trimestre; veja o que fazer
Weg (WEGE3) caiu 13% logo após o anúncio do ‘tarifaço’ de Trump: o que fazer com a ação?
Com a nova tarifa já em vigor, o BTG Pactual avaliou os efeitos para a operação da Weg e atualizou a recomendação para a ação
Bitcoin (BTC) pode destronar o dólar? É o que acredita o CEO da BlackRock – como se posicionar para aproveitar este cenário?
O gestor Larry Fink defende que o Bitcoin pode ocupar o lugar do dólar devido às incertezas sobre a economia americana; entenda
Carteira revela as 17 criptomoedas mais recomendadas pelos analistas para comprar agora; veja quais são
Editoria de criptomoedas do Money Times consultou os principais players do mercado cripto e revelou quais são os ativos mais indicados para buscar retornos nesse setor
Efeito Jackson Hole: importante evento nos EUA começa amanhã e gera volatilidade no mercado de criptomoedas; como se preparar?
Jackson Hole está mexendo com as criptomoedas e abre janela para o investidor “surfar” o evento através das 17 moedas mais recomendadas pelo mercado
Agronegócio é o motor do Brasil? Setor pode atingir 29% do PIB em 2025 e reforça 19 empresas para investidor; veja quais
Setor caminha para participação histórica na economia e investidor encontra, no e-book gratuito do Agro Times,19 empresas para se posicionar no agronegócio
‘Quem vendeu PETR4 vai se arrepender’, diz CEO da Petrobras: vale a pena ter a ação em carteira?
As ações da Petrobras (PETR4) enfrentam forte pressão em 2025: queda acumulada de mais de 17% no ano, com despencada de 7% apenas em agosto. Mesmo assim, a CEO Magda Chambriard acredita que vender agora pode ser um erro. Em evento no Rio de Janeiro, afirmou: “quem vender vai se arrepender”. Para entender se o […]
Banco do Brasil (BBAS3): após 2T25, performance que caiu ‘de elevador’ deve se recuperar ‘subindo de escada’, segundo BTG Pactual
Com números abaixo do esperado no 2T25, as ações do Banco do Brasil oscilaram na B3, mas assumiram viés de alta; momento ainda é de cautela e ‘visibilidade baixa’, segundo o BTG Pactual; confira a análise
Com quase 30% do PIB, agronegócio impulsiona a economia: quais são as 22 ações do setor para ter no radar?
Confira um guia gratuito sobre tudo que é preciso saber sobre o agronegócio brasileiro e as ações que o investidor deve ter no radar
Gatilho da bolsa, que perdeu os holofotes para o ‘tarifaço’ de Trump, deve ser acionado em breve; veja como se posicionar
Para analista, esta é a próxima notícia mais importante e o investidor precisa estar preparado se quiser buscar lucros na bolsa
Banco do Brasil: ‘isso pode fazer BBAS3 subir independentemente dos resultados’, diz analista após o 2T25 – o que pode salvar a ação?
Balanço do Banco do Brasil no 2º trimestre decepcionou o mercado, mas analista aponta o que pode fazer a ação BBAS3 valorizar; veja se é hora de investir
Taesa (TAEE11) vai pagar R$ 1,15 em dividendos e JCP, mas fica fora de carteira recomendada de dividendos em agosto
Analista aponta que valuation “no preço” e riscos estratégicos pesam contra a compra das ações da Taesa (TAEE11) agora
Em meio às incertezas de mercado, as ações brasileiras estão ‘ainda mais atrativas’, segundo analista; veja 10 recomendações para investir a partir de agora
Após mês difícil para a bolsa brasileira, analista aponta que queda das ações pode ser uma oportunidade para o investidor se posicionar em bons ativos, pagando barato
Banco do Brasil (BBAS3), Santander (SANB11), Bradesco (BBDC4), Itaú (ITUB4): apenas uma ação de banco vale a pena após o 2T25
Os principais bancos brasileiros divulgaram seus resultados referentes ao segundo trimestre de 2025 – mas, para analista, apenas uma ação vale a pena o investimento
Ações viraram investimento do ‘povão’? Investidores de alta renda preferem ativos isentos que pagam até IPCA + 8,13% ao ano
Títulos de renda fixa isentos de Imposto de Renda crescem nas carteiras dos investidores de maior poder aquisitivo no Brasil; entenda como se posicionar
MRV (MRVE3): prejuízo de R$ 812 milhões no 2T25 não impede alta de mais de 6% das ações; hora de comprar?
Analistas do BTG Pactual apontam que impairment da divisão norte-americana da companhia impactou os resultados, mas a MRV (MRVE3) teve bom desempenho no Brasil
RBRF11 para escanteio? Outro FII com potencial de valorização de até 14% é incluído em carteira recomendada da Empiricus para agosto
Fundo imobiliário com potencial de valorização de até 14% assume o lugar do RBRF11 na carteira recomendada de FIIs da Empiricus Research em agosto; saiba qual é
Além de bitcoin (BTC) e ethereum (ETH): veja 3 motivos para investir em pendle (PENDLE), terceira criptomoeda mais recomendada para agosto
A pendle (PENDLE) acumula valorização de 37% nos últimos 30 dias e analistas explicam por que este é um bom ponto de entrada para investidores que buscam lucros com criptomoedas
Reta final dos balanços do 2º trimestre: o que esperar de Banco do Brasil, Cyrela, Taesa e outras empresas nesta semana?
Última semana da temporada pode ser turbulenta, com balanços polêmicos como o do Banco do Brasil; confira as expectativas e onde investir
A Petrobras (PETR4) ainda pode abastecer seu bolso com dividendos? Veja o que diz analista da Empiricus Research
Especialista participou do “Onde Investir em Agosto”, onde falou sobre a estatal; conheça também a carteira recomendada de dividendos gratuita da casa de análises
Ação gringa cai 30% e vira oportunidade de compra: segundo analista, pode haver rebote nas próximas semanas
Papel de farmacêutica é opção pensando em movimento de curto prazo; veja como acessar carteira completa de recomendações de ações internacionais para agosto
Ações da Petrobras (PETR4) em queda após 2T25: dividendos ‘minguaram’ de vez? Saiba o que fazer com os papéis
Os números da Petrobras no trimestre vieram dentro do esperado, exceto pelo valor a ser distribuído em dividendos; entenda se hora é de comprar ou vender as ações, segundo analista