🔴 +30 RECOMENDAÇÕES DE ONDE INVESTIR EM DEZEMBRO – VEJA AQUI

500% de lucro com a queda das ações do Bradesco (BBDC4) — como ganhar dinheiro com empresas com problemas

Uma empresa não precisa estar “voando” para que você consiga ganhar dinheiro com ela

16 de fevereiro de 2024
6:10 - atualizado às 8:46
Bradesco
Imagem: Shutterstock

Na semana passada, comentamos sobre os resultados muito ruins do Bradesco, e se valia a pena investir nas ações do banco após a enorme derrocada de BBDC4.

Resumindo rapidamente o que conversamos, a minha conclusão é que mesmo com múltiplos menores que os pares, o Bradesco deverá ter uma trajetória difícil de recuperação nos próximos anos, e por isso recomendo ficar de fora dos papéis. Você pode ler a coluna na íntegra.

Mas quem disse que só dá para ganhar dinheiro com o Bradesco comprando as suas ações?

Olha só os ganhos que meus assinantes conseguiram capturar com uma aposta feita justamente no movimento das ações do banco após os resultados.

A diferença é que, ao invés de investir nas ações para ganhar com alta delas, eu recomendei opções de venda (put), ativos que se valorizam quando as ações caem.

Leia Também

Como você pode ver, a valorização foi grande!

Bradesco: uma desconfiança de longa data

A verdade é que eu já não venho confiante nos resultados do Bradesco há um bom tempo. Inclusive, na divulgação dos resultados do 3T22, ainda em 2022, também recomendei uma put.

Naquela ocasião, o Bradesco também decepcionou, e trouxe bons ganhos para os meus seguidores.

Mas o que eu realmente quero que você entenda é que uma empresa não precisa estar "voando" para que você consiga ganhar dinheiro com ela.

Na verdade, mesmo que ela esteja atravessando uma fase ruim, ainda dá para você conseguir lucros muito interessantes, desde que utilize os ativos corretos, da maneira correta.

Com opções, um investidor consegue ganhar dinheiro tanto com movimentos de alta intensa, como queda intensa das ações. O importante é acertar a direção e o timing do movimento.

Antes que você ache que estou aqui prometendo que consigo prever o lado e a intensidade do movimento das ações antes que elas aconteçam, não é isso!

Aliás, eu erro bastante, e acredito que estou entre os poucos profissionais do mercado financeiro que admitem isso.

Mas a grande sacada dessa estratégia de compra de opções é que mesmo errando mais vezes do que acertando, você ainda pode ter um saldo positivo.

Voltemos ao exemplo de BBDCO164 da semana passada, que valorizou 591%. Como o máximo que você pode perder ao comprar uma opção é o dinheiro investido nela (-100%), isso significa que mesmo que você tivesse comprado quatro opções que te trouxessem perda máxima de 100%, um único ganho de 591% seria suficiente para compensar todas aquelas perdas e ainda deixar você com um lucro no bolso.

O grande erro e a minha missão

Eu trabalho com opções na Empiricus há muitos anos e, na minha opinião, o grande erro dos investidores quando entram neste mercado é acreditar que eles têm o poder de adivinhar o que vai acontecer com as ações, quando vai acontecer e que vão conseguir acertar muito mais do que errar.

É crucial que você entenda que a estratégia aqui não é evitar perdas, porque elas vão acontecer com muita frequência, mas sim garantir que elas não machuquem você até que o grande ganho aconteça, compense todas as perdas anteriores, e ainda deixe você com um bom lucro no bolso.

Pode parecer besteira, mas se todas as pessoas entendessem esse conceito simples sobre as opções, ninguém sairia por aí falando mal delas.

Para falar a verdade, quando você ouvir alguém falando mal de opções, é bem provável que a pessoa em questão é que tenha sido mais gananciosa do que deveria, e utilizado esse ativo incrível de uma maneira equivocada.

Na série Flash Trader, minha missão não é apenas recomendar opções. Antes de qualquer coisa, meu objetivo é desmistificar esses ativos, mostrar a maneira correta de utilizá-los, e deixar claro que qualquer pessoa pode ganhar dinheiro com eles, sempre com muita disciplina.

Se quiser diversificar seus investimentos e aprender um pouco melhor sobre essa estratégia, deixo aqui o convite.

E lembre-se: ainda estamos no início da temporada de divulgação de balanços do quarto trimestre de 2023, e podemos ter outros resultados surpreendentes como o do Bradesco pela frente.

  • Fique por dentro dos resultados das empresas no 4T23: os analistas da Empiricus Research estão disponibilizando análises GRATUITAS dos balanços para que você saiba o que fazer com cada ação após a divulgação dos números. Clique aqui para receber.

Um grande abraço e até a semana que vem!

Ruy

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os testes da família Bolsonaro, o sonho de consumo do Magalu (MGLU3), e o que move a bolsa hoje

9 de dezembro de 2025 - 8:17

Veja por que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro à presidência derrubou os mercados; Magazine Luiza inaugura megaloja para turbinar suas receitas

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O suposto balão de ensaio do clã Bolsonaro que furou o mercado: como fica o cenário eleitoral agora?

9 de dezembro de 2025 - 7:25

Ainda que o processo eleitoral esteja longe de qualquer definição, a reação ao anúncio da candidatura de Flávio Bolsonaro deixou claro que o caminho até 2026 tende a ser marcado por tensão e volatilidade

RALI, RUÍDO E POLÍTICA

Felipe Miranda: Os últimos passos de um homem — ou, compre na fraqueza

8 de dezembro de 2025 - 19:58

A reação do mercado à possível candidatura de Flávio Bolsonaro reacende memórias do Joesley Day, mas há oportunidade

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Bolha nas ações de IA, app da B3, e definições de juros: veja o que você precisa saber para investir hoje

8 de dezembro de 2025 - 8:14

Veja o que especialista de gestora com mais de US$ 1,5 trilhão em ativos diz sobre a alta das ações de tecnologia e qual é o impacto para o mercado brasileiro. Acompanhe também a agenda da semana

TRILHAS DE CARREIRA

É o fim da pirâmide corporativa? Como a IA muda a base do trabalho, ameaça os cargos de entrada e reescreve a carreira

7 de dezembro de 2025 - 8:00

As ofertas de emprego para posições de entrada tiveram fortes quedas desde 2024 em razão da adoção da IA. Como os novos trabalhadores vão aprender?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As dicas para quem quer receber dividendos de Natal, e por que Gerdau (GGBR4) e Direcional (DIRR3) são boas apostas

5 de dezembro de 2025 - 8:05

O que o investidor deve olhar antes de investir em uma empresa de olho dos proventos, segundo o colunista do Seu Dinheiro

SEXTOU COM O RUY

Tsunami de dividendos extraordinários: como a taxação abre uma janela rara para os amantes de proventos

5 de dezembro de 2025 - 6:02

Ainda que a antecipação seja muito vantajosa em algumas circunstâncias, é preciso analisar caso a caso e não se animar com qualquer anúncio de dividendo extraordinário

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Quais são os FIIs campeões de dezembro, divulgação do PIB e da balança comercial e o que mais o mercado espera para hoje

4 de dezembro de 2025 - 8:29

Sete FIIs disputam a liderança no mês de dezembro; veja o que mais você precisa saber hoje antes de investir

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Copel (CPLE3) é a ação do mês, Ibovespa bate novo recorde, e o que mais movimenta os mercados hoje

3 de dezembro de 2025 - 8:24

Empresa de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, a Copel é a favorita para investir em dezembro. Veja o que mais você precisa saber sobre os mercados hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Mais empresas no nó do Master e Vorcaro, a escolha do Fed e o que move as bolsas hoje

2 de dezembro de 2025 - 8:16

Titan Capital surge como peça-chave no emaranhado de negócios de Daniel Vorcaro, envolvendo mais de 30 empresas; qual o risco da perda da independência do Fed, e o que mais o investidor precisa saber hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A sucessão no Fed: o risco silencioso por trás da queda dos juros

2 de dezembro de 2025 - 7:08

A simples possibilidade de mudança no comando do BC dos EUA já começou a mexer na curva de juros, refletindo a percepção de que o “jogo” da política monetária em 2026 será bem diferente do atual

EXILE ON WALL STREET

Tony Volpon: Bolhas não acabam assim

1 de dezembro de 2025 - 19:55

Wall Street vivencia hoje uma bolha especulativa no mercado de ações? Entenda o que está acontecendo nas bolsas norte-americanas, e o que a inteligência artificial tem a ver com isso

DÉCIMO ANDAR

As lições da Black Friday para o universo dos fundos imobiliários e uma indicação de FII que realmente vale a pena agora

30 de novembro de 2025 - 8:00

Descontos na bolsa, retorno com dividendos elevados, movimentos de consolidação: que tipo de investimento realmente compensa na Black Friday dos FIIs?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os futuros dividendos da Estapar (ALPK3), o plano da Petrobras (PETR3), as falas de Galípolo e o que mais move o mercado

28 de novembro de 2025 - 8:25

Com mudanças contábeis, Estapar antecipa pagamentos de dividendos. Petrobras divulga seu plano estratégico, e presidente do BC se mantém duro em sua política de juros

SEXTOU COM O RUY

Jogada de mestre: proposta da Estapar (ALPK3) reduz a espera por dividendos em até 8 anos, ações disparam e esse pode ser só o começo

28 de novembro de 2025 - 6:01

A companhia possui um prejuízo acumulado bilionário e precisaria de mais 8 anos para conseguir zerar esse saldo para distribuir dividendos. Essa espera, porém, pode cair drasticamente se duas propostas forem aprovadas na AGE de dezembro.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A decisão de Natal do Fed, os títulos incentivados e o que mais move o mercado hoje

27 de novembro de 2025 - 8:23

Veja qual o impacto da decisão de dezembro do banco central dos EUA para os mercados brasileiros e o que deve acontecer com as debêntures incentivadas, isentas de IR

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Corte de juros em dezembro? O Fed diz talvez, o mercado jura que sim

27 de novembro de 2025 - 7:49

Embora a maioria do mercado espere um corte de 25 pontos-base, as declarações do Fed revelam divisão interna: há quem considere a inflação o maior risco e há quem veja a fragilidade do mercado de trabalho como a principal preocupação

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O mercado realmente subestima a Selic?

26 de novembro de 2025 - 19:30

Dentro do arcabouço de metas de inflação, nosso Bacen dá mais cavalos de pau do que a média global. E o custo de se voltar atrás para um formulador de política monetária é quase que proibitivo. Logo, faz sentido para o mercado cobrar um seguro diante de viradas possíveis.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

As projeções para a economia em 2026, inflação no Brasil e o que mais move os mercados hoje

26 de novembro de 2025 - 8:36

Seu Dinheiro mostra as projeções do Itaú para os juros, inflação e dólar para 2026; veja o que você precisa saber sobre a bolsa hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Os planos e dividendos da Petrobras (PETR3), a guerra entre Rússia e Ucrânia, acordo entre Mercosul e UE e o que mais move o mercado

25 de novembro de 2025 - 8:20

Seu Dinheiro conversou com analistas para entender o que esperar do novo plano de investimentos da Petrobras; a bolsa brasileira também reflete notícias do cenário econômico internacional

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar