🔴 TOUROS E URSOS: PETRÓLEO EM DISPUTA: VENEZUELA, IRÃ E OS RISCOS PARA A PETROBRAS – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Ricardo Gozzi

É jornalista e escritor. Passou quase 20 anos na editoria internacional da Agência Estado antes de se aventurar por outras paragens. Escreveu junto com Sócrates o livro 'Democracia Corintiana: a utopia em jogo'. Também é coautor da biografia de Kid Vinil.

OS SOBREVIVENTES

Putin vê mais um primeiro-ministro britânico cair, mas ainda precisa comer muita farinha antes de alcançar a rainha Elizabeth II

Boris Johnson é o quinto primeiro-ministro a cair com Putin na presidência da Rússia, mas a monarca britânica já viu muito mais que isso

Ricardo Gozzi
7 de julho de 2022
12:37 - atualizado às 14:29
Vladimir Putin, Boris Johnson e Rainha Elizabeth
Vladimir Putin e Elizabeth II já viram renúncias como a de hoje muito mais do que se pode imaginar. - Imagem: Wikimedia Commons/Divulgação

Não é segredo que os líderes das grandes potências do Ocidente veem Vladimir Putin pelas costas. Mas, enquanto presidentes e primeiros-ministros passam, ele segue firme à frente da Rússia. Com a renúncia de Boris Johnson, anunciada hoje, o russo assistiu de seu camarote no Kremlin à derrocada política do quinto primeiro-ministro do Reino Unido.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É bastante, sim, mas Putin tem uma rival à altura: a rainha Elizabeth II já assistiu a bem mais ascensões e quedas do que qualquer outro chefe de Estado vivo.

Conheça a seguir os líderes que Putin e Elizabeth II viram tomar o poder e cair ao longo das últimas décadas.

A ascensão de Putin ao poder

Depois de servir como diretor do Serviço Federal de Segurança (órgão que sucedeu a KGB depois do fim da União Soviética), Putin tornou-se primeiro-ministro da Rússia em agosto de 1999. Ele precisou de apenas alguns meses para passar a perna em Boris Yeltsin.

Em plena véspera do ano-novo, na passagem de 1999 para 2000, Putin assumiu interinamente a presidência russa e não largou mais o osso.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

É possível argumentar que Putin permitiu alguma alternância: afinal, a Rússia foi governada por Dmitri Medvedev de 2008 a 2012. Mas você lembra quem era o primeiro-ministro do país nesse governo?

Leia Também

Sim, ele mesmo: Putin ampliou os poderes do cargo e seguiu dando as cartas durante o governo Medvedev. Ao retornar à presidência, em 2012, Putin manteve o ex-presidente como fiel escudeiro até 2020.

Portanto, pode-se dizer sem margem para dúvida que Putin caminha para 23 anos de exercício ininterrupto do poder na Rússia.

Boris Johnson é o quinto primeiro-ministro britânico a cair desde que Putin chegou ao poder

Não é preciso dizer que a rainha Elizabeth II já estava lá quando Putin tornou-se presidente da Rússia, na virada de 1999 para 2000. Já o primeiro-ministro do Reino Unido era Tony Blair.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • Tony Blair (trabalhista)

Blair foi aclamado no fim dos anos 1990 por formular ao lado do então presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, uma versão açucarada de social-democracia. Foi a primeira “terceira via” a não ir para a frente.

Pouco depois, o líder trabalhista rifaria sua credibilidade ao endossar um relatório segundo o qual o então líder iraquiano Saddam Hussein manteria um imenso estoque de armas de destruição em massa.

As informações apresentadas no documento provaram-se falsas e Blair recebeu de seus detratores o carinhoso apelido de “poodle” de George W. Bush. Foi sucedido pelo também trabalhista Gordon Brown em 2007.

  • Gordon Brown (trabalhista)

Brown ficou no cargo até 2010, quando os trabalhistas foram desbancados pelo Partido Conservador.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
  • David Cameron (conservador)

David Cameron sucedeu Brown até renunciar em 2016, depois de os eleitores britânicos terem aprovado em referendo que o Reino Unido deixasse a União Europeia (UE).

  • Theresa May (conservadora)

Theresa May assumiu a liderança do Partido Conservador incumbida de buscar uma saída negociada para o Brexit, como ficou conhecido o processo de divórcio entre o Reino Unido e a UE.

Depois de três tentativas malsucedidas, Theresa May deixou o cargo e foi sucedida pelo ex-prefeito de Londres e então chanceler Boris Johnson.

  • Boris Johnson (conservador)

Ligado a uma ala mais radical do Partido Conservador, Boris Johnson renunciou hoje depois de uma série de escândalos envolvendo seu governo.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Putin x Elizabeth II

Diante disso, lá se foram cinco primeiros-ministros britânicos desde que Putin chegou ao poder.

Considerando o fato de o Reino Unido ser uma monarquia parlamentarista, trata-se de um número baixo em vista dos mais de 20 anos da era Putin na Rússia.

Em termos de longevidade, porém, Putin vai ter que viver muito mais que seus atuais 69 anos - e também perpetuar-se no cargo por muitas décadas - se quiser pelo menos igualar a quantidade de líderes que a rainha Elizabeth II viu sucumbir em 70 anos de reinado.

Sim, Elizabeth II tem mais tempo de reinado do que Putin tem de vida.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Embora tenha sido coroada em junho de 1953, Elizabeth II subiu ao trono em fevereiro de 1952, logo depois do falecimento de seu pai, o rei George VI, e seis meses antes do nascimento de Putin.

Quando Elizabeth II assumiu a coroa, Winston Churchill ainda cumpria seu último mandato como primeiro-ministro.

Desde então, Elizabeth II autorizou 13 primeiros-ministros a formarem o governo, sendo que o trabalhista Harold Wilson teve o privilégio em duas ocasiões.

Veja a seguir a lista de primeiros-ministros do Reino Unido desde a ascensão de Elizabeth II.

  • Winston Churchill (já era o primeiro-ministro quando Elizabeth foi coroada e ficou até 1955)
  • Anthony Eden (1955-1957)
  • Harold Macmillan (1957-1963)
  • Alec Douglas-Home (1963-1964)
  • Harold Wilson (1964-1970)
  • Edward Heath (1970-1974)
  • Harold Wilson (1974-1976)
  • James Callaghan (1976-1979)
  • Margaret Thatcher (1979-1990)
  • John Major (1990-1997)
  • Tony Blair (1997-2007)
  • Gordon Brown (2007-2010)
  • David Cameron (2010-2016)
  • Theresa May (2016-2019)
  • Boris Johnson (2019-2022)

Elizabeth II e os russos

A rivalidade geopolítica entre Londres e Moscou já estava posta bem antes da coroação da rainha Elizabeth II. É raro, mas acontece.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A preocupação com as ambições expansionistas russas pautam a política externa britânica desde os tempos de Pedro, o Grande, na primeira metade do século XVIII.

A Rússia também tem suas razões para manter uma distância segura do Reino Unido. Desde os anos 1990, Moscou se ressente do fato de os britânicos terem recebido de braços abertos diversos bilionários que levaram para a City londrina as fortunas amealhadas (muitas delas sorrateiramente) em meio ao colapso da União Soviética (URSS).

Hoje, depois da renúncia de Johnson, autoridades russas fizeram fila para celebrar a derrocada política do chefe de governo.

De qualquer modo, se Elizabeth II já viu mais de uma dúzia de governos irem e virem sob seu reinado, ela também presenciou a ascensão e a queda de uma dezena de líderes em Moscou - primeiro soviéticos e depois russos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quando Elizabeth II chegou ao trono, o presidente da URSS ainda era Josef Stalin. Mas o georgiano morreria antes da coroação da rainha, sendo sucedido por Georgi Malenkov.

Confira a seguir a lista de líderes soviéticos e russos testemunhados por Elizabeth II.

  • Josef Stalin (até 1953)
  • Georgi Malenkov (1953-1955)
  • Nikita Kruschev (1955-1964)
  • Leonid Brezhnev (1964-1982)
  • Yuri Andropov (1982-1984)
  • Konstantin Chernenko (1984-1985)
  • Mikhail Gorbachev (1985-1991)
  • Boris Yeltsin (1991-1999)
  • Vladimir Putin (1999-2008)
  • Dmitri Medvedev (2008-2012)
  • Vladimir Putin (2012 até a atualidade)

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
POLUIÇÃO SONORA

Cidade brasileira está entre as mais barulhentas do mundo, mas há outras piores; confira ranking

19 de janeiro de 2026 - 7:05

Spoiler: o lugar mais barulhento do mundo não é Nova Iorque nem Tóquio.

COMEÇA HOJE

Caixa inicia hoje o pagamento do Bolsa Família de janeiro; confira o calendário completo

19 de janeiro de 2026 - 5:41

Os repasses seguem um cronograma escalonado de acordo com o dígito final do NIS; o valor mínimo é de R$ 600, com acréscimos para famílias com crianças, gestantes e adolescentes

ASSINATURA

Ganhos para indústria e suco de laranja, cooperação tecnológica e criação de empregos: quais os impactos do acordo UE-Mercosul

18 de janeiro de 2026 - 16:27

A Confederação Nacional da Indústria (CNI) apresentou um levantamento que aponta que o acordo comercial entre Mercosul e União Europeia (UE), quando entrar em vigor, vai aumentar de 8% para 36% o acesso brasileiro ao mercado de importações mundiais de bens. Isso porque a União Europeia, sozinha, respondeu por 28% do comércio global em 2024. […]

ALGO NÃO CHEIRA BEM

Delegados da PF estão ‘perplexos’ e apontam cenário ‘atípico’ em inquérito do STF sobre Master

18 de janeiro de 2026 - 14:14

Em nota divulgada neste sábado (17), a classe reage ao cenário “manifestamente atípico” na investigação, sob relatoria do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo o grupo, tal contexto causa “legítima perplexidade institucional”

ENVOLVIMENTO PESSOAL

Caso Master: Transparência Internacional diz que PGR deveria pedir impedimento de Toffoli

18 de janeiro de 2026 - 13:07

O cunhado do banqueiro Daniel Vorcaro é o dono dos fundos de investimento que compraram parte da participação dos irmãos de Toffoli no resort Tayayá, no interior do Paraná

FLORESTA NO DESERTO?

A Grande Muralha Verde: China planta floresta em um dos desertos mais inóspitos do planeta

18 de janeiro de 2026 - 12:12

China combate a desertificação do Deserto de Taklamakan com uma mistura improvável de árvores, ciência e megaprojetos de energia solar

COMPRA DA ILHA

Tarifaço pela Groenlândia: Trump anuncia tarifas de 25% para oito países europeus

18 de janeiro de 2026 - 11:02

O presidente norte-americano tem dito repetidamente que a Groenlândia é vital para a segurança dos EUA devido à sua localização estratégica e aos grandes depósitos minerais, e não descartou o uso da força para tomá-la

MERCADO DE TRABALHO

Quando o anúncio de uma vaga de trabalho é uma roubada? Esses sinais servem de alerta

18 de janeiro de 2026 - 10:15

Antes de se inscrever para centenas de processos seletivos, conheça quais pontos de atenção que podem evitar problemas no futuro

OS DESTAQUES DA SEMANA

Vamos (VAMO3) lidera os ganhos do Ibovespa, enquanto Hapvida (HAPV3) é a ação com pior desempenho; veja os destaques da semana

17 de janeiro de 2026 - 17:23

Os investidores acompanharam os novos desdobramentos do caso Master, as atualizações da corrida eleitoral e as publicações de indicadores econômicos

O SOM DO SILÊNCIO

Silêncio! O show está prestes a começar: Cidade do interior de São Paulo é a mais silenciosa do Brasil

17 de janeiro de 2026 - 16:02

Município com pouco menos de 15 mil habitantes segue à risca o limite de 55 decibéis, estabelecido por lei

26 ANOS DE NEGOCIAÇÕES

Mercosul e União Europeia assinam acordo comercial sem a presença de Lula; entenda o que falta para o tratado valer na prática

17 de janeiro de 2026 - 12:04

A assinatura, no entanto, não faz o acordo valer imediatamente. Após o evento, o texto será submetido à ratificação do Parlamento Europeu e dos congressos nacionais de cada país do Mercosul

DINHEIRO DE VOLTA

FGC vai começar a pagar CDBs do Master na próxima semana; veja como solicitar os valores e evitar golpes

17 de janeiro de 2026 - 11:12

Para fugir de criminosos, o FGC alerta que não solicita o pagamento de qualquer taxa ou o depósito prévio de valores

LOTERIAS

Máquina de milionários emperrada? Mega-Sena 2960 acumula e prêmio sobe para R$ 41 milhões; confira os sorteios do fim de semana

17 de janeiro de 2026 - 10:03

Enquanto os apostadores se preparam para o sorteio da Mega-Sena, outras quatro loterias também voltam a correr neste sábado

ENTRE POLÊMICAS, RUMORES E INVESTIGAÇÕES

Caso Master: o mapa das conexões entre Nelson Tanure e o banco de Daniel Vorcaro — e o que o empresário nega

16 de janeiro de 2026 - 12:50

Entenda os pontos sob investigação e o que o empresário diz sobre sua relação com o banco

SURPRESA

IBC-Br: Prévia do PIB brasileiro interrompe queda e sobe 0,70% em novembro, acima da expectativa

16 de janeiro de 2026 - 10:19

O indicador da atividade industrial foi um dos que registrou as maiores altas; veja como a divulgação movimenta o mercado hoje

CIÊNCIA

O “sol artificial” da China ajuda a responder uma antiga questão: afinal, entre fusão e fissão nuclear, qual é mais segura?

16 de janeiro de 2026 - 9:49

Entenda como a China está mudando a percepção sobre energia nuclear e explorando novas tecnologias com seu ‘sol artificial’

ONDA DE CALOR

Para fugir do calor: Esses destinos de viagem proporcionam um clima mais ameno, mesmo durante o verão, sem precisar sair do Brasil

16 de janeiro de 2026 - 9:15

Confira os 6 melhores locais para se refugiar das altas temperaturas da estação mais quente do ano

MÁQUINA EMPERRADA

Loterias em manutenção: Lotofácil, Quina, Mega-Sena e demais modalidades emperram; prêmios sobem

16 de janeiro de 2026 - 7:07

Mega-Sena não sai desde a Mega da Virada. Lotofácil acumula pela segunda vez na semana. Com isso, a Quina promete o maior prêmio desta sexta-feira (16).

FORA DO IBOVESPA

IA, robôs, biotecnologia e energia nuclear: como investir nas teses que definirão a economia e o futuro a partir de 2026

15 de janeiro de 2026 - 12:04

Relatório da Global X compilou as tendências globais dos próximos anos e fala como os ETFs podem viabilizar a participação nesses investimentos

LEGADO

Otto Baumgart, o herdeiro discreto que deixou uma cidade como legado na Zona Norte de São Paulo

15 de janeiro de 2026 - 10:55

Avesso aos holofotes, o empresário morreu aos 45 anos após lutar contra um câncer e deixou como último grande projeto a Cidade Center Norte 

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar