Site icon Seu Dinheiro

Muito além do Walkman: Sony entra de vez no jogo dos carros elétricos e ações disparam em Tóquio

Sony VISION-S 02

Sony VISION-S 02

A crescente procura por carros elétricos pelo mundo levou o conglomerado japonês Sony a anunciar a criação de uma unidade exclusiva de EVs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O anúncio da Sony veio à tona em conjunto com a revelação do segundo protótipo de automóvel elétrico da empresa.

Em reação às notícias, as ações da Sony saltaram cerca de 5% na bolsa de Tóquio.

Carro-conceito é similar a um SUV

O presidente e CEO da Sony, Kenichiro Yoshida, apresentou o VISION-S 02 em evento de tecnologia realizado na noite de ontem em Las Vegas, nos EUA.

O VISION-S 02 é um carro-conceito de sete lugares, semelhante a um SUV movido exclusivamente a eletricidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ele se junta ao VISION-S 01, um carro-conceito elétrico revelado ano passado pela empresa japonesa.

A Sony Mobility entra em cena

Mais importante que o carro-conceito, porém, é a criação da Sony Mobility.

No Brasil, a Sony é mais conhecida por suas avançadas tecnologias de áudio. Por décadas, ela dominou os corações e as mentes dos jovens com seus cobiçados Walkmans e aparelhos de som. Até surgirem a música digital e o iPod. Mas a empresa japonesa vai muito além disso.

A unidade de carros elétricos sob o guarda-chuva do Grupo Sony reposiciona o conglomerado na construção de um cenário ainda embrionário no qual os motores elétricos devem acabar por substituir os motores a combustão.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por meio de nota, o conglomerado japonês informou que a Sony Mobility “terá como objetivos fazer o melhor uso das tecnologias de inteligência artificial e robótica [desenvolvidas internamente], ajudar a concretizar um mundo onde todos possam viver em harmonia com robôs diariamente, encher as pessoas de emoção e contribuir para a sociedade”.

Primeiros passos

Ainda não está claro se os veículos serão produzidos em grande escala. “Estamos explorando um lançamento comercial do EV da Sony”, disse Yoshida durante entrevista coletiva.

No momento, a Sony realiza testes de pista na Europa com vistas a lançar sistemas avançados de assistência ao motorista.

Vendas de carros elétricos em crescimento

O fato é que a Sony entra no jogo dos carros elétricos em um momento no qual as vendas desse tipo de automóvel crescem em todo o mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No início da semana, a Tesla informou ter entregado 936 mil veículos elétricos ao longo do ano passado. Isso representa um aumento cerca de 87% em 2021 na comparação com cerca de meio milhão de entregas em 2020.

Ontem, as ações da Ford atingiram a cotação mais alta em 20 anos depois de a montadora ter anunciado a duplicação da capacidade de produção da linha de montagem da F-150 Lightning, picape elétrica desenvolvida pela empresa norte-americana.

Na China, maior mercado de carros elétricos da atualidade, a Evergrande aposta nos EVs para tentar sair da crise – apesar de ainda não ter colocado nenhum de seus carros-conceito no mercado.

E o Brasil?

Nesse contexto, o Brasil ainda está bastante atrás das principais economias do mundo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No fim do ano passado, nossa repórter Lucia Camargo Nunes esmiuçou o cenário dos EVs no Brasil e explicou tudo o que é necessário levar em conta para se ter um carro elétrico por aqui – além de explicar se compensa ou não.

Ela também descobriu qual o modelo de carro elétrico mais barato à venda no Brasil e quanto custa ter um Tesla na garagem.

O fato é que o carro elétrico pode até parecer, hoje, componente de um cenário demasiadamente futurista. Mas, com montadoras novas e tradicionais se posicionando para esse futuro, o mais provável é que mais cedo ou mais tarde você venha a precisar se informar sobre isso, seja por questões ambientais, financeiras ou mero status social.

Exit mobile version