Depois de um processo se arrastando por mais de um ano, um júri dos Estados Unidos permitiu que a empresa por trás da criptomoeda XRP (XRP) pudesse responder às acusações da SEC, a CVM americana, sobre manipulação do mercado.
A SEC acusa a Ripple, empresa que emite a criptomoeda, de vender o ativo digital como uma forma de valor mobiliário irregular. Além disso, a companhia também lida com denúncias referentes à comunicação: ela é acusada de constantemente inflar o noticiário com notícias enganosas sobre o ativo digital.
SEC x Ripple
A juíza Analisa Torres, responsável pelo caso, ordenou a reabertura de uma série de documentos relativos a essa acusação. Somado a eles, uma sequência de e-mails do CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, e do co-fundador da plataforma, Chris Larsen, também devem ser expostos.
A novidade no caso animou o mercado de criptomoedas nesta semana, que já operava em alta pelo bom desempenho das ações de tecnologia desde a última sexta-feira (04). Isso foi suficiente para fazer o XRP disparar 40,20% em sete dias.
Nesta quarta-feira (09), o XRP operava em alta de 4,97%, cotado a US$ 0,881 (R$ 4,64), por volta das 10h30.
Vale a pena comprar XRP?
Em 2021, o XRP disparou 276,20%. Apesar do número expressivo, está abaixo das maiores altas do ano. Mas não se engane: essa criptomoeda não é considerada um bom investimento.
Em primeiro lugar, o token XRP não resolve um problema do mundo digital, como o ethereum (ETH), por exemplo. A plataforma pretende ser um facilitador para remessas internacionais, mas não existe um incentivo para que os usuários mantenham os tokens em mãos.
Uma alternativa seria implementar o sistema de staking, uma espécie de dividendos dos ativos digitais. A plataforma recompensa os usuários que seguram seus tokens por um determinado período.
Mesmo que a prática não seja sustentável no longo prazo, ela permite o desenvolvimento do projeto por um período curto.
Outro problema é a centralização do protocolo, o que não permite uma comunidade colaborativa como outras criptomoedas. Por fim, os desdobramentos do processo da SEC permanecem no radar dos investidores.
Mas sempre vale lembrar que o mercado de criptomoedas é extremamente volátil e que o investimento em ativos digitais é altamente arriscado. Os especialistas recomendam que apenas uma pequena parcela do seu portfólio seja destinado para essa classe.