Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos
MAIS VAGAS

Concurso público: Ministério de Pesca e Aquicultura vai abrir inscrições para mais de 200 vagas em breve; confira

Com a autorização do governo, a expectativa é de que o edital com informações sobre remuneração inicial e datas de prova seja divulgado até julho

mulher preenchendo gabarito do CNU 2025
Imagem: Pixabay/iStock

Ano novo, emprego novo. O Ministério da Pesca e Aquicultura (MPA) foi autorizado a realizar concurso público para a contratação de 264 temporários em cargos de nível superior.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As vagas são para atender as demandas administrativas, judiciais e gerenciais relacionadas ao setor pesqueiro no país. Os selecionados serão contratados por quatro anos, prorrogáveis por mais um.

A remuneração inicial será divulgada posteriormente pelo MPA. No último concurso da pasta, realizado em 2010, o salário para os cargos de nível superior eram de R$ 3,1 mil, em valores da época.

O edital com o cronograma e a banca responsável pelo processo seletivo deverá ser informado em no máximo seis meses. Ou seja, a expectativa é de que novas informações sejam apresentadas até 2 de julho.

O concurso deverá prever a reserva de vagas conforme previsto nas leis.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quem pode participar?

Em linhas gerais, os concursos possuem um padrão de requisitos. Ou seja, para participar de qualquer processo seletivo na esfera público é necessário:

Leia Também

COMPLEXO DE DEUS

“Não é uma ameaça”: CEO da Nvidia solta o verbo sobre impacto das IAs no mercado de trabalho e projeções apocalípticas

INÍCIO DE CARREIRA

Estágios e trainees: PepsiCo, RD Saúde, VTEX e outras empresas oferecem salários de até R$ 14 mil e estão com vagas abertas

  • Ter nacionalidade brasileira ou portuguesa;
  • Estar quite com as obrigações eleitorais;
  • Ter entre 18 anos e 75 anos de idade na data da posse;
  • Ter aptidão física e mental;
  • Apresentar CPF e demais documentos oficiais, como certidão de nascimento ou casamento e título de eleitor;
  • Não receber proventos de aposentadoria ou remuneração de cargos públicos.

Nesse concurso, há também a exigência de formação completa em curso de nível superior.

LEIA TAMBÉM: Enem do serviço público vem aí: Concurso Público Nacional Unificado ganha data de prova em 2024 e inscrições começam em janeiro

Concurso: vagas disponíveis

Segundo as informações preliminares publicadas no Diário Oficial da União desta terça-feira (3), em portaria conjunta do MPA com o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, as 264 vagas disponíveis serão distribuídas da seguinte maneira:

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Qualquer formação de nível superior - 97 vagas;
  • Engenharia da pesca, oceanografia e biologia - 73 vagas;
  • Administração e gestão pública - 20 vagas;
  • Tecnologia da Informação - 17 vagas;
  • Direito - 16 vagas;
  • Economia - 8 vagas;
  • Recursos humanos - 7 vagas;
  • Jornalismo - 7 vagas;
  • Assistência social e sociologia - 6 vagas;
  • Engenharia civil - 3 vagas;
  • Design gráfico - 2 vagas;
  • Contabilidade - 2 vagas;
  • Arquitetura - 1 vaga;
  • Marketing - 1 vaga.

*Com informações de Agência Brasil

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
1 de maio de 2026 - 6:48
Carteira de trabalho brasileira/emprego 13 de abril de 2026 - 14:48

CARTEIRA ASSINADA

Nem Uber, nem PJ: jovens seguem preferindo a estabilidade da CLT 

13 de abril de 2026 - 14:48
estágio-trainee-vagas-carreira-trabalho 13 de abril de 2026 - 13:32
10 de abril de 2026 - 16:02
carteira de trabalho clt SD 2 de abril de 2026 - 14:49
Lojas Renner, C&A e Riachuelo vagas 27 de março de 2026 - 10:28
25 de março de 2026 - 18:32
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar
Jul.ia
Jul.ia
Jul.ia

Olá, Eu sou a Jul.ia, Posso te ajudar com seu IR 2026?

FAÇA SUA PERGUNTA
Dúvidas sobre IR 2026?
FAÇA SUA PERGUNTA
Jul.ia
Jul.ia