🔴 AINDA É POSSÍVEL MULTIPLICAR UM INVESTIMENTO POR 270 VEZES COM CRIPTOMOEDAS? – DESCUBRA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

TAG SUMMIT 2022

Em evento do mercado financeiro, Paulo Guedes volta a defender projetos do governo e reforça crescimento do Brasil

Paulo Guedes, ministro da Economia, também aproveitou a ocasião para dizer que permanecerá no cargo em caso de reeleição

O ministro da Economia Paulo Guedes fala sobre Petrobras
O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes - Imagem: Edu Andrade/Ascom/ME

O ministro da Economia, Paulo Guedes, participou de evento promovido pela Tag Investimentos em São Paulo no início da noite desta quarta-feira (17), onde voltou a repetir um discurso já conhecido em outros eventos do gênero.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além de confirmar que permanecerá no cargo caso Jair Bolsonaro seja reeleito e dar muitos detalhes sobre seu plano de governo, ele aproveitou a ocasião para refutar notícias sobre as condições econômicas do Brasil.

A exemplo do que aconteceu há duas semanas durante a Expert XP — o grande reencontro do mercado financeiro desde o início da pandemia —, Guedes voltou a falar que há quem torça contra o crescimento brasileiro, citando desde a imprensa até órgãos como o Fundo Monetário Internacional (FMI).

Segundo ele, nenhuma projeção dá conta da dinâmica adotada internamente, responsável por fazer o Brasil sair da pandemia com bons indicadores, incluindo aqueles de emprego e renda.

Guedes aponta que os cálculos feitos por autoridades como o FMI utilizam metodologia antiga, que ignora, por exemplo, as recentes reformas realizadas durante os últimos anos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Eu dizia que o Brasil ia voltar em forma de 'V" e realmente voltou, porque trocamos o eixo da economia brasileira. Quem faz essas previsões utiliza um modelo antigo", citando ainda os investimentos privados feitos no país e as mudanças feitas em marcos regulatórios, além da agenda de concessões do governo federal.

Leia Também

PRÊMIOS DE CONSOLAÇÃO

Mega-Sena 3070 encalha e prêmio sobe para R$ 170 milhões; Lotofácil e outras loterias também acumulam

REDUÇÃO DA JORNADA

Senado aprova PEC que acaba com escala 6×1 e reduz jornada semanal para 40 horas

Entre os pontos questionados pelo ministro estão dados sobre a criação de empregos no Brasil — que cresce, mas dentro da informalidade —, as previsões para o PIB — que foram revisadas para este ano, mas reduzidas para 2023 — e sobre a população em situação de extrema pobreza.

De acordo com o 2º Inquérito Nacional sobre Insegurança Alimentar no Contexto da Pandemia de Covid-19, produzido pela Rede Penssan e pela Oxfam em junho, mais de 33 milhões de pessoas não tem o que comer no Brasil. Segundo o ministro da Economia, esse número é de 8 milhões.

Paulo Guedes e a polêmica da responsabilidade fiscal

O ministro da Economia também voltou a defender as políticas fiscais adotadas para combater a pandemia desde 2020, incluindo o atual Auxílio Brasil, sem entrar em questões de saúde pública.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"O cenário era de guerra e ninguém conseguiria manter o teto numa guerra", disse, remetendo às preocupações com a violação do teto de gastos. Nas últimas semanas, o ministro vem reiterando sua visão de que apesar da medida, tudo foi feito com responsabilidade fiscal.

"Não estamos gastando nada que não possa ter cobertura", afirmou Paulo Guedes, relembrando que a própria pandemia também foi responsável por deixar uma série de reformas que ele desejava fazer para trás.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Mega-Sena é o carro-chefe das loterias da Caixa. 13 de outubro de 2026 - 7:19
calendário, agenda, economia 12 de outubro de 2026 - 18:00
Celular com homem usando plataformas de apostas online 12 de outubro de 2026 - 14:15
Robert E. Hall e Michael Woodford Ill, vencedores do Nobel de Economia de 2026. Foto: Ilustração de Niklas Elmehed para a Fundação Nobel 12 de outubro de 2026 - 9:06
10 de outubro de 2026 - 15:05
Eduardo Bolsonaro 8 de outubro de 2026 - 16:53
7 de outubro de 2026 - 17:52
Imagem mostra uma mão plantando uma semente na terra e pequenas mudinhas que vão crescendo. Há gráficos de ações que indicam alta no investimento 7 de outubro de 2026 - 12:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar