Site icon Seu Dinheiro

Trump se entrega à justiça dos EUA antes de seu aniversário: o que se sabe até agora das acusações contra o ex-presidente

Homem apontando para si mesmo, vestindo terno preto, camisa branca e gravata azul, com fundo de bandeiras dos EUA

Donald Trump

O ex-presidente dos EUA, Donald Trump, se entregou à Justiça norte-americana nesta terça-feira (13) — véspera do seu aniversário de 77 anos — para ouvir formalmente as acusações que podem levar a uma condenação de até 20 anos de prisão

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Um comboio atravessou as ruas de Miami para que Trump chegasse ao prédio do tribunal da Justiça federal da cidade. Avenidas foram bloqueadas para o trânsito comum. 

Não havia câmeras nem transmissões ao vivo da audiência. Os jornalistas que foram autorizados a entrar na corte tiveram que deixar os telefones do lado de fora.

Havia a expectativa de tumulto, e a segurança na região foi reforçada, mas no fim das contas a aglomeração perto do prédio do tribunal foi menor do que se projetava. 

As 37 acusações

Trump se apresentou à Justiça para ouvir as 37 acusações criminais depois que documentos sigilosos foram encontrados em seu resort em Mar-a-Lago, na Flórida, em agosto do ano passado. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Segundo o Departamento de Justiça dos EUA, Trump reteve intencionalmente centenas de documentos confidenciais que levou da Casa Branca depois de deixar a presidência, colocando a segurança dos EUA em risco.

Confira algumas das acusações contra Trump: 

Acusações também foram feitas contra Walt Nauta, um assessor pessoal de Trump. O ex-manobrista militar da Casa Branca é acusado de mover arquivos para escondê-los do FBI.

A lei norte-americana obriga os presidentes a enviarem todos os e-mails, cartas e outros documentos de trabalho para o Arquivo Nacional e proíbe a manutenção de segredos de Estado em locais não autorizados e considerados inseguros.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump vai para a cadeia?

Trump é acusado de manter os arquivos confidenciais em sua propriedade na Flórida, inclusive em um salão de baile e um banheiro, e mentir para os investigadores.

Os procuradores alegam ainda que ele tentou obstruir a investigação sobre o manuseio dos documentos.

Trump, que está concorrendo à presidência novamente em 2024, nega qualquer irregularidade.

Mas especialistas jurídicos dizem que as acusações criminais contra Trump podem levar a uma pena de prisão substancial se ele for condenado — que pode chegar a 20 anos de prisão. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O documento de 49 páginas contém as primeiras acusações federais contra um ex-presidente dos EUA. Os documentos confidenciais continham informações sobre:

Os promotores dizem que, quando Trump deixou o cargo, ele levou cerca de 300 arquivos confidenciais para Mar-a-Lago — sua casa à beira-mar em Palm Beach, que também é um amplo clube privado para membros.

VEJA TAMBÉM — AÇÕES DA B3 (B3SA3) PODEM SUBIR 30%: É HORA DE COMPRAR! VEJA OUTROS 3 PAPÉIS PARA COMPRAR AGORA

*Com informações da BBC e do G1

Exit mobile version