🔴TRÊS ROBÔS CRIADOS A PARTIR DE IA “TRABALHANDO” EM BUSCA DE GANHOS DIÁRIOS – ENTENDA AQUI

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

OS SOBREVIVENTES

Putin vê mais um primeiro-ministro britânico cair, mas ainda precisa comer muita farinha antes de alcançar a rainha Elizabeth II

Boris Johnson é o quinto primeiro-ministro a cair com Putin na presidência da Rússia, mas a monarca britânica já viu muito mais que isso

Ricardo Gozzi
7 de julho de 2022
12:37 - atualizado às 14:29
Vladimir Putin, Boris Johnson e Rainha Elizabeth
Vladimir Putin e Elizabeth II já viram renúncias como a de hoje muito mais do que se pode imaginar. - Imagem: Wikimedia Commons/Divulgação

Não é segredo que os líderes das grandes potências do Ocidente veem Vladimir Putin pelas costas. Mas, enquanto presidentes e primeiros-ministros passam, ele segue firme à frente da Rússia. Com a renúncia de Boris Johnson, anunciada hoje, o russo assistiu de seu camarote no Kremlin à derrocada política do quinto primeiro-ministro do Reino Unido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É bastante, sim, mas Putin tem uma rival à altura: a rainha Elizabeth II já assistiu a bem mais ascensões e quedas do que qualquer outro chefe de Estado vivo.

Conheça a seguir os líderes que Putin e Elizabeth II viram tomar o poder e cair ao longo das últimas décadas.

A ascensão de Putin ao poder

Depois de servir como diretor do Serviço Federal de Segurança (órgão que sucedeu a KGB depois do fim da União Soviética), Putin tornou-se primeiro-ministro da Rússia em agosto de 1999. Ele precisou de apenas alguns meses para passar a perna em Boris Yeltsin.

Em plena véspera do ano-novo, na passagem de 1999 para 2000, Putin assumiu interinamente a presidência russa e não largou mais o osso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível argumentar que Putin permitiu alguma alternância: afinal, a Rússia foi governada por Dmitri Medvedev de 2008 a 2012. Mas você lembra quem era o primeiro-ministro do país nesse governo?

Leia Também

Sim, ele mesmo: Putin ampliou os poderes do cargo e seguiu dando as cartas durante o governo Medvedev. Ao retornar à presidência, em 2012, Putin manteve o ex-presidente como fiel escudeiro até 2020.

Portanto, pode-se dizer sem margem para dúvida que Putin caminha para 23 anos de exercício ininterrupto do poder na Rússia.

Boris Johnson é o quinto primeiro-ministro britânico a cair desde que Putin chegou ao poder

Não é preciso dizer que a rainha Elizabeth II já estava lá quando Putin tornou-se presidente da Rússia, na virada de 1999 para 2000. Já o primeiro-ministro do Reino Unido era Tony Blair.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Tony Blair (trabalhista)

Blair foi aclamado no fim dos anos 1990 por formular ao lado do então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, uma versão açucarada de social-democracia. Foi a primeira “terceira via” a não ir para a frente.

Pouco depois, o líder trabalhista rifaria sua credibilidade ao endossar um relatório segundo o qual o então líder iraquiano Saddam Hussein manteria um imenso estoque de armas de destruição em massa.

As informações apresentadas no documento provaram-se falsas e Blair recebeu de seus detratores o carinhoso apelido de “poodle” de George W. Bush. Foi sucedido pelo também trabalhista Gordon Brown em 2007.

  • Gordon Brown (trabalhista)

Brown ficou no cargo até 2010, quando os trabalhistas foram desbancados pelo Partido Conservador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • David Cameron (conservador)

David Cameron sucedeu Brown até renunciar em 2016, depois de os eleitores britânicos terem aprovado em referendo que o Reino Unido deixasse a União Europeia (UE).

  • Theresa May (conservadora)

Theresa May assumiu a liderança do Partido Conservador incumbida de buscar uma saída negociada para o Brexit, como ficou conhecido o processo de divórcio entre o Reino Unido e a UE.

Depois de três tentativas malsucedidas, Theresa May deixou o cargo e foi sucedida pelo ex-prefeito de Londres e então chanceler Boris Johnson.

  • Boris Johnson (conservador)

Ligado a uma ala mais radical do Partido Conservador, Boris Johnson renunciou hoje depois de uma série de escândalos envolvendo seu governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin x Elizabeth II

Diante disso, lá se foram cinco primeiros-ministros britânicos desde que Putin chegou ao poder.

Considerando o fato de o Reino Unido ser uma monarquia parlamentarista, trata-se de um número baixo em vista dos mais de 20 anos da era Putin na Rússia.

Em termos de longevidade, porém, Putin vai ter que viver muito mais que seus atuais 69 anos - e também perpetuar-se no cargo por muitas décadas - se quiser pelo menos igualar a quantidade de líderes que a rainha Elizabeth II viu sucumbir em 70 anos de reinado.

Sim, Elizabeth II tem mais tempo de reinado do que Putin tem de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora tenha sido coroada em junho de 1953, Elizabeth II subiu ao trono em fevereiro de 1952, logo depois do falecimento de seu pai, o rei George VI, e seis meses antes do nascimento de Putin.

Quando Elizabeth II assumiu a coroa, Winston Churchill ainda cumpria seu último mandato como primeiro-ministro.

Desde então, Elizabeth II autorizou 13 primeiros-ministros a formarem o governo, sendo que o trabalhista Harold Wilson teve o privilégio em duas ocasiões.

Veja a seguir a lista de primeiros-ministros do Reino Unido desde a ascensão de Elizabeth II.

  • Winston Churchill (já era o primeiro-ministro quando Elizabeth foi coroada e ficou até 1955)
  • Anthony Eden (1955-1957)
  • Harold Macmillan (1957-1963)
  • Alec Douglas-Home (1963-1964)
  • Harold Wilson (1964-1970)
  • Edward Heath (1970-1974)
  • Harold Wilson (1974-1976)
  • James Callaghan (1976-1979)
  • Margaret Thatcher (1979-1990)
  • John Major (1990-1997)
  • Tony Blair (1997-2007)
  • Gordon Brown (2007-2010)
  • David Cameron (2010-2016)
  • Theresa May (2016-2019)
  • Boris Johnson (2019-2022)

Elizabeth II e os russos

A rivalidade geopolítica entre Londres e Moscou já estava posta bem antes da coroação da rainha Elizabeth II. É raro, mas acontece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preocupação com as ambições expansionistas russas pautam a política externa britânica desde os tempos de Pedro, o Grande, na primeira metade do século XVIII.

A Rússia também tem suas razões para manter uma distância segura do Reino Unido. Desde os anos 1990, Moscou se ressente do fato de os britânicos terem recebido de braços abertos diversos bilionários que levaram para a City londrina as fortunas amealhadas (muitas delas sorrateiramente) em meio ao colapso da União Soviética (URSS).

Hoje, depois da renúncia de Johnson, autoridades russas fizeram fila para celebrar a derrocada política do chefe de governo.

De qualquer modo, se Elizabeth II já viu mais de uma dúzia de governos irem e virem sob seu reinado, ela também presenciou a ascensão e a queda de uma dezena de líderes em Moscou - primeiro soviéticos e depois russos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Elizabeth II chegou ao trono, o presidente da URSS ainda era Josef Stalin. Mas o georgiano morreria antes da coroação da rainha, sendo sucedido por Georgi Malenkov.

Confira a seguir a lista de líderes soviéticos e russos testemunhados por Elizabeth II.

  • Josef Stalin (até 1953)
  • Georgi Malenkov (1953-1955)
  • Nikita Kruschev (1955-1964)
  • Leonid Brezhnev (1964-1982)
  • Yuri Andropov (1982-1984)
  • Konstantin Chernenko (1984-1985)
  • Mikhail Gorbachev (1985-1991)
  • Boris Yeltsin (1991-1999)
  • Vladimir Putin (1999-2008)
  • Dmitri Medvedev (2008-2012)
  • Vladimir Putin (2012 até a atualidade)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
WARREN DAY 2025

“O Brasil está desandando, mas a culpa não é só do Lula”. Gestores veem sede de gastos no Congresso e defendem Haddad

18 de agosto de 2025 - 18:31

Gestores não responsabilizam apenas o governo petista pelo atual nível da pública e pelo cenário fiscal do país — mas querem Lula fora em 2026 mesmo assim

BOLSA FAMÍLIA

Caixa começa a pagar Bolsa Família de agosto; confira o calendário

18 de agosto de 2025 - 9:55

Cerca de 19,2 milhões de famílias receberão o benefício em agosto; valor mínimo é de R$ 600, com adicionais que podem elevar a renda mensal

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Um colchão mais duro para os bancos e o que esperar para os mercados hoje

18 de agosto de 2025 - 8:08

No cenário global, investidores aguardam negociações sobre um possível fim da guerra na Ucrânia; no local, Boletim Focus, IGP-10 e IBC-Br

ANOTE NO CALENDÁRIO

Agenda econômica: reta final da temporada de balanços, Jackson Hole e Fed nos holofotes; confira os principais eventos da semana

18 de agosto de 2025 - 7:03

XP fecha a temporada de balanços enquanto dados-chave no Brasil, Fed, China e Europa mantém agenda da semana movimentada

LOTERIAS

Lotofácil 3472 pode pagar quase R$ 2 milhões hoje; Quina, Lotomania e Dupla Sena oferecem prêmios maiores

18 de agosto de 2025 - 6:48

Lotofácil e Quina têm sorteios diários; Lotomania, Dupla Sena e Super Sete correm às segundas, quartas e sextas-feiras

REPORTAGEM ESPECIAL

O colchão da discórdia: Por que o CEO do Bradesco (BBDC4) e até a Febraban questionam os planos do Banco Central de mudar o ACCP

18 de agosto de 2025 - 6:19

Uma mudança na taxa neutra do ACCP exigiria mais capital dos bancos e, por consequência, afetaria a rentabilidade das instituições. Entenda o que está na mesa do BC hoje

NOVOS FUNDAMENTOS

Reformas, mudanças estruturais e demográficas podem explicar resiliência do emprego

17 de agosto de 2025 - 14:39

Mercado de trabalho brasileiro mantém força mesmo com juros altos e impacto de programas sociais, apontam economistas e autoridades

BOMBOU NO SD

Carteira dos super-ricos, derrocada do Banco do Brasil (BBAS3) e o sonho sem valor dos Jetsons: confira as notícias mais lidas da semana

17 de agosto de 2025 - 9:45

A nostalgia bombou na última semana, mas o balanço financeiro do Banco do Brasil não passou despercebido

NAS ALTURAS

Quanto vale um arranha-céu? Empresas estão de olho em autorizações para prédios mais altos na Faria Lima

16 de agosto de 2025 - 13:20

Incorporadoras e investidores têm muito apetite pelo aval Cepac, com o intuito de concretizar empreendimentos em terrenos que já foram adquiridos na região

FARRA SERTANEJA

Luan Santana, Ana Castela, Belo e mais: confira o line-up, os horários e tudo o que você precisa saber sobre o Farraial 2025

16 de agosto de 2025 - 7:30

A 8° edição do Farraial ocorre neste sábado (16) na Arena Anhembi com Luan Santana, Ana Castela, Belo e mais

BRICS PAY

Brics acelera criação do ‘Pix Global’ e preocupa Trump; entenda o Brics Pay e o impacto no dólar

15 de agosto de 2025 - 16:23

Sistema de liquidação financeira entre países do bloco não cria moeda única, mas pode reduzir a dependência do dólar — e isso já incomoda os EUA

BOLADA CERTA

Mega-Sena 2901 acumula em R$ 55 milhões; Quina 6800 premia bolão; e Lotofácil 3469 faz novo milionário — veja os resultados 

15 de agosto de 2025 - 8:38

Bolão da Quina rende mais de R$ 733 mil para cada participante; Mega-Sena acumula e Lotofácil premia aposta de Curitiba.

NOVAS CONTINGÊNCIAS

Governo busca saída para dar mais flexibilidade ao seguro e crédito à exportação, diz Fazenda

13 de agosto de 2025 - 18:51

As medidas fazem parte das estratégias para garantir o cumprimento das metas fiscais frente às tarifas de 50% de Donald Trump

AGROFORUM BTG PACTUAL

“Brasil voa se tiver um juro nominal na casa de 7%”, diz Mansueto Almeida — mas o caminho para chegar lá depende do próximo governo

13 de agosto de 2025 - 16:10

Inflação em queda, dólar mais fraco e reformas estruturais dão fôlego, mas juros ainda travam o crescimento — e a queda consistente só virá com ajuste fiscal firme

BRASIL SOBERANO

As armas de Lula contra Trump: governo revela os detalhes do plano de contingência para conter o tarifaço

13 de agosto de 2025 - 13:57

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou nesta quarta-feira (13) a medida provisória que institui o chamado Programa Brasil Soberano; a MP precisa passar pela Câmara e pelo Senado

LOTERIAS

Lotofácil 3467 tem 17 ganhadores, mas só dois ficam milionários; Mega-Sena 2900 acumula

13 de agosto de 2025 - 9:15

A sorte bateu forte na Lotofácil 3467: três apostas cravaram as 15 dezenas, mas só duas delas darão acesso ao prêmio integral

O SOCORRO VEM AÍ

Plano de contingência está definido: Lula anuncia hoje pacote de R$ 30 bilhões para empresas atingidas pelo tarifaço; confira o que se sabe até agora

13 de agosto de 2025 - 7:34

De acordo com Lula, o plano de contingência ao tarifaço de Trump dará prioridade às menores companhias e a alimentos perecíveis

CAFEZINHO NA VEIA

Preço do café cai pela primeira vez depois de 18 meses — mas continua nas alturas

12 de agosto de 2025 - 15:48

Nos 18 meses anteriores, a alta chegou a 99,46%, ou seja, o produto praticamente dobrou de preço

TOUROS E URSOS #234

O Ibovespa depois do tarifaço de Trump: a bolsa vai voltar a brilhar?

12 de agosto de 2025 - 13:28

No podcast desta semana, Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, analisa o cenário da bolsa brasileira e aponta os principais gatilhos que podem levar o Ibovespa a testar novas máximas ainda em 2025

ESTREITAMENTO DE LAÇOS

Lula ligou para Xi Jinping em meio ao tarifaço de Trump. Saiba o que rolou na ligação com o presidente da China

12 de agosto de 2025 - 12:52

Após o aumento da alíquota imposta aos produtos brasileiros pelo republicano, o petista aposta na abertura de novos mercados

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar