🔴 É HORA DE SAIR DA DEFENSIVA: ESTES 10 ATIVOS PODEM MULTIPLICAR ATÉ 400x EM 12 MESES – CONFIRA

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

PALAVRA DO GESTOR

“Se errarmos o cenário de China, erraremos tudo”; por que o fundador da SPX vê o gigante asiático como o grande risco para o mercado mundial

Entre os principais desafios estão a questão demográfica e a “profunda” crise no setor imobiliário, segundo Rogério Xavier

Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital | Fed | meta de inflação
Rogério Xavier, sócio-fundador da SPX Capital - Imagem: Divulgação/Santander

Rogério Xavier está de viagem marcada para a China: o fundador da SPX Capital embarca em abril para o gigante asiático e não pretende fazer turismo, mas sim conferir de perto o que ele acredita que é o grande risco para a economia mundial no momento.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“A China dá cada vez mais sinais de esgotamento do modelo econômico. É difícil dizer quando teremos um problema mais sério, mas eu sempre uso a analogia que um banco grande não quebra do dia para a noite, vai quebrando ao longo do tempo. Países também são assim”, afirmou o gestor nesta segunda-feira (29).

De acordo com Xavier, que participa hoje do Latin America Investment Conference (LAIC), evento promovido pelo UBS, o país está enfrentando ventos contrários que sopram de todas as direções.

Entre os principais desafios estão a questão demográfica — com a população envelhecendo, encolhendo e diminuindo a força de trabalho — e a “profunda” crise no setor imobiliário.

Vale destacar que, mais cedo, as autoridades chinesas intensificaram os esforços para sustentar as bolsas do país. Parte dos acionistas agora estará proibida de “operar vendida” nos índices locais — ou seja, não poderão alugar ações para apostar na queda de preços.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De acordo com a Comissão Reguladora de Valores Mobiliários da China (CSRC, pela sigla em inglês), a proibição dará aos investidores mais tempo para digerir informações do mercado e irá fomentar uma estrutura de mercado mais justa. O órgão não disse quanto tempo a suspensão durará.

Leia Também

SEGURANÇA E ESTABILIDADE

Casa própria vale mais para a qualidade de vida do que viagens e lazer, mas exige cuidado para não virar pesadelo

MADAME SATÃ É FICHINHA

Oligarca ligado a Putin pagou parte da festa de casamento de filho de Trump nas Bahamas

O gestor da SPX enxerga ainda um potencial problema do outro lado pacífico: a corrida eleitoral norte-americana, que deve contar com um candidato notoriamente contrário à China. “O Trump é um risco adicional na pressão do país. E, se errarmos o cenário de China, erraremos tudo”, afirmou o gestor.

PODCAST TOUROS E URSOS - O ano das guerras, Trump rumo à Casas Branca e China mais fraca: o impacto nos mercados

Como se proteger do ‘risco-China’

Paradoxalmente, apesar de enxergar esse grande risco para os mercados, Xavier afirma que está otimista com a economia global. “Se Deus viesse à terra e eu pudesse pedir um cenário, pediria este”, afirmou, citando o crescimento acima do esperado da economia norte-americana e a perspectiva de início de queda de juros nos países desenvolvidos como fatores positivos.

“Por outro lado, teremos que operar esse cenário com um olho na China o tempo inteiro”, alertou. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para surfar o bom momento econômico e, ao mesmo tempo, blindar-se do risco chinês, o fundador da SPX dá uma dica:

A sua grande proteção é onde você quer estar aplicado. Não digo no Brasil porque eu tenho uma dúvida conceitual a respeito do que será mais importante para o mercado: a desinflação que virá da queda dos preço das commodities ou a desvalorização do câmbio para compensar essa recuo. Então o mercado emergente ligado à China talvez não seja o melhor lugar, mas nos países desenvolvidos — que devem jogar os juros para baixo, até mesmo próximo de zero nesse cenário — a alocação é mais clara

Rogério Xavier, SPX Capital
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
casas bahia biah3 leilão descontos liquidação 14 de setembro de 2026 - 14:55
furacão el niño 14 de setembro de 2026 - 14:06
melhores cidades da europa londres inglaterra turismo viagem viagens 14 de setembro de 2026 - 11:15

EL NIÑO

Calor extremo cria nova ameaça imobiliária em Londres

14 de setembro de 2026 - 11:15
Aplicativo de IA de internet de ícones de inteligência artificial, ChatGPT, da OpenAi 13 de setembro de 2026 - 18:03
Imagem feita com inteligência artificial. Notas de dinheiro e moedas e, ao fundo, prédios em São Paulo 13 de setembro de 2026 - 14:35
Chuva pode baratear preço da energia elétrica, mas cenário pode mudar até 2027 12 de setembro de 2026 - 10:30
Em um fundo que traz uma montagem com cédulas e gráficos, Roberto Padovani, economista-chefe do Banco BV, aparece do lado direito usando blazer azul e camisa branca. Do lado esquerdo, a pergunta: Por que os juros não caem? 11 de setembro de 2026 - 17:32
lotofácil da independência 11 de setembro de 2026 - 9:45
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar