🔴 OPÇÕES NA BOLSA: GANHOS ALTOS PODEM ACONTECER NO CURTÍSSIMO PRAZO – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Puxão de orelha

Verde vê sinais de crise de crédito no Brasil e cobra políticas públicas para enfrentá-la

Gestora de Luis Stuhlberger, a Verde alfinetou o governo Lula, que, na sua visão, tem gerado barulho

Luis Stuhlberger, gestor do fundo Verde
Luis Stuhlberger, CEO e CIO da Verde Asset - Imagem: Leo Martins

O Brasil vive sinais de um "incipiente credit crunch", nas palavras da Verde Asset, gestora do megainvestidor Luis Stuhlberger. Na carta mais recente do estrelado fundo Verde, que acumula retorno de 21.932,81% desde a sua criação, a casa diz que o enfrentamento dessa crise requer "boas políticas públicas e não bravatas".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Não por acaso, os prêmios de risco dos ativos brasileiro seguem bastante altos", afirmou a Verde.

A gestora alfinetou o novo governo, que, na sua visão, tem gerado barulho.

"Mesmo medidas corretas da perspectiva fiscal, como a reoneração dos combustíveis, conseguem ser acompanhadas de graus excessivos de ruído desnecessário e contraproducente, neste caso a taxação das exportações de petróleo e os reiterados ataques ao Banco Central", disse a Verde na carta.

Vale lembrar que, no mês passado, Stuhlberger participou de um painel no CEO Conference, evento promovido pelo BTG Pactual, no qual endossou as críticas feitas por Rogério Xavier, da SPX Capital, ao Banco Central e ao novo governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além das críticas ao cenário local em fevereiro, a Verde aproveitou para fazer uma avaliação sobre o comportamento dos ativos estrangeiros no mesmo período. Para a gestora, a economia americana surpreendeu novamente com "sinais de pujança e mais resiliência do que outros países maduros".

Leia Também

LUZES ACESAS

Volta ao presencial e ‘cheque gordo’ do Itaú (ITUB4) dão nova vida a escritórios de SP — mas nem todos os bairros ganham

Conteúdo Empiricus

Mercado de opções cresce 79% na B3 em 2026; confira como você também pode aproveitar oportunidades com esse tipo de operação na bolsa

Os dados macroeconômicos levaram a uma mudança de narrativa dos mercados. Antes, o foco na desaceleração, desinflação e mudança do Federal Reserve na direção de cortes de juros levou o dólar para baixo na comparação com outras moedas e elevou os índices de ações.

Porém, ao longo de fevereiro, o mercado teve de se adequar à mudança de narrativa e o dólar se fortaleceu, especialmente contra as moedas dos países mais ricos. Ao mesmo tempo, os juros subiram no mundo desenvolvido e as bolsas devolveram parte dos ganhos.

"Talvez o melhor exemplo desse processo seja a taxa projetada dos Fed Funds no fim de 2024: ela subiu incríveis 89bps ao longo do mês, saindo de 3,12% para 4,01%", afirmou a Verde.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Verde em fevereiro

No mês passado, o fundo Verde obteve ganho de 0,04%, ante 0,92% do CDI. O destaque positivo ficou com as posições de renda fixa, principalmente a posição comprada em inflação implícita no Brasil. Também houve desempenho positivo nas opções na curva curta americana e uma nova posição comprada em inflação implícita nos EUA. Nas moedas, o fundo teve ganhos marginais na posição vendida em euro.

Do lado negativo, a exposição em ações no Brasil e as posições em commodities - ouro, em particular - devolveram os ganhos de janeiro.

Ao final de fevereiro, o fundo manteve exposição na bolsa brasileira e voltou a implementar proteções (hedges) na bolsa americana. Na renda fixa, o Verde manteve posição comprada em inflação implícita no Brasil e zerou o risco tomado em juros na Europa. Além disso, o fundo iniciou posição tomada em juros e compradas em inflação nos EUA, sinalizando que o Verde aposta em aumento das taxas no país.

O fundo continua comprado em ouro e petróleo e encerrou a posição vendida no Euro contra compra de Real. As posições em crédito high yield global e crédito local foram mantidas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Elon Musk 20 de outubro de 2026 - 15:03
As repórteres Camille Lima (à esquerda) e Bia Azevedo (à direita) 20 de outubro de 2026 - 14:58
Carro da Mega-sena encalhado 19 de outubro de 2026 - 6:48
Uma mão segura um despertador tocando, com um calendário ao lado 19 de outubro de 2026 - 6:04
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 19 de outubro de 2026 - 5:02
bolsa famíliaPessoa segura cartão do Bolsa Família, benefício com datas de pagamento previstas para 2026. 18 de outubro de 2026 - 6:48
Carro da Mega-sena encalhado 15 de outubro de 2026 - 7:07
Carteira de trabalho CLT 14 de outubro de 2026 - 22:42
13 de outubro de 2026 - 16:07
Mega-Sena é o carro-chefe das loterias da Caixa. 13 de outubro de 2026 - 7:19
calendário, agenda, economia 12 de outubro de 2026 - 18:00
Celular com homem usando plataformas de apostas online 12 de outubro de 2026 - 14:15
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar