O melhor time de jornalistas e analistas do Telegram! Inscreva-se agora e libere a sua vaga

2022-04-07T18:14:16-03:00
Carolina Lobo
Criptomoedas no Brasil

Bitcoin hoje: Banco Central está de olho no BTC; regulamentação das criptomoedas pode vir forte no Brasil a partir de 2023

O primeiro projeto de lei de cripto do Brasil é de 2015 e, nessa época, pouco se sabia a respeito desse mercado. Ao longo dos anos o projeto foi se modificando e agora segue para votação no Senado

7 de abril de 2022
18:14
Lei bitcoin (BTC) no Brasil o que pensam os novos chefes das agências que podem regular as criptomoedas
Regulamentação de criptomoedas no Brasil - Imagem: Shutterstock

O Brasil está cada vez mais perto de possuir uma legislação específica para regulamentar o mercado de criptomoedas. Na primeira semana de dezembro de 2021, em votação na Câmara dos Deputados, foi aprovado o projeto de lei que diz respeito a essa regulamentação. 

O PL cria um órgão fiscalizador, nomeado pelo Poder Executivo, que será responsável por autorizar e controlar o funcionamento das corretoras de criptoativos. Além disso, o texto acrescenta, no Código Penal, um novo tipo de estelionato com ativos digitais, atribuindo reclusão de 4 a 8 anos e multa.

O membro fundador da Oxford, Blockchain Foundation e estrategista em blockchain pelo MIT, Rodrigo Borges, comenta com o nosso repórter, Renan Sousa, no quadro ‘Papo Cripto’ no Youtube do Seu Dinheiro sua visão sobre esse projeto de lei. 

Para Borges, o PL possui pontos interessantes. Entre eles, o projeto estabelece que as exchanges precisarão de uma licença que será emitida por uma autoridade nomeada pelo Governo Federal. Mas o projeto é ainda muito focado apenas na questão de punir os crimes cometidos por meio do uso dos ativos digitais.

Rodrigo ainda cita que existe um outro projeto de lei do Senado, um pouco mais recente, de 2019, e que os dois processos parecem se complementar para que a lei seja bem executada, se aprovada. 

Para entender melhor sobre esses dois projetos de lei e a visão que Rodrigo possui para o futuro de criptomoedas no Brasil, assista à conversa de Borges e Sousa no vídeo completo disponível abaixo, no nosso canal do YouTube:

Regular criptomoedas não é um bicho de sete cabeças - e pode ser uma arma contra a Rússia na guerra 

Um outro ponto a levar em questão é que a regulação global é uma tendência, sobretudo diante da guerra entre a Rússia e a Ucrânia, como uma forma de aumentar as represálias aos milionários russos. Confira na breve explicação do nosso colunista de investimentos tecnológicos Richard Camargo:

E não para por aí. Ainda no ‘Papo Cripto’ em outro vídeo no Youtube do Seu Dinheiro, Rodrigo Borges comenta sobre a regulamentação mundial das criptomoedas. Rodrigo explica que por volta de 2018, quando o mercado cripto ainda era recente, muitos governos pensaram em banir os ativos digitais, por medo terem medo do que eles poderiam causar. 

Porém, hoje em dia, segundo Borges, as regulamentações possuem mais um caráter de “organizar a casa” e criar regras para que esses ativos possam circular pelos países dentro das leis e com punições preestabelecidas e pouco se vê sobre proibir as criptomoedas, com algumas exceções, claro. 

Para ver mais da conversa entre nosso repórter e o membro fundador da Oxford, Blockchain Foundation e estrategista em blockchain pelo MIT clique no link abaixo e veja o vídeo completo no Youtube: 

Com ou sem regulação, ethereum pode superar o bitcoin?

O Papo Cripto é nosso podcast de criptomoedas no Seu Dinheiro, tocado pelo nosso repórter de criptoativos Renan Sousa. Numa das edições, Orlando Telles, head de research e sócio-fundador da Mercurius Crypto, traçou um panorama sobre as chances de o ethereum superar o bitcoin do médio ao longo prazo. Confira e aproveite para se inscrever no nosso canal e ativar o sininho de notificações para ficar por dentro dos nossos conteúdos:

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

MADE IN CHINA

Shopee, Shein e AliExpress livre de taxas? Bolsonaro diz que sim e Guedes diz que não!

Chefe do Executivo volta a contrariar o ministro da Economia, Paulo Guedes, que na última semana defendeu o digitax — um imposto que seria aplicado em compras online de fornecedores estrangeiros

BYE BYE GOVERNO!

Privatização vem aí: conselho do PPI altera regras da capitalização da Eletrobras (ELET3); saiba por que mudou

O TCU aprovou na sessão de quarta-feira (18) o processo de privatização da companhia — a proposta do relator venceu por 7 votos a favor e 1 contra

NOVO SHAPE

Da academia pra carteira: Smart Fit (SMFT3) tem potencial de alta de 34%, diz Itaú BBA — saiba se é hora de comprar

Depois do confinamento provocado pela covid-19, a indústria fitness enfrenta agora um cenário desafiador, com inflação alta, segundo o banco de investimentos

SEM LIMITE

STF nega impor prazo a Lira para análise de pedidos de impeachment de Bolsonaro

O chefe do Executivo é alvo de mais de 140 solicitações de impedimento; entenda a decisão da corte máxima

VAI TER DISNEY?

Dólar acumula desvalorização de 12,59% frente ao real no ano — veja o que mexe com o mercado de câmbio

A moeda norte-americana teve o pior desempenho semanal em quase dois meses, quando levou um tombo de mais de 5%

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies