🔴 SAIBA PROGRAMAR A INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O SEU TRABALHO COM A ‘FÁBRICA DE AGENTES DE IA’ – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

Conteúdo exclusivo

Dividendos gordos em risco? Ações e FIIs podem ter proventos taxados com apoio de Lula e Bolsonaro; ideia está no Congresso e pode ferir sua estratégia de renda extra em 2023

Um tipo específico de ações em crescimento se destaca caso isso ocorra em 2023, com destaque para quatro ações; acesso o e-book gratuito

Lula vs Bolsonaro como homem de ferro e capitão américa
Montagem mostra Lula vs Bolsonaro como Homem de Ferro e Capitão América - Imagem: Shutterstock / Filme Capitão América Guerra Civil / Marcos Corrêa-PR / montagem Brenda Silva

O Brasil é um dos poucos países onde investidores não pagam Imposto de Renda (IR) sobre dividendos. A isenção vem desde 1995, no governo Fernando Henrique Cardoso, com a justificativa de que essa política ajudaria a capitalizar empresas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Acontece, porém, que, embora essa discussão sobre a volta da taxação venha de tempos em tempos, ela está cada vez mais forte ultimamente, sobretudo após a pandemia, quando governos aumentaram a necessidade de arrecadação. 

Nessas eleições, um fato em especial chama atenção: com o projeto avançado no congresso, todos os quatro principais candidatos à presidência (Lula, Bolsonaro, Ciro Gomes e Simone Tebet) defendem a volta da taxação de dividendos.

Aliás, o assunto, ancorado na reforma do imposto de renda, já foi aprovado na Câmara e tudo indica que será apreciada no Senado já em 2023. No que depender do presidente que assumirá no ano que vem, a tributação vai passar.

E daí vem o risco de a sua estratégia de dividendos receber um balde de água fria, afinal, grandes pagadoras de dividendos, como a Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4) - dona de um dos maiores dividendos do mundo -, podem ser afetadas por uma medida dessa. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É por isso que o portal Seu Dinheiro, parceiro do Money Times, preparou um material exclusivo, completo e gratuito (libere aqui) sobre o que esperar dessa possível mudança, como a bolsa pode se comportar e as ações que podem se esquivar desse cenário.

Leia Também

O CENÁRIO BULL

XP, Nubank, Itaú, Bradesco, Santander e BTG: dois bancos vão se dar melhor se a Selic cair, segundo o UBS BB

SAÚDE DO CRÉDITO

Inter (INBR32) ainda não viu o pior: inadimplência deve subir no 3T26; CEO revela de onde vem a pressão

Você pode liberar neste link ou no botão abaixo. Mas, se preferir, trazemos abaixo uma palhinha do que pode acontecer. 

VEJA AS AÇÕES QUE SE ESQUIVAM DESSE RISCO E VEJA COMO SE PREPARAR PARA ESSA SITUAÇÃO

Na visão da analista Larissa Quaresma, as boas pagadoras de dividendos passarão a se comportar, do ponto de vista tributário, da mesma forma que as empresas de crescimento — ou seja, não haverá mais benefícios fiscais para as geradoras de renda extra da bolsa

Assim, na visão dela, um tipo específico de ações em crescimento se destaca neste cenário. Quatro delas, em especial, podem sair ganhando. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É por isso que, mais uma vez, reforçamos o convite: pegue o seu e-book gratuito através deste link e veja como se preparar para o que pode estar por vir em 2023. 

EU QUERO RECEBER ESSE MATERIAL GRATUITO AGORA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
24 de setembro de 2026 - 12:32
24 de setembro de 2026 - 9:02
Petrobras com fundo de dinheiro pegando fogo 23 de setembro de 2026 - 14:25
B3, bolsa de valores, ações, mercados. 23 de setembro de 2026 - 12:33
Fachada verde da agência Localiza, com o logo e nome da empresa 22 de setembro de 2026 - 19:27
Fachada de agência do banco Santander Brasil (SANB11). 22 de setembro de 2026 - 14:16
Logo da companhia JBS, ao fundo céu azul e árvores espelhados na fachada do prédio 21 de setembro de 2026 - 19:37

DE A PARA B

Entre JBS e J&F: o xadrez financeiro dos irmãos Batista na B3

21 de setembro de 2026 - 19:37
dividedos renda maio caixa seguridade cxse3 petrobras petr4 21 de setembro de 2026 - 19:13
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 21 de setembro de 2026 - 15:57
Fachada de prédio da Petrobras (PETR4) 21 de setembro de 2026 - 14:04
21 de setembro de 2026 - 11:04
O cabo de guerra pelos dividendos e investimentos da Petrobras 21 de setembro de 2026 - 10:29
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar