O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Recurso Exclusivo para
membros SD Select.
Gratuito
O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.
Esse espaço é um complemento às notícias do site.
Você terá acesso DE GRAÇA a:
Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

O retrato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva não parece nada favorável para o petista. A avaliação da gestão atual do Brasil atingiu o pior patamar em um ano, com a desaprovação em níveis recordes e a aprovação desabando em relação a fevereiro de 2023, de acordo com a pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (06).
Segundo o levantamento, a avaliação negativa passou de 29% em dezembro de 2023 — leitura anterior à atual — para 34% em fevereiro de 2024. Em comparação com fevereiro do ano passado, o aumento foi ainda maior, de 14 pontos percentuais.
Enquanto isso, a avaliação positiva caiu 1 ponto percentual em relação a dezembro, para 35% ao fim de fevereiro. No comparativo anual, o recuo chega a 5 p.p.
A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com 2 mil entrevistas presenciais em 120 cidades de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiabilidade de 95%.
Mesmo em recortes de avaliação do governo por idade, a situação não é positiva para Lula.
Na realidade, a pesquisa da Genial/Quaest revelou um novo desafio para o presidente: reconquistar o público mais jovem.
Leia Também
A aprovação do governo atual entre brasileiros de 16 a 34 anos caiu de 57% em fevereiro de 2023 para 46% no fim do mês passado. Já a avaliação negativa subiu de 29% para 50% na mesma base de comparação.
Isso significa que a diferença entre aprovação e reprovação saiu de 28 pontos positivos em fevereiro do ano passado para 4 pontos negativos na leitura atual.
Já no recorte por religião, o eleitorado evangélico é o que mais desaprova a gestão de Lula no Brasil.
Para esse público, o trabalho do presidente Lula atingiu 62% de desaprovação, enquanto a avaliação positiva chega a apenas 35%.
Entre os católicos, a aprovação totaliza 58%, enquanto a percepção negativa soma 39% do eleitorado.
O momento de piora na aprovação do governo atual coincide com o discurso de Lula sobre os conflitos no Oriente Médio.
Em meados de fevereiro, o presidente classificou as mortes de civis na Faixa de Gaza como genocídio e equiparou as ações militares de Israel no território palestino ao Holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial.
"Quando vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual o tamanho da consciência política dessa gente e qual o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio", declarou o presidente brasileiro, em entrevista em 18 de fevereiro.
"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus.”
De acordo com a pesquisa da Genial/Quaest, 60% dos brasileiros consideram que Lula exagerou na comparação da ação de Israel com o Holocausto.
A declaração foi tão mal recebida que nem mesmo os próprios eleitores de Lula apoiaram o discurso. Entre quem votou no petista, 45% apoiaram a posição do presidente sobre os conflitos em Gaza, enquanto 43% rejeitaram.
Já entre os apoiadores do rival político de Lula, Jair Bolsonaro, 85% acreditam que o presidente exagerou nas falas.
Se analisados os brasileiros que acham que o presidente Lula exagerou na comparação — isto é, 60% da população —, cerca de 60% desaprovam o governo.
Entre quem acredita que não houve exagero por parte do presidente — 28% da população —, a aprovação do governo petista chega a 78%.
Mas se a conduta do presidente Lula sobre as questões geopolíticas soaram mal aos ouvidos dos brasileiros, a percepção sobre a economia do Brasil sob a gestão petista parece ainda mais “desafinada”, segundo o levantamento.
Considerado um dos “órgãos” mais sensíveis do corpo, o bolso dos brasileiros é o que mais sofreu, na visão dos brasileiros.
Entre os entrevistados, 38% acreditam que a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, enquanto 34% afirmam que ficou do mesmo jeito e 26% acham que a situação melhorou.
A quantidade de brasileiros que afirmam terem percebido um aumento no preço dos alimentos saltou 25 pontos percentuais em relação à leitura anterior, para 73% dos entrevistados em fevereiro.
Em relação aos combustíveis, 51% dos entrevistados afirmaram que os preços subiram. Enquanto isso, 63% acreditam que as contas também aumentaram no último mês.
E se a fotografia econômica desagrada os brasileiros atualmente, o quadro futuro não mostra perspectivas de melhora.
O otimismo sobre o futuro da economia desabou para o menor patamar desde o começo da série histórica, em fevereiro de 2023.
A quantidade de brasileiros otimistas com o futuro do cenário econômico caiu 16 pontos percentuais em relação a dezembro, para 46%. Na relação com a leitura anterior, a queda foi de 9 p.p.
Já os pessimistas cresceram 11 pontos percentuais na comparação anual e 6 p.p frente a dezembro.
Entre os eleitores de Lula, esta é a primeira vez em que cai a avaliação positiva da economia entre os apoiadores do petista mostrou queda na série da Genial/Quaest.
O percentual de quem acha que a economia melhorou sob a gestão petista recuou de 55% em dezembro para 46% em fevereiro de 2024.
Por sua vez, os apoiadores de Lula que acham que a economia piorou subiram de 11% no fim de 2023 para 15% na leitura atual.
Enquanto isso, para 70% dos apoiadores de Jair Bolsonaro, a economia brasileira teve piora — contra um percentual de 23% em fevereiro de 2023.
A avaliação positiva dos bolsonaristas sobre a economia também caiu, de 42% dos eleitores há um ano para 5% na leitura mais recente.
DISPUTA PRESIDENCIAL
ELEIÇÕES 2026
ELEIÇÕES 2026
ELEIÇÕES 2026
OPERAÇÃO COMPLIANCE ZERO
ELEIÇÕES DE 2026
Conteúdo Empiricus
VEJA DETALHES DA PESQUISA
ENTENDA
SEM IMPOSTOS
ELEIÇÕES 2026
Conteúdo Empiricus
POLÍTICA
VITÓRIA FORA DA MARGEM DE ERRO
PLANALTO DOBRA A APOSTA
TRABALHO E QUALIDADE DE VIDA
GOVERNO
"SALTO MAIS ALTO"
FRAUDES
PESQUISA ATLAS/BLOOMBERG