🔴 AS CRIPTOMOEDAS CERTAS PODEM TRANSFORMAR R$ 1 MIL EM ATÉ R$ 214 MIL – ENTENDA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

VOLTANDO À NORMALIDADE

Focus está de volta! Com o fim da greve dos servidores, Banco Central retoma publicações — que estavam suspensas desde abril

O Boletim Focus volta a ser publicado na próxima segunda-feira (11); as atividades do Banco Central serão retomadas a partir de amanhã

Placa do Banco Central do Brasil (BC), autoridade monetária que conduz as reuniões do Copom para a decisão da Selic
Imagem: Shutterstock

Após três meses, o ar de normalidade voltou a pairar no Banco Central (BC). Com o fim da greve dos servidores, anunciada na terça-feira (5), a autarquia afirmou que vai retomar as atividades a partir de amanhã (7). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda nesta semana, pelo menos 20 documentos serão divulgados pela autoridade monetária, entre eles, o Relatórios de Poupança entre maio e junho e os indicadores de commodities (IC-Br) e de atividade econômica (IBC-Br). 

E finalmente, na próxima segunda-feira (11), o Boletim Focus — estimativas do mercado financeiro sobre os principais indicadores econômicos — retorna, às 8h30. Vale lembrar que a última publicação aconteceu em abril, durante um período de trégua da greve dos servidores.

Por fim, a retomada da segunda fase de consultas e saques do “dinheiro esquecido” e dos testes do Real Digital ainda não foram divulgados. 

Próximas publicações do Banco Central 

O BC divulgou o calendário das próximas atividades da autarquia.  Confira a seguir: 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Quinta-feira (7)

  • Resultado do Questionário Pré-Copom de maio e junho, às 9h; 
  • Top 5 de abril (Curto Prazo IPCA), 12h; 
  • Médio Prazo da taxa de desocupação do 1º trimestre, 12h; 
  • Curto Prazo IPCA e Selic de maio, 12h; 
  • Ranking acumulado de 12 meses do IPCA, iniciado em abril de 2021, 12h; 
  • Relatório de Poupança de maio e junho, às 15h; 
  • Atualização parcial dos Indicadores Selecionados, às 16h30; 
  • Indicador de Commodities do BC (IC-Br) de abril a junho, às 16h30; 
  • Indicador de Atividade Econômica do BC (IBC-Br), de março e abril, às 16h30. 

Sexta-feira (8)

  • Atualização do Boletim Focus: 9 relatórios semanais entre 6 de maio e 1º de julho, às 8h30; 
  • Distribuição de frequências referente a maio e junho, às 9h; 
  • Top 5 de junho (Curto Prazo IPCA e Selic), às 12h; 
  • Médio Prazo IPCA, Cestas e Administrados e Câmbio do 2º trimestre, 12h; 
  • Ranking acumulado de 12 meses do IPCA, iniciado em maio de 2021, 12h.

Leia Também

VEJA COMO VOTAR

Seu Dinheiro é finalista do Prêmio +Admirados da Imprensa de Economia, Negócios e Finanças 2026; veja como votar

PARA OS ESTUDANTES

Pé-de-Meia outubro 2026: veja quem recebe a sétima parcela e as datas de depósito

Greve dos servidores do Banco Central 

Os servidores do BC decidiram pelo fim da paralisação nesta terça-feira (5), em assembleia geral. 

Ao todo, os funcionários da autoridade monetária cruzaram os braços por 95 dias e reivindicavam o reajuste salarial de 13,5% e a reestruturação da carreira. 

A paralisação acabou um dia após a data prevista. Na semana passada, também em assembleia geral, os servidores haviam decidido que o fim da greve seria o dia 4 de julho. Na ocasião, levou-se em conta o prazo máximo do governo para a concessão de reajustes.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Isso porque a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina que nenhum benefício pode ser criado ou reformulado nos 180 dias finais do mandato presidencial, ou seja, em todo o segundo semestre deste ano.

Essa foi a segunda greve mais longa da história de servidores públicos. Ainda que a paralisação tenha chegado a quase 100 dias, as demandas dos funcionários do Banco Central não foram atendidas. 

Não houve diálogo com o governo e nem com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto — que segue em período de férias desde 2 de julho.

Veja também — A inflação está soluçando controle? O futuro da SELIC

*Com informações de Estadão Conteúdo

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Tela do Meu INSS com opção de acesso pela conta gov.br 2 de outubro de 2026 - 5:07
Uma gangarra representando o Ibovespa: de um lado (vermelho), a gangorra está para baixo. De outro (verde), a gangorra está para cima. No centro, o Ibovespa. 1 de outubro de 2026 - 19:50
1 de outubro de 2026 - 15:01
pix internacional 1 de outubro de 2026 - 11:01
Bernard Appy, um dos autores do texto da reforma tributária 30 de setembro de 2026 - 13:50
Montagem de um leão deitado sobre pilhas de moedas, representando os títulos isentos de Imposto de Renda 30 de setembro de 2026 - 8:42
Fachada de agência da Caixa Econômica Federal durante greve 30 de setembro de 2026 - 7:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar