Qual é a marca mais influente no país? Segundo um levantamento da Ipsos divulgado nesta terça-feira (12), a onipresente Google (GOGL34) é a dona do topo do ranking — oito das 10 primeiras posições são de empresas de tecnologia, e apenas duas companhias nacionais aparecem em destaque: Americanas (AMER3) e Natura (NTCO3).
“Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor”, destaca Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil, em nota. Veja o top 10 do levantamento:
- Google (GOGL34)
- Samsung
- YouTube
- Netflix (NFLX34)
- Americanas (AMER3)
- Amazon (AMZO34)
- Facebook (FBOK34) e Mastercard (MSCD34)
- Natura (NTCO3) e Nestlé
- Mercado Livre (MELI34)
- Microsoft (MSFT34)
Para Calliari, da Ipsos, “estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas também formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”.
O levantamento levou em consideração seis características das empresas: inovação, confiança, responsabilidade social, presença e engajamento online. A pesquisa foi realizada entre os dias 15 de novembro e 10 de dezembro de 2021, e contou com 2.000 entrevistas online.
- MUDANÇAS NO IR 2022: baixe o guia gratuito sobre o Imposto de Renda deste ano e evite problemas com a Receita Federal; basta clicar aqui
Google (GOGL34) segue na liderança
Não é a primeira vez que a gigante de tecnologia Google (GOGL34) tem a liderança do ranking. Desde 2019, a big tech tem se mantido como a marca mais influente no Brasil.
Segundo o estudo deste ano, a empresa “conseguiu superar as estimativas dos analistas” e segue como “potência online”. Um dos fatores para esse resultado é a que a maioria dos smartphones no Brasil funcionam através do sistema Google, o Android.
Além disso, o navegador de internet mais usado no país, Chrome, também pertence à gigante de tecnologia
Leia também
- Google, Amazon e IBM abrem programas de estágio; veja outras vagas com inscrições abertas
- Mercado Livre (MELI34) abre inscrições para programa de tecnologia para mulheres; veja como participar
Americanas (AMER3) e Natura (NTCO3)
Ainda que as empresas brasileiras que estão no ranking não sejam de tecnologia, as Americanas (AMER3) e a Natura (NTCO3) se destacaram em pelo menos uma das competências avaliadas pela pesquisa.
A Americanas, que no início do mês lançou uma aceleradora de startups, foi destaque na dimensão de engajamento online. Já a Natura foi a marca mais associada à responsabilidade social, na visão dos entrevistados, entre todas as empresas analisadas.
“Apesar de toda a força demonstrada pelo setor de tecnologia, os bens de consumo, que desempenharam um papel essencial na vida dos consumidores durante a crise da covid-19, marcam presença com a própria Natura, ao lado da Nestlé, empatadas na 8ª posição”, destaca o estudo.
Leia também
- Tecnologia: Carrefour oferece 7.500 bolsas de estudo para desenvolvedores web; Itaú abre programa de estágio
- Empiricus e Vitreo abrem inscrições para curso de programação para jovens de baixa renda; saiba como participar
- Quer trabalhar fora do Brasil? Saiba quais são as carreiras promissoras no exterior