🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

Camille Lima
Camille Lima
Repórter no Seu Dinheiro. Estudante de Jornalismo na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). Já passou pela redação do TradeMap.
É A ECONOMIA…

Aprovação do governo Lula cai para o pior nível em um ano — e nem os próprios eleitores do presidente estão satisfeitos 

Segundo o levantamento da Genial/Quaest, a quantidade de brasileiros que desaprovam o governo petista subiu para 34%, enquanto a avaliação positiva chega a 35%

Camille Lima
Camille Lima
6 de março de 2024
12:08 - atualizado às 11:45
Fotografia do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em frente à bandeira do Brasil
Luiz Inácio Lula da Silva - Imagem: Agência Brasil

O retrato do governo de Luiz Inácio Lula da Silva não parece nada favorável para o petista. A avaliação da gestão atual do Brasil atingiu o pior patamar em um ano, com a desaprovação em níveis recordes e a aprovação desabando em relação a fevereiro de 2023, de acordo com a pesquisa da Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (06).

Segundo o levantamento, a avaliação negativa passou de 29% em dezembro de 2023 — leitura anterior à atual — para 34% em fevereiro de 2024. Em comparação com fevereiro do ano passado, o aumento foi ainda maior, de 14 pontos percentuais.

Enquanto isso, a avaliação positiva caiu 1 ponto percentual em relação a dezembro, para 35% ao fim de fevereiro. No comparativo anual, o recuo chega a 5 p.p.

A pesquisa foi realizada entre os dias 25 e 27 de fevereiro, com 2 mil entrevistas presenciais em 120 cidades de todas as regiões do Brasil. A margem de erro é de 2,2 pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiabilidade de 95%.

  • Análises aprofundadas, relatórios e recomendações de investimentos, entrevistas com grandes players do mercado: tenha tudo isso na palma da sua mão, entrando em nossa comunidade gratuita no WhatsApp. Basta clicar aqui. 

A perda de apoio de Lula 

Mesmo em recortes de avaliação do governo por idade, a situação não é positiva para Lula.

Na realidade, a pesquisa da Genial/Quaest revelou um novo desafio para o presidente: reconquistar o público mais jovem.

A aprovação do governo atual entre brasileiros de 16 a 34 anos caiu de 57% em fevereiro de 2023 para 46% no fim do mês passado. Já a avaliação negativa subiu de 29% para 50% na mesma base de comparação.

Isso significa que a diferença entre aprovação e reprovação saiu de 28 pontos positivos em fevereiro do ano passado para 4 pontos negativos na leitura atual.

Já no recorte por religião, o eleitorado evangélico é o que mais desaprova a gestão de Lula no Brasil.

Para esse público, o trabalho do presidente Lula atingiu 62% de desaprovação, enquanto a avaliação positiva chega a apenas 35%.

Entre os católicos, a aprovação totaliza 58%, enquanto a percepção negativa soma 39% do eleitorado.

Aprovação do governo Lula e as falas sobre o Oriente Médio

O momento de piora na aprovação do governo atual coincide com o discurso de Lula sobre os conflitos no Oriente Médio.

Em meados de fevereiro, o presidente classificou as mortes de civis na Faixa de Gaza como genocídio e equiparou as ações militares de Israel no território palestino ao Holocausto judeu na Segunda Guerra Mundial.  

"Quando vejo o mundo rico anunciar que está parando de dar contribuição para a questão humanitária aos palestinos, eu fico imaginando qual o tamanho da consciência política dessa gente e qual o tamanho do coração solidário dessa gente que não está vendo que na Faixa de Gaza não está acontecendo uma guerra, mas um genocídio", declarou o presidente brasileiro, em entrevista em 18 de fevereiro.

"O que está acontecendo na Faixa de Gaza e com o povo palestino não existiu em nenhum outro momento histórico. Aliás, existiu. Quando Hitler resolveu matar os judeus.”

De acordo com a pesquisa da Genial/Quaest, 60% dos brasileiros consideram que Lula exagerou na comparação da ação de Israel com o Holocausto.

A declaração foi tão mal recebida que nem mesmo os próprios eleitores de Lula apoiaram o discurso. Entre quem votou no petista, 45% apoiaram a posição do presidente sobre os conflitos em Gaza, enquanto 43% rejeitaram. 

Já entre os apoiadores do rival político de Lula, Jair Bolsonaro, 85% acreditam que o presidente exagerou nas falas.

Se analisados os brasileiros que acham que o presidente Lula exagerou na comparação — isto é, 60% da população —, cerca de 60% desaprovam o governo. 

Entre quem acredita que não houve exagero por parte do presidente — 28% da população —, a aprovação do governo petista chega a 78%.

É a economia…

Mas se a conduta do presidente Lula sobre as questões geopolíticas soaram mal aos ouvidos dos brasileiros, a percepção sobre a economia do Brasil sob a gestão petista parece ainda mais “desafinada”, segundo o levantamento.

Considerado um dos “órgãos” mais sensíveis do corpo, o bolso dos brasileiros é o que mais sofreu, na visão dos brasileiros.

Entre os entrevistados, 38% acreditam que a economia do Brasil piorou nos últimos 12 meses, enquanto 34% afirmam que ficou do mesmo jeito e 26% acham que a situação melhorou.

A quantidade de brasileiros que afirmam terem percebido um aumento no preço dos alimentos saltou 25 pontos percentuais em relação à leitura anterior, para 73% dos entrevistados em fevereiro.

Em relação aos combustíveis, 51% dos entrevistados afirmaram que os preços subiram. Enquanto isso, 63% acreditam que as contas também aumentaram no último mês.

E se a fotografia econômica desagrada os brasileiros atualmente, o quadro futuro não mostra perspectivas de melhora.

O otimismo sobre o futuro da economia desabou para o menor patamar desde o começo da série histórica, em fevereiro de 2023. 

A quantidade de brasileiros otimistas com o futuro do cenário econômico caiu 16 pontos percentuais em relação a dezembro, para 46%. Na relação com a leitura anterior, a queda foi de 9 p.p.

Já os pessimistas cresceram 11 pontos percentuais na comparação anual e 6 p.p frente a dezembro.

A visão dos eleitores sobre a economia

Entre os eleitores de Lula, esta é a primeira vez em que cai a avaliação positiva da economia entre os apoiadores do petista mostrou queda na série da Genial/Quaest.

O percentual de quem acha que a economia melhorou sob a gestão petista recuou de 55% em dezembro para 46% em fevereiro de 2024. 

Por sua vez, os apoiadores de Lula que acham que a economia piorou subiram de 11% no fim de 2023 para 15% na leitura atual.

Enquanto isso, para 70% dos apoiadores de Jair Bolsonaro, a economia brasileira teve piora — contra um percentual de 23% em fevereiro de 2023. 

A avaliação positiva dos bolsonaristas sobre a economia também caiu, de 42% dos eleitores há um ano para 5% na leitura mais recente.

Compartilhe

MEDIDAS CAUTELARES CONTINUAM

Aliviou para Bolsonaro? Alexandre de Moraes não vê elementos concretos de tentativa de asilo em embaixada

24 de abril de 2024 - 19:25

Bolsonaro chegou ao local no dia 12 de fevereiro, após postar um vídeo convocando apoiadores para o ato na Avenida Paulista, que ocorreu no dia 25

PEC DO QUINQUÊNIO E MAIS

O que é a ‘pauta-bomba’ no Congresso que preocupa Tebet e pode dificultar ainda mais a situação fiscal brasileira

23 de abril de 2024 - 16:33

A expressão é usada para denominar projetos que geram gastos públicos e que estão na contramão do ajuste fiscal

COBROU OS MINISTROS

A bronca de Lula surtiu efeito? Haddad diz que texto da reforma tributária pode ser entregue ao Congresso nesta semana

22 de abril de 2024 - 18:30

De acordo com o ministro da Fazenda, falta apenas discutir “dois pontos” com o presidente para fechar o projeto e levá-lo aos parlamentares

EM BUSCA DE APOIO

‘Minuta do golpe’, Musk e Moraes: o que esperar dos discursos no ato pró-Bolsonaro no Rio

21 de abril de 2024 - 9:06

Com avanço da investigações da Política Federal, o ex-presidente convoca uma nova manifestação neste feriado de Tiradentes

CETICISMO

Nem o FMI acredita mais que Lula vai entregar meta fiscal e diz que dívida brasileira pode chegar a nível de países em guerra

17 de abril de 2024 - 11:38

Pelos cálculos da instituição, o País atingiria déficit zero apenas em 2026, último ano da gestão de Lula

INTERNACIONAL

Haddad nos Estados Unidos: ministro da Fazenda tem agenda com FMI e instituição chefiada por brasileiro Ilan Goldfajn; veja

14 de abril de 2024 - 16:44

De segunda (15) a sexta-feira (19), o ministro participa, em Washington, da reunião de primavera do Fundo Monetário Internacional (FMI) e do Banco Mundial

NOVO CAPÍTULO

Entrou na briga: após críticas de Elon Musk a Alexandre de Moraes, governo Lula corta verba de publicidade do X, antigo Twitter

13 de abril de 2024 - 16:43

Contudo, a decisão só vale para novos contratos, porque há impedimento de suspensão com os que já estão em andamento

APÓS APAGÕES

Na velocidade da luz: Enel terá um minuto para responder os consumidores, decide Justiça de São Paulo

13 de abril de 2024 - 15:20

Desde novembro do ano passado, quando milhões de consumidores ficaram sem energia após um temporal com fortes rajadas de vento

MINISTRO E BILIONÁRIO

Em meio a embate de Elon Musk com Alexandre de Moraes, representante do X (ex-Twitter) no Brasil renuncia ao cargo

13 de abril de 2024 - 12:55

Em sua conta no LinkedIn, o advogado Diego de Lima Gualda data o fim de sua atuação na empresa em abril de 2024

META FISCAL

Mal saiu, e já deve mudar: projeto da meta fiscal já tem data, mas governo lista as incertezas sobre arrecadação

13 de abril de 2024 - 11:49

A expectativa é para a mudança da meta fiscal a ser seguida no próximo ano devido a incertezas sobre a evolução na arrecadação

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar