🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

O impacto das “canetas do emagrecimento” na Ambev (ABEV3), herança para amante e lançamentos de SUVs em 2024: as mais lidas do Seu Dinheiro na semana

Nem só de notícias sobre a bolsa vive o leitor do Seu Dinheiro; confira as notícias mais lidas da última semana

20 de janeiro de 2024
13:14 - atualizado às 11:33
Novo Nordisk, fabricante do Ozempic, a "caneta do emagrecimento"
Novo Nordisk, fabricante do Ozempic - Imagem: Getty Images/Canva/Divulgação/Montagem Seu Dinheiro

As “canetas do emagrecimento” como o Ozempic dominaram os holofotes nos últimos meses — e também movimentaram a audiência do Seu Dinheiro nesta semana. Na visão da gestora Ace Capital, o sucesso desses medicamentos pode impactar o futuro de muitas empresas na B3, inclusive a Ambev (ABEV3).

Isso porque a empresa de Jorge Paulo Lemann atua majoritariamente na indústria de bebidas e nos segmentos de bares e restaurantes — setores que devem ser fortemente impactados, segundo a gestora.

Já do lado contrário, o setor de varejo de vestuário pode ser um dos beneficiados pela disparada das vendas desses remédios.

Essa foi a notícia mais lida no nosso site — e você pode conferir as apostas da Ace Capital para as empresas da B3 diante do sucesso do Ozempic aqui.

Em segundo lugar na audiência, está a coluna da Dinheirista, que responde a pergunta de uma leitora se amante tem direito a herança.

Também ocuparam o pódio do Seu Dinheiro os lançamentos de SUVs “acessíveis” de 2024, as condições para o início da terceira guerra mundial e os dividendos extras de um fundo imobiliário.

Veja a seguir a lista das cinco matérias mais lidas no Seu Dinheiro nesta semana:

1- Fortuna de Lemann em perigo? Ambev (ABEV3) pode ser uma das maiores afetadas pelo sucesso das “canetas do emagrecimento”, segundo gestora

Na visão da Ace Capital, o sucesso desses medicamentos deve resultar em mudanças de hábitos de consumo importantes, gerando riscos e oportunidades para as empresas brasileiras.

Para a gestora, a Ambev (ABEV3) deve ser uma das maiores empresas da B3 afetadas negativamente pelo uso crescente de “canetas do emagrecimento”.

Isso porque a empresa de Jorge Paulo Lemann atua majoritariamente na indústria de bebidas e nos segmentos de bares e restaurantes — setores que devem ser fortemente impactados pelas "canetas do emagrecimento", segundo a gestora.

Além disso, a indústria de bares e restaurantes deve ser afetada pelos novos hábitos de consumo — o que inclui companhias como a Zamp (ZAMP3), dona do Burger King no Brasil, e IMC (MEAL3), que administra as redes de fast-food KFC, Frango Assado e da Pizza Hut.

Para a gestora, além da Ambev, as empresas do varejo de alimentos, como Pão de Açúcar (PCAR3), Grupo Mateus (GMAT3), Carrefour (CFRB3) e Assaí (ASAI3) devem ser impactadas por uma possível redução do consumo de alimentos adquiridos nas lojas.

Leia a reportagem completa.

2- Amante tem direito a herança? Fui ‘a outra’ por 15 anos, e ele me sustentava; e agora, ficarei sem nada? 

A legislação brasileira não permite a poligamia, mas como a vida real é sempre mais “cinzenta” do que o “preto e branco” da teoria, as famílias muitas vezes tomam configurações… criativas – cada vez mais.

Relacionamentos extraconjugais, famílias paralelas, filhos de múltiplos relacionamentos e, mais modernamente, relações poliamorosas, exigem da Lei e da Justiça interpretações que não deixem desamparadas as pessoas que de fato possam vir a ter algum direito no meio desses arranjos todos – caso sobretudo dos filhos nascidos dessas uniões.

Mas e quando não há filhos? Na coluna da Dinheirista desta semana, uma mulher conta que foi amante de um homem por 15 anos e que ele a sustentava, mas agora ele morreu, e ela quer saber se tem direito a herança. Será?

A resposta, você confere clicando aqui.

3- Lançamentos de 2024: confira 6 modelos de SUVs "acessíveis" que chegam às lojas neste ano 

O ano de 2024 começa com muita expectativa para a indústria automotiva após a publicação da Medida Provisória 1.205, que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação ou Mover.

O programa prevê uma nova fase de incentivos ao setor até 2028 em troca de investimentos em descarbonização e em pesquisa e desenvolvimento da indústria.

A concretização da reforma tributária, melhores condições de crédito e decisões econômicas, como a retomada da cobrança do imposto de importação para veículos eletrificados, são outras ações que afetam diretamente o mercado.

Ainda assim, montadoras e importadoras devem promover mais de 40 lançamentos no Brasil neste ano, em todos os segmentos.

Elétricos e híbridos continuam em ascensão, assim como as carrocerias dos SUVs, que se multiplicam nos portfólios das marcas. Ainda assim, há novos sedãs e até uma station wagon esportiva a caminho.

O mercado também verá a chegada de novas marcas, não por acaso chinesas, que trazem novidades eletrificadas e prometem concorrer em alto nível.

Renault, Toyota e uma marca chinesa estão entre as que devem colocar novos modelos de SUVs nas lojas brasileiras neste ano.

Saiba mais sobre os lançamentos aqui.

4- Terceira guerra mundial bate na porta: as condições para o conflito

Um confronto dos EUA com a China ou com a Rússia — esses seriam os gatilhos que muitos esperam para a terceira guerra mundial, mas o que poucos sabem é que as condições para um conflito global já estão sobre a mesa. 

Segundo especialistas, não é necessário enfrentamento bélico ou nuclear entre essas grandes potências para que o mundo passe pela terceira guerra mundial. 

Isso porque o mundo já vive guerras generalizadas: o conflito na Ucrânia, as insurreições na África, o conflito entre Israel e o Hamas em Gaza e as atividades militares no Mar Vermelho, no Golfo Pérsico e no Oceano Índico.

“Na década de 1930 houve guerras separadas que se fundiram no que hoje chamamos de Segunda Guerra Mundial”, disse Gordon Chang, pesquisador sênior do Instituto Gatestone e autor de “A China está indo para a guerra", para o Business Insider. 

De acordo com ele, a mesma dinâmica existe hoje. “É inteiramente possível, e algumas pessoas podem até argumentar que é provável que estas [guerras] se fundam em um conflito global”, afirmou. 

Confira a reportagem completa.

5- Este fundo imobiliário pagará dividendos extras de R$ 21 por cota neste mês após locatário antecipar pagamento de multa

Perder um inquilino normalmente é uma dor de cabeça para quem vive da locação de imóveis. Mas, no caso dos investidores do fundo imobiliário Rio Bravo Oportunidades Imobiliárias (RBOP11), a rescisão antes do fim do prazo do contrato ao menos renderá dividendos fartos em janeiro.

Isso porque o FII anunciou ter recebido antecipadamente o pagamento de uma das parcelas de uma multa semestral devida pelo Banco Mercantil.

A instituição financeira locava 100% de um dos imóveis do fundo e decidiu, em dezembro de 2022, deixar o espaço. Após conversas com a gestão, o banco aceitou continuar ocupando cerca de 18% do imóvel. Vale destacar que esta locação é responsável por toda a receita do fundo.

Mas, como ainda haveria a rescisão antecipada do contrato referente ao restante do espaço, a empresa cumpriu um aviso prévio de oito meses e ainda teria que pagar uma multa ao RBOP11.

Veja a reportagem na íntegra.

Compartilhe

de repente no mercado

LCIs e LCAs ‘obrigam’ investidores a buscar outros papéis na renda fixa, enquanto a bolsa tem que ‘derrotar vilões’ para voltar a subir em 2024

28 de abril de 2024 - 12:00

Vale divulga balanço do 1T24 e elétricas sofrem com performance negativa; veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

Ficou no prejuízo?

Comprei um carro com meu namorado, mas terminamos e ele não me pagou a parte dele; o que fazer para não tomar calote?

27 de abril de 2024 - 8:00

Ex-namorado da leitora não pagou a parte dele nem se movimenta para vender o carro; e agora?

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar