🔴 5 MOEDAS PARA MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 400X – VEJA COMO ACESSAR LISTA

Ricardo Gozzi
OLHA O CARTEIRO

Para Lula, com carinho? Chance de Roberto Campos Neto ter que mandar cartinha ao CMN por estouro da meta de inflação aumenta

Probabilidade de o Banco Central estourar a meta de inflação pelo terceiro ano seguido aumentou de 61% para 67% no RTI

Ricardo Gozzi
28 de setembro de 2023
14:58
Imagem: Agência Brasil/Montagem Felipe Alves

Na quarta-feira (27) houve um chá da tarde no Palácio do Planalto.

“Excelente e produtivo”, nas palavras do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o evento deixou no ar a expectativa de reuniões periódicas entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto.

Mesmo que Campos Neto não se torne um frequentador assíduo do Palácio do Planalto, é cada vez mais provável que um de seus próximos contatos com Lula se dê por meio de carta.

É o que indica o Relatório Trimestral de Inflação (RTI), divulgado na manhã desta quinta-feira (28) pelo BC.

Ah, a meta de inflação…

Sempre que o RTI sai, os ávidos tradutores de economês debruçam-se principalmente sobre as projeções macroeconômicas da autoridade monetária.

Para além dos ajustes nas diretrizes e nas expectativas do BC para o PIB e a inflação (aqui é possível obter acesso ao relatório completo), uma informação que costuma passar despercebida chamou a atenção dos observadores desta vez.

As chances de o Banco Central estourar a meta de inflação de 2023 aumentaram, segundo o RTI.

No cenário de referência do BC, a probabilidade de a inflação deste ano ficar acima do teto da meta é de 67%. No RTI anterior, divulgado em junho, a chance era calculada em 61%.

De acordo com as projeções atuais do BC, a inflação medida pelo IPCA deve fechar o ano em torno de 5,00%. O teto da meta de inflação para 2023 é de 4,75%.

A DINHEIRISTA – Crise nas Casas Bahia: Estou perdendo rios de dinheiro com ações VIIA3 (que viraram BHIA3). E agora?

BC não consegue manter a inflação dentro da meta desde 2020

Caso os temores do Banco Central se confirmem, este será o terceiro ano seguido no qual a autoridade monetária terá de se justificar pelo estouro da meta de inflação.

Não custa lembrar que um dos focos das críticas de Lula ao BC eram as metas, por ele consideradas baixas para a realidade brasileira.

No fim de junho, o Conselho Monetário Nacional (CMN), onde o governo tem maioria, decidiu adotar o regime de metas contínuas de inflação, mas não mexeu nas metas propriamente ditas.

Uma questão de honra para Roberto Campos Neto

Para Roberto Campos Neto, a situação talvez já esteja próxima de se transformar em uma questão de honra.

Isso porque desde 2021, quando o Congresso concedeu autonomia formal ao BC, a autoridade monetária não conseguiu trazer a inflação para dentro da meta.

Diante disso, como manda a lei, RCN precisou endereçar uma carta ao Conselho Monetário Nacional (CMN) explicando tintim por tintim os motivos que levaram ao estouro da meta em 2021 e em 2022.

E a probabilidade de o mesmo ocorrer neste ano é alta — mais precisamente de 67%, como mostra o RTI de setembro.

Para o CMN, aos cuidados de Lula

O CMN é presidido atualmente por Haddad. A outra cadeira do triunvirato é ocupada pela ministra do Planejamento, Simone Tebet.

Embora a carta seja formalmente endereçada a eles, podemos dizer que o destinatário final é Lula, a quem Haddad e Simone respondem.

Justo agora que Lula e Roberto Campos Neto aparentemente começaram a se entender.

Compartilhe

ACONTECE EM OUTUBRO

Aquecendo os motores para as eleições municipais: Testes em urnas eletrônicas reiteram que sistema de votação é seguro

18 de maio de 2024 - 11:55

Dos 35 planos de teste realizados, cinco apontaram melhorias nos sistemas, que foram acatadas pelos técnicos do tribunal

"TUDO NORMAL"

Jair Bolsonaro recebe alta após 13 dias internado e já anuncia planos

17 de maio de 2024 - 16:46

“Em uma semana, tudo normal”, escreveu no X (antigo Twitter) Bolsonaro, que estava com quadro de erisipela e desconforto abdominal

VAI MELHORAR?

O que Haddad espera da economia? Projeções da Fazenda esperam inflação e PIB maiores para 2024

16 de maio de 2024 - 15:33

Para 2025, a projeção de IPCA passou de 3,10% para 3,20%. A atualização acontece um mês após o último boletim macrofiscal da SPE.

POLÍTICA

Sérgio Moro vai perder o mandato? Veja como será o julgamento do senador no TSE

16 de maio de 2024 - 11:14

Julgamento que pode resultar na cassação do mandato de Sérgio Moro e torná-lo inelegível começa hoje no TSE

PESQUISA QUAEST

Lula “merece” ou não ser reeleito? Pesquisa aponta nome mais forte que Jair Bolsonaro para eleição de 2026

13 de maio de 2024 - 8:35

Vale lembrar que Bolsonaro está inelegível até a eleição de 2030, de acordo com uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE)

DECISÃO DA CORTE

STF barra indicações políticas para estatais — mas mantém nomeações feitas por Lula

10 de maio de 2024 - 9:19

Assim, com a decisão, ficam proibidas futuras nomeações políticas para cargos de chefia em empresas públicas, sociedades de economia mista e suas subsidiárias

LEVANTAMENTO

Governo Lula melhor que o de Bolsonaro? Veja o que a pesquisa CNT/MDA descobriu

7 de maio de 2024 - 18:32

O levantamento foi encomendado pela Confederação Nacional dos Transportes (CNT) e executado pelo Instituto MDA Pesquisa. A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais.

NAS CASAS LEGISLATIVAS

Comissão do Senado dá sinal verde para projeto de lei que recria seguro obrigatório DPVAT e libera R$ 15 bilhões de crédito

7 de maio de 2024 - 14:49

“A recriação do DPVAT, agora SPVAT, não tem nenhum condão do ponto de vista do governo de fazer caixa”, disse o senador Jaques Wagner durante a votação

VOCÊ ESTÁ COM TUDO EM ORDEM?

Eleitor tem dois dias para regularizar título para as eleições municipais de 2024; confira como consultar e resolver as pendências

6 de maio de 2024 - 14:10

Eleitores com biometria cadastrada podem realizar regularização por meio do site do TSE; no Rio Grande do Sul, prazo para resolução de pendências foi estendido

'Crise na democracia'

Deputados dos EUA reorganizam audiência para discutir suposta ‘crise’ no Brasil por decisões da Justiça no combate às fake news nas redes sociais

1 de maio de 2024 - 14:45

Audiência pública convocada por republicanos tem apoio de políticos bolsonaristas e convidou ativista que chamou o ministro Alexandre de Moraes de “ditador”

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar