Três meses já se passaram desde a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A data foi marcada pela divulgação, no sábado (1), da primeira pesquisa Datafolha avaliando o desempenho de Lula em seu terceiro mandato.
Para além dos resultados globais da sondagem, Lula e sua equipe provavelmente passaram parte do fim de semana que marcou o 91º e o 92º dias do novo governo debruçados sobre os acertos e os erros atribuídos ao presidente.
A margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.
Os acertos de Lula
A área de atuação com mais menções positivas (16%) entre os entrevistados é a questão indígena.
O combate à miséria vem na sequência, com 12% de menções positivas.
Em seguida, a promoção da cultura (8%) e da igualdade racial (7%) aparecem como as mais elogiadas.
Coincidência ou não, as ações de Lula vistas positivamente pelo público ocorrem em áreas negligenciadas sob seu antecessor, Jair Bolsonaro.
Ainda de acordo com o Datafolha, 80% acreditam que Lula está certo ao pressionar o Banco Central por um corte na taxa de juros. Em contrapartida, 16% acham que ele erra ao criticar a autoridade monetária.
Os erros de Lula
A condução da economia foi a área mais criticada pelos entrevistados (15%). As menções positivas à área econômica atingiram apenas 3%.
Na sequência, saúde e segurança pública são vistas negativamente por 12% no Datafolha.
O combate ao desemprego e à corrupção receberam críticas de 10% dos participantes da pesquisa.
- O Seu Dinheiro está cobrindo os fatos mais relevantes dos 100 primeiros dias do Governo Lula. Clique aqui para acompanhar.
Nada bom/nada ruim
Há também quem não veja nada de bom nem nada ruim no novo governo.
Das 2.028 pessoas entrevistadas entre 29 e 30 de março, 13% não mencionaram nenhuma área positiva sob Lula.
Em contrapartida, 7% dos entrevistados disseram não ver nenhuma área desatendida pelo novo governo.
Passado, presente e futuro
Em meio à cristalização de um ambiente político polarizado, a popularidade de Lula anda longe dos dias de glória do fim de seu segundo mandato.
Para 51% dos entrevistados no Datafolha, Lula fez menos do que se esperava dele nos primeiros três meses de governo. Ao mesmo tempo em que 25% acham que o presidente fez o que se esperava, 18% acreditam que ele já fez mais do que se esperava.
O Datafolha também questionou os entrevistados sobre as expectativas de futuro.
Enquanto 28% acreditam que Lula cumprirá tudo o que prometeu em campanha, 21% acham que nada será cumprido. Ao mesmo tempo, 50% acham que a maioria das promessas não será atendida.
Ainda em relação ao futuro, 50% dos entrevistados acreditam que Lula fará um governo ótimo ou bom, 27% esperam um desempenho regular e 21% antecipam um mandato ruim ou péssimo.