A era "dos Jetsons" está prestes a começar — pelo menos no mercado financeiro. A Eve, startup de "carros voadores" da Embraer (EMBR3), deve desembarcar nesta terça-feira (10) na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE).
A chegada da Eve à bolsa acontece após a conclusão da fusão da empresa com a norte-americana Zanite. A companhia fruto da união se chamará Eve Holding e será listada na bolsa de NY com o ticker EVEX.
Andre Stein, co-CEO da Eve, afirmou que pretende intensificar a posição da empresa como líder global em mobilidade urbana aérea (UAM, sigla em inglês), "oferecendo um novo modo de transporte urbano eficaz e sustentável".
- SIGA A GENTE NO INSTAGRAM: análises de mercado, insights de investimentos e notícias exclusivas sobre finanças
Negociação entre Zanite e Embraer
A fusão entre a norte-americana Zanite e a Eve mantém a empresa aeroespacial como acionista majoritária, com a participação de 90% no negócio, aproximadamente.
O controle será exercido pela sua subsidiária Embraer Aircraft Holding, Inc., que deterá a titularidade de 238,5 milhões de ações ordinárias da Eve Holding existentes. A operação já havia sido aprovada pelos conselhos da Embraer e da Zanite em dezembro do ano passado.
Era dos carros voadores
Os carros voadores da Eve também são conhecidos como eVTOLs. No decorrer dos últimos meses, a Eve assegurou encomendas de 17 clientes, por meio de cartas de intenções não vinculantes. Isto resultou em um “pipeline” de 1.735 veículos, avaliados em aproximadamente US$ 5,2 bilhões.
Pelo acordo, a Eve será comandada por Jerry DeMuro, que mais recentemente atuou como CEO da BAE Systems, Inc., e Andre Stein, que está à frente da Eve desde o início e ocupou posições no alto escalão da Embraer por mais de duas décadas.
Leia também
- Eve, startup de “carros voadores” da Embraer (EMBR3), recebe novo sinal verde para fusão com norte-americana; veja como a operação garantirá listagem da brasileira na bolsa de NY
- Embraer (EMBR3) encerra o 1T22 com prejuízo milionário; apesar das perdas, ações sobem mais de 3% na bolsa
- Embraer: Acciona vai investir US$ 30 milhões na Eve para desenvolver ecossistema para carros voadores