🔴 ESTA FERRAMENTA PODE MULTIPLICAR SEU INVESTIMENTO EM ATÉ 285% – SAIBA MAIS

Carolina Gama
Formada em jornalismo pela Cásper Líbero, já trabalhou em redações de economia de jornais como DCI e em agências de tempo real como a CMA. Já passou por rádios populares e ganhou prêmio em Portugal.
TENSÃO NO AR

Balão da discórdia: o recado que a China mandou para os EUA após nova crise de espionagem

Embora tenha colocado panos quentes sobre o que chamou de incidente, Pequim também subiu o tom contra Washington

Carolina Gama
6 de fevereiro de 2023
19:55
Xi Jinping; computadores china
Xi Jinping, presidente da China - Imagem: Wikimedia Commons

O mundo ainda não conseguiu dar um fim na guerra entre Rússia e Ucrânia e se vê — mais uma vez — às voltas com a escalada da tensão entre  EUA e China. Dessa vez, o motivo é um balão. 

Tudo começou na última quinta-feira (2), quando um balão chinês misterioso apareceu nos céus do estado norte-americano de Montana. Desde então, Pequim e Washington enfrentam uma crise diplomática.

A reação dos EUA foi imediata. Depois de derrubar o balão, o governo de Joe Biden não economizou nas palavras, classificando a situação como um ato irresponsável e que violava a soberania norte-americana e o direito internacional.

A China, por sua vez, disse que não passava de um aparato tecnológico usado para pesquisas meteorológicas, mas que foi desviado pelos ventos.

Mas a crise já estava instalada e o secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, resolveu adiar indefinidamente sua viagem a Pequim — a previsão inicial era de que ele visitasse a China no domingo (5) e nesta segunda-feira (6).

Imagem ampliada do balão chinês

China manda recado para os EUA

Em meio à escalada de tensão, a China mandou hoje um recado para os EUA. A porta-voz do Ministério das Relações Exteriores chinês, Mao Ning, pediu a ambos os lados que mantenham a calma.

“O que quero enfatizar em relação a esse acidente inesperado é que ambos os lados, especialmente os EUA, devem manter a calma”, disse Mao na primeira coletiva após Blinken resolver adiar a viagem a Pequim. 

A porta-voz enfatizou ainda a natureza acidental da trajetória de voo do balão e disse que a China perdeu o controle de outros veículos desse tipo. 

Quando questionada sobre quem ou que tipo de empresa fez o balão, Mao se recusou a compartilhar detalhes.

Mao reiterou ainda os apelos da China por “respeito mútuo, coexistência pacífica e cooperação ganha-ganha” no relacionamento bilateral.

Mas não foi só de palavras amenas que o recado da China foi feito — Pequim também subiu o tom contra a decisão de Washington de derrubar o balão. 

Após passar dias sobrevoando o território norte-americano, o balão foi derrubado no mar no estado da Carolina do Sul no final de semana.  

O plano inicial era derrubá-lo dentro do estado de Montana, mas os EUA decidiram que seria melhor esperar ele chegar no mar para que não houvesse a possibilidade de destroços caírem sobre áreas habitadas.

Depois disso, o Ministério das Relações Exteriores da China expressou "forte insatisfação e protesto contra o uso da força pelos EUA para atacar aeronaves civis não tripuladas".

De acordo com o jornal japonês Sankei, Washington teria sugerido ainda a implantação de mísseis de médio alcance no Japão como parte de um plano para reforçar as defesas contra a China.

  •  Como investir em 2023? Com o início do novo governo Lula, a guerra entre Ucrânia e Rússia e o medo de uma recessão nas principais economias do mundo, é normal que o investidor não saiba muito o que fazer agora. Por isso, este material exclusivo do Seu Dinheiro revela as melhores oportunidades de investimento nas principais classes de ativos para quem não quer perder dinheiro em 2023. CONFIRA AQUI GRATUITAMENTE

A crise diplomática instalada

O caso do balão gerou uma nova crise entre as duas maiores potências do mundo — reforçada pelo cancelamento da visita do secretário de estado norte-americano a Pequim. 

Os planos para a viagem de Blinken foram anunciados em novembro, depois que o presidente chinês, Xi Jinping, e Biden tiveram seu primeiro encontro pessoal durante o atual governo.

A notícia da reunião e as expectativas de que Blinken visitaria Pequim aumentaram as esperanças de mais estabilidade no tenso relacionamento EUA-China.

Antes da visita de Blinken, o porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Ned Price, disse a repórteres que um dos objetivos das conversas de alto nível com Pequim era a “gestão responsável” do relacionamento bilateral “mais importante” do mundo. 

Essas conversas, acrescentou, visam garantir que “a competição não se transforme em conflito”.

Compartilhe

DE OLHO NAS REDES

Os EUA conseguem viver com os juros nas alturas — mas o resto do mundo não. E agora, quem vai ‘pagar o pato’? 

25 de abril de 2024 - 18:44

Talvez o maior ‘bicho papão’ dos mercados hoje em dia sejam os juros nos EUA. Afinal, o que todo mundo quer saber é: quando a taxa vai finalmente começar a cair por lá? As previsões têm adiado cada vez mais a tesourada inicial do Federal Reserve (Fed, BC dos EUA).  Mas a questão é: a […]

NEVER BET AGAINST FED

É tudo culpa dos juros? PIB dos EUA vem abaixo do esperado, mas outro dado deixa os mercados de cabelo em pé

25 de abril de 2024 - 13:16

A economia norte-americana cresceu 1,6% no primeiro trimestre do ano, abaixo das projeções de expansão de 2,5% e menor também que os 3,4% do quarto trimestre de 2023, mas os investidores estão olhando para outro indicador que também saiu nesta quinta-feira (25)

AVANTE, HERMANOS!

A terapia de choque de Milei deu certo? Argentina registra o primeiro superávit trimestral em 16 anos. Veja como presidente conseguiu

23 de abril de 2024 - 15:01

O chefe da Casa Rosada fez um pronunciamento em rede nacional para comemorar o feito — e alfinetar o antecessor

PDVSA EM DESTAQUE

Adeus, dólar: Com sanções de volta, Venezuela planeja usar criptomoedas para negociar petróleo

23 de abril de 2024 - 11:12

O país liderado por Nicolás Maduro vem utilizando o Tether (USDT), a terceira maior criptomoeda do mundo, para vender petróleo desde o ano passado

GUERRA HÍBRIDA

Deputados dos Estados Unidos aprovam novo pacote bilionário de apoio à Ucrânia — e Putin não deve deixar ‘barato’ 

21 de abril de 2024 - 13:18

O novo pacote também prevê ajuda a Israel e Taiwan; Rússia fala em ‘guerra híbrida’ e humilhação dos Estados Unidos em breve

A GUERRA DA TECNOLOGIA

Xô, Estados Unidos! China manda Apple retirar aplicativos de mensagens de circulação no país — mas Biden já tem uma ‘carta na manga’

21 de abril de 2024 - 9:47

WhatsApp, Threads, Signal e Telegram não estão mais disponíveis na loja de aplicativos no território chinês; deputados dos EUA aprovam projeto para banir TikTok

DE OLHO NAS REDES

Por que a China deve colocar “panos quentes” para impedir que as coisas piorem (ainda mais) no Oriente Médio? 

19 de abril de 2024 - 18:29

Enquanto as coisas parecem ficar cada vez mais delicadas no Oriente Médio, com os ataques do Irã a Israel no último final de semana, os mercados lá fora não parecem estar muito alarmados com a possibilidade de uma escalada no conflito — o que poderia ser desastroso para a economia global.  E uma das explicações […]

ESCALANDO…

É o fim da guerra das sombras? A mensagem do revide de Israel ao Irã para o mundo — e não é o que você espera

19 de abril de 2024 - 14:15

O mais recente capítulo desse embate aconteceu na madrugada desta sexta-feira (19), quando Israel lançou um ataque limitado ao Irã

RECADO DADO

A punição de Biden: EUA não perdoam ataque a Israel e castigam o Irã — mas o verdadeiro motivo das sanções não é econômico

18 de abril de 2024 - 13:17

O Tesouro norte-americano anunciou medidas contra uma dezena de pessoas e empresas iranianas e ainda avalia restrições ao petróleo do país, mas, ao contrário do que parece, medidas também mandam uma mensagem a Netanyahu

GUERRA QUENTE

Por essa nem Putin esperava: a previsão que coloca a Rússia à frente da maior economia do mundo

17 de abril de 2024 - 18:41

O Fundo Monetário Internacional (FMI) atualizou as projeções para a economia russa e os números revelam o segredo de Putin para manter o país em expansão

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar