🔴 JÁ SE IMAGINOU FAZENDO 35 OPERAÇÕES POR MÊS NA BOLSA, EM MÉDIA? CONHEÇA O QUICK TRADE – CLIQUE AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TAG SUMMIT 2022

Em evento do mercado financeiro, Paulo Guedes volta a defender projetos do governo e reforça crescimento do Brasil

Paulo Guedes, ministro da Economia, também aproveitou a ocasião para dizer que permanecerá no cargo em caso de reeleição

O ministro da Economia Paulo Guedes fala sobre Petrobras
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de evento promovido pela Tag Investimentos em São Paulo no início da noite desta quarta-feira (17), onde voltou a repetir um discurso já conhecido em outros eventos do gênero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de confirmar que permanecerá no cargo caso Jair Bolsonaro seja reeleito e dar muitos detalhes sobre seu plano de governo, ele aproveitou a ocasião para refutar notícias sobre as condições econômicas do Brasil.

A exemplo do que aconteceu há duas semanas durante a Expert XP — o grande reencontro do mercado financeiro desde o início da pandemia —, Guedes voltou a falar que há quem torça contra o crescimento brasileiro, citando desde a imprensa até órgãos como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo ele, nenhuma projeção dá conta da dinâmica adotada internamente, responsável por fazer o Brasil sair da pandemia com bons indicadores, incluindo aqueles de emprego e renda.

Guedes aponta que os cálculos feitos por autoridades como o FMI utilizam metodologia antiga, que ignora, por exemplo, as recentes reformas realizadas durante os últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Eu dizia que o Brasil ia voltar em forma de 'V" e realmente voltou, porque trocamos o eixo da economia brasileira. Quem faz essas previsões utiliza um modelo antigo", citando ainda os investimentos privados feitos no país e as mudanças feitas em marcos regulatórios, além da agenda de concessões do governo federal.

Leia Também

EXIGÊNCIAS MAIS RIGOROSAS

Banco Central aprova novas regras para ofertas de crédito e cria proteção contra o endividamento excessivo

CENÁRIO ELEITORAL

“Se o Lula vencer, o cenário tende a favorecer mais o rentismo”, diz CEO da EQI; veja as apostas da corretora

Entre os pontos questionados pelo ministro estão dados sobre a criação de empregos no Brasil — que cresce, mas dentro da informalidade —, as previsões para o PIB — que foram revisadas para este ano, mas reduzidas para 2023 — e sobre a população em situação de extrema pobreza.

De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, produzido pela Rede Penssan e pela Oxfam em junho, mais de 33 milhões de pessoas não tem o que comer no Brasil. Segundo o ministro da Economia, esse número é de 8 milhões.

Paulo Guedes e a polêmica da responsabilidade fiscal

O ministro da Economia também voltou a defender as políticas fiscais adotadas para combater a pandemia desde 2020, incluindo o atual Auxílio Brasil, sem entrar em questões de saúde pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O cenário era de guerra e ninguém conseguiria manter o teto numa guerra", disse, remetendo às preocupações com a violação do teto de gastos. Nas últimas semanas, o ministro vem reiterando sua visão de que apesar da medida, tudo foi feito com responsabilidade fiscal.

"Não estamos gastando nada que não possa ter cobertura", afirmou Paulo Guedes, relembrando que a própria pandemia também foi responsável por deixar uma série de reformas que ele desejava fazer para trás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
22 de outubro de 2026 - 18:45
dia de sorte sorteio caixa loterias 21 de outubro de 2026 - 5:42
Elon Musk 20 de outubro de 2026 - 15:03
As repórteres Camille Lima (à esquerda) e Bia Azevedo (à direita) 20 de outubro de 2026 - 14:58
Carro da Mega-sena encalhado 19 de outubro de 2026 - 6:48
Uma mão segura um despertador tocando, com um calendário ao lado 19 de outubro de 2026 - 6:04
Pé-de-Meia: programa federal que financia a permanência de estudantes no ensino médio público 19 de outubro de 2026 - 5:02
bolsa famíliaPessoa segura cartão do Bolsa Família, benefício com datas de pagamento previstas para 2026. 18 de outubro de 2026 - 6:48
Carro da Mega-sena encalhado 15 de outubro de 2026 - 7:07
Carteira de trabalho CLT 14 de outubro de 2026 - 22:42
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar