🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Liliane de Lima

É repórter do Seu Dinheiro. Jornalista formada pela PUC-SP, já passou pelo portal DCI e setor de análise política da XP Investimentos.

BATENDO O PONTO

O pet no escritório ajuda ou atrapalha? Saiba como funciona a iniciativa pet friendly, que se tornou uma das novas tendências no mercado de trabalho

Em maio, a Nestlé abriu seus escritórios para os pets passarem o dia de trabalho com os colaboradores; Google, Petz e Mars também são empresas pet friendly

Liliane de Lima
29 de junho de 2022
7:12 - atualizado às 17:21
pets no escritório; Nestlé torna permanente a iniciativa pet friendly
A iniciativa foi adotada a partir de 10 de maio no escritório da Nestlé Purina, em São Paulo - Imagem: Divulgação/Nestlé/Carol Sperandio

Um olho no computador e outro no gato. Essa é uma das variações da expressão popular que melhor representa o dia a dia de milhares de profissionais que passaram a trabalhar em casa em razão da pandemia. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Com o retorno ao escritório, ainda que em muitos casos no esquema híbrido, uma nova preocupação surgiu: como vou deixar o meu pet sozinho dentro de casa enquanto trabalho? Como eu não pensei nisso antes? 

Para resolver esse dilema, muitas empresas passaram a adotar a iniciativa pet friendly, expressão em inglês que significa “amigável com animais domésticos”, que podem ir para o escritório com seus donos.

A experiência, porém, não surgiu com a volta da pandemia.

A gigante de tecnologia Google, por exemplo, aceita os bichinhos no ambiente de escritório desde 2013, depois de um breve período de experimentação nos EUA. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da pandemia, vários espaços de coworking já permitiam o acesso dos animais, que viravam “mascotes” do espaço. Startups também apostaram nessa tendência para atrair e reter jovens talentos.

Leia Também

No Brasil, ainda são poucas as companhias "amigáveis" com os bichinhos de estimação — ainda que a tendência seja de crescimento.

Recentemente, a Nestlé Purina, uma marca da Nestlé, adaptou o ambiente para receber os colaboradores e seus pets. Lançada em 10 de maio, a iniciativa teve uma boa adesão e simpatizou com a cultura da empresa, que já realizava testes nos últimos 20 anos.

Companhias que atuam no mercado voltado aos animais de estimação, como a Petz e a Mars — dona das marcas Pedigree e Whiskas — também dão o exemplo e adotam os bichinhos no ambiente de trabalho.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas será que a companhia dos pets é positiva para a produtividade dos funcionários? O que dizem especialistas e empresas? Conheça as respostas nesta reportagem especial do Seu Dinheiro.

*Para essa reportagem foram entrevistados: Ana Cecília de Paula e Silva, head de marketing da Petz; Marcelo Treff, docente de gestão de pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap); Renata Silveira, médica veterinária e gerente de informação veterinária da Nestlé Brasil; Sandra Gioffi, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e; Silvia Tyrola, diretora de diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH).  

Aceitam-se pets: cultura de inclusão… 

Antes de mais nada, vale destacar que a iniciativa pet friendly não é exclusiva dos ambientes de trabalho. 

A procura por restaurantes, cinemas, shopping centers e hotéis que permitem a entrada de animais de estimação cresceu nos últimos meses. Em uma rápida pesquisa no Google Trends, por exemplo, a busca por esses termos aumentou mais de 200%, em média, no último ano. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pensando em causa e efeito, o número de animais de estimação nos lares brasileiros cresceu 30% durante a pandemia, segundo a pesquisa Radar Pet 2021, da Nestlé.

As empresas estão tentando se adaptar a essa tendência impulsionada pelo isolamento social. Por fim, a inclusão de pets virou pauta dentro do ambiente corporativo como parte da mudança da percepção do que é o trabalho para as gerações mais novas, sobretudo entre os millenials. 

Cerca de 51% dos profissionais nascidos entre os anos de 1981 e 1999 afirmam que escolheriam uma empresa pet friendly em detrimento de outras que não permitem a presença dos bichinhos, ainda segundo a pesquisa Radar Pet. Para esse grupo, em específico, esse tipo de benefício é considerado mais importante do que um seguro saúde, por exemplo.

“Com a necessidade da inovação e do digital, as empresas foram revendo as suas práticas e, agora, está sendo necessário repensar políticas para atrair e reter talentos”, afirma Sandra Gioffi, diretora da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Para ela, a permissão de pets no ambiente de trabalho também pode ser uma alternativa para “trazer as pessoas ao escritório” em companhias que adotaram o modelo híbrido de forma permanente.

Crachá dos pets para entrada no escritório da Nestlé Purina

… que pode não agradar a todos 

Apesar dos pontos positivos que a iniciativa pet friendly pode trazer, a ideia pode não agradar a todos os colaboradores. 

Logo, por mais “inovadora” que a permissão de animais domésticos seja, ela não é para todas as empresas, afirma Silvia Tyrola, diretora de diversidade da Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH). 

Para Tyrola, ao menos, as empresas que desejam adotar o pet friendly no escritório precisam entender o que os colaboradores valorizam. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“Não adianta uma empresa oferecer convênio de academia de ginástica quando os colaboradores preferem aulas de natação. A mesma ideia envolve a implementação do pet friendly.” 

Produtividade em xeque?

Se você gosta do mundo pet, com certeza já se deparou com algum vídeo de cachorros arrastando móveis e se enrolando em fios de escritório. A situação é divertida, mas pode levar à conclusão de que a presença dos bichinhos desvia a atenção dos funcionários para o que precisa ser feito. 

Curiosamente, o que acontece é justamente o contrário, segundo os especialistas. A presença do bichinho, pode inclusive melhorar a produtividade e a relação entre o colaborador e a empresa. E os impactos nos resultados são positivos para os funcionários que são “pais de pet”, segundo a avaliação unânime dos entrevistados.

“A produtividade aumenta, por mais que as horas de trabalho sofram algum tipo de redução por conta do cuidado com o pet”, diz Sandra Gioffi. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, além da observação dos especialistas, nada melhor do que dados que confirmem isso. 

Um levantamento feito pela startup de tecnologia em neurociência Fiter, apontou que a taxa de felicidade aumenta de 87% para 92% entre os funcionários que permitem a entrada de pets. A pesquisa contou com a participação de 30 empresas e foi divulgada no ano passado. 

Mas, em que a felicidade no trabalho influencia na produtividade?

Em geral, quanto mais feliz um funcionário está em relação ao ambiente corporativo, maior é a sua identificação com a cultura e o engajamento, o que, quase uma reação em cadeia, resulta em uma melhor performance do colaborador e entrega de resultados. É o que afirma Renata Silveira, médica veterinária e gerente de informação veterinária da Nestlé Brasil. 

Por outro lado, Marcelo Treff, professor de gestão de pessoas da Fundação Escola de Comércio Álvares Penteado (Fecap), afirma que ainda “não há evidências claras” nos índices de produtividade em relação aos que não possuem pets ou que não os levam para o ambiente de trabalho. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Seja como for, a constante evolução do ambiente de trabalho, inclusive com a adoção de iniciativas como a presença dos pets, é um caminho sem volta, ainda de acordo com os especialistas. 

Manual de sobrevivência pet nas empresas

A Nestlé, por exemplo, adotou uma cartilha de boas práticas para a convivência dos pets no ambiente de trabalho — que foi utilizada como modelo para outras empresas, como a Mars. 

Além disso, a Nestlé realizou reformas no escritório e disponibilizou um andar do prédio em que estão instalados em São Paulo para acolher os bichinhos de estimação dos funcionários. A empresa ainda conta com espaço de descompressão no terraço e espaços separados para cães e gatos. 

pet friendly
Área de descompressão exclusivo para cães no prédio da Nestlé, em São Paulo

Antes de levar o pet ao escritório, o colaborador precisa fazer um cadastro com informações do animal, como a carteira de vacinação e o estado de saúde. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os tutores também devem garantir que o cão ou o gato tenha a sua água e o alimento durante a jornada de trabalho. Ou seja, a higiene e os cuidados são de inteira responsabilidade do dono. 

Além do pet friendly

A Petz, uma das maiores varejistas do mercado pet, ultrapassou as fronteiras do pet friendly: criou a licença PETernindade. Ou seja, os colaboradores podem se afastar por até 5 dias da rotina de trabalho na chegada do bichinho de estimação 

“Diferentemente de uma folga ou um prêmio, esses dias de ausência no trabalho permite que colaborador se dedique à fase de adaptação do pet ao novo lar de forma presente”, afirma Ana Cecília de Paula e Silva, head de marketing da Petz. 

O projeto inspirado na licença paternidade entrou em vigor em maio de 2021 e se transformou em um movimento implementado em outras companhias, como Vivo, Ogilvy, Petlove e Petland. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em linhas gerais, para se ter direito à licença PETernidade, o colaborador deve adotar um animal de estimação em alguma organização não-governamental (ONG) parceira e apresentar o documento legal de adoção ou compra do pet ao RH da empresa. O tempo de “folga” varia de acordo com as diretrizes da companhia em questão. 

Por ser a precursora, a varejista tem um site exclusivo sobre a licença, com informações sobre o funcionamento e as regras da iniciativa. Além disso, a plataforma possui conteúdos com dicas de especialistas e orientações sobre como se preparar para a chegada do pet. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
NOVO EDITAL

Concurso da Câmara dos Deputados abre vagas na Polícia Legislativa com salário inicial de R$ 21 mil 

27 de janeiro de 2026 - 10:31

Novo edital prevê 40 vagas imediatas para Técnico Legislativo – Policial Legislativo Federal, com provas em abril

PRIMEIRO EMPREGO

Procurando estágio ou trainee? Johnson & Johnson e Nestlé estão na reta final das inscrições; veja outras vagas com salários de até R$ 13 mil

26 de janeiro de 2026 - 14:45

Além da J&J e da Nestlé, a EGTC Infra também está com inscrições só até esta semana; confira as condições e exigências de cada vaga

OPORTUNIDADE

Prouni 2026: veja quais são os cursos com mais vagas

26 de janeiro de 2026 - 9:02

Administração, Ciências Contábeis e cursos de tecnologia lideram a oferta de bolsas no Prouni 2026, que usa a nota do Enem na seleção

PARA QUEM BUSCA UMA VAGA

Prouni 2026 abre inscrições hoje: confira o passo a passo e o que acompanhar na seleção

26 de janeiro de 2026 - 5:46

Programa oferece mais de 394 mil bolsas em universidades particulares; inscrições vão até 29 de janeiro pelo portal Acesso Único

ATENÇÃO, CANDIDATO

Resultado da Fuvest 2026 sai hoje: veja como consultar a nota e o cronograma de chamadas

23 de janeiro de 2026 - 8:02

Nota do vestibular da USP sai nesta sexta-feira; candidatos devem consultar o resultado no site da Fuvest e ficar atentos às datas de matrícula.

LUXO

A vida dos cuidadores de mansões — eles são pagos para morar em casas de luxo enquanto os donos viajam 

20 de janeiro de 2026 - 11:17

Plataformas conectam proprietários de imóveis milionários a cuidadores pagos para ocupar, manter e proteger mansões durante viagens

PRIMEIRO EMPREGO

Quer entrar no mercado de trabalho? Cielo e Andrade Gutierrez encerram inscrições nesta semana; veja esses e outros estágios e trainees que pagam até R$ 13 mil

19 de janeiro de 2026 - 12:14

Os aprovados nos programas de estágio e trainee devem começar a atuar até o fim do primeiro semestre de 2026

ATENÇÃO, ESTUDANTES

Sisu 2026 começa hoje: confira o passo a passo para fazer a inscrição

19 de janeiro de 2026 - 9:15

Sistema de Seleção Unificada abre inscrições nesta segunda-feira (19) com oferta recorde de vagas; candidatos podem usar notas do Enem 2023, 2024 ou 2025

ESTÁ CHEGANDO A HORA

Nota do Enem 2025 divulgada: veja quando abrem as inscrições para Sisu e Prouni

16 de janeiro de 2026 - 8:42

Com o resultado do Enem 2025 divulgado, candidatos já se preparam para as inscrições no Sisu e no Prouni

SAIU!

Resultado do Enem 2025: veja como consultar sua nota passo a passo

16 de janeiro de 2026 - 7:56

Notas do Enem 2025 já podem ser acessadas na Página do Participante do Inep; resultado é usado para inscrições no Sisu e no Prouni

TECNOLOGIA NO TRABALHO

Quem tem medo da IA? Mercado Livre demite 119 pessoas na América Latina com avanço da inteligência artificial — e Brasil não sai ileso

13 de janeiro de 2026 - 15:03

A companhia alega que as demissões são pontuais e não alteram a estratégia de crescimento na América Latina

INEP

Estudantes se preparam para conhecer suas notas no Enem; veja quando e como descobrir

12 de janeiro de 2026 - 15:21

Resultado do Enem sai na sexta (16), conforme confirmação do MEC; veja como acessar a Página do Participante e as datas de inscrição de Sisu e Prouni informadas pelo Inep

PRIMEIRO EMPREGO

2026 a todo vapor: Honda e Eneva encerram inscrições hoje; veja esse e outros estágios e trainees que pagam até R$ 13 mil

12 de janeiro de 2026 - 12:56

Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito

TENDÊNCIAS

Pretende mudar de carreira? Aqui estão os empregos que mais vão crescer em 2026 segundo o LinkedIn 

11 de janeiro de 2026 - 10:31

Levantamento do LinkedIn mostra que cargos ligados à tecnologia, especialmente à inteligência artificial, lideram a lista de empregos em alta no Brasil em 2026

POSSÍVEIS OPORTUNIDADES PARA 2026

De Petrobras a Banco do Brasil: veja quais são os concursos públicos mais aguardados para 2026

7 de janeiro de 2026 - 14:26

Petrobras e Banco do Brasil lideram a lista de concursos públicos mais esperados para 2026, enquanto o BNDES avalia edital para nível médio

VEM AÍ!

Concurso do Detran-SP: veja as vagas e salário  

6 de janeiro de 2026 - 12:01

Primeira seleção desde 2019 terá 145 vagas de agente de trânsito, salário inicial de R$ 5,7 mil e provas este ano 

CONHECE ALGUÉM ASSIM?

‘Isso não é problema meu’: As ‘pérolas’ que entregam um profissional incompetente no ambiente de trabalho

21 de dezembro de 2025 - 10:30

A incompetência no ambiente de trabalho pode se manifestar de diversas formas, tanto explícitas quanto mais sutis; confira frases que podem ser ditas por alguém, implicitamente, em baixa produtividade

MILAGRE DE NATAL?

Não deixe para 2026 o que você pode conseguir agora: as vantagens de seguir em busca de trabalho antes do ano acabar 

16 de dezembro de 2025 - 9:00

Enquanto muitos profissionais desaceleram em dezembro, empresas seguem com vagas de emprego abertas antes mesmo de janeiro

FORTE CONCORRÊNCIA

Concurso da Caixa registra mais de 400 candidatos por vaga; salários ultrapassam R$ 16 mil

15 de dezembro de 2025 - 13:59

Mais de 78 mil inscritos concorrem a 184 vagas imediatas de nível superior; engenharia civil lidera a disputa e Sudeste concentra a maior demanda

PRIMEIRO EMPREGO

Presente de Natal: Aura ainda está com inscrições abertas — mas por pouco tempo. Veja essas e outras vagas de estágio e trainee de até R$ 9,7 mil

15 de dezembro de 2025 - 11:42

Estudantes e recém-formados ainda podem conquistar uma vaga de estágio ou trainee para começar 2026 com o pé direito

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar