Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Não há ação sem reação: uma lei da física no mundo dos investimentos e as notícias que você precisa ler hoje

Conheça os planos de expansão da OXXO, entenda como a concorrência se posiciona para fazer frente à rede de mercados e mais notícias para começar bem o dia

Toda ação gera uma reação. Imagem: Shutterstock

Toda força de ação gera uma reação com as mesmas intensidade e direção, mas em sentido contrário. Trata-se de uma lei da física. Para ser mais preciso, da Terceira Lei de Newton.

Suas aplicações cotidianas são muitas, mas ela também cai bem no mundo dos negócios, principalmente quando o assunto é concorrência.

Pois se você circula bastante por aí, principalmente por São Paulo, já deve ter trombado com um mercado OXXO.

Suas lojas chamaram a atenção primeiro pelo nome diferente — e depois pela rapidez com que se espalharam por aí.

São 128 as unidades abertas abertas desde o ano passado. E, pelos planos, serão mais de 300 lojas espalhadas pelo Estado de São Paulo até março de 2023.

Na reportagem especial de hoje do Seu Dinheiro, a Ana Carolina Neira conta como o OXXO, uma joint venture da Raizen com a mexicana Femsa, se espalhou com tanta rapidez e caiu no gosto da clientela — principalmente de quem gosta de praticidade.

Mas não existe ação sem reação. Se eu e você percebemos a rápida expansão da rede OXXO por São Paulo, imagine a concorrência.

Para ficar por dentro dessa história e saber como outras redes de mercados se preparam para fazer frente à expansão do OXXO, recomendo fortemente a leitura dessa matéria.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

O que você precisa saber hoje

SEGREDOS DA BOLSA
Bolsas estrangeiras iniciam a semana no azul, mas ruídos políticos locais seguem causando interferência. Mercados internacionais avançam com expectativa de bons resultados trimestrais. No Brasil, partidos se preparam para convenções.

O FANTASMA DA ESTATAL
Por que a Petrobras (PETR4) voltou a adiar a venda de três de suas maiores refinarias? O ritmo morno das propostas está relacionado ao temor com a aproximação do período eleitoral e com o posicionamento dos principais candidatos ao pleito.

UNIÃO SUSTENTÁVEL
Embraer (EMBR3) e Raízen (RAIZ4) firmam parceria para produzir combustível ‘verde’ exclusivo para a aviação. A iniciativa é fundamental para o plano da fabricante de aeronaves de neutralizar a pegada de carbono de suas operações nos próximos dois anos.

ALIVIANDO AS MARGENS
Governo aumenta subsídios do Casa Verde e Amarela. Para o Itaú BBA, mudança deve beneficiar Tenda (TEND3) e Direcional (DIRR3). Na prática, a nova medida deve incrementar a acessibilidade financeira em cerca de 5% e 3% para os grupos afetados.

TURBO FAST FASHION
Shein planeja IPO nos Estados Unidos até 2024, mas queridinha dos influencers brasileiros ainda precisa solucionar riscos ESG. Avaliada em US$ 100 bilhões, a chinesa tem fabricantes acusados de submeter funcionários a condições insalubres e jornadas de trabalho de 75 horas por semana.

UM CONTO EM TRÊS TWEETS
Anitta apoia ou não Lula para presidente? Entenda a briga entre a cantora e o PT que fez a alegria de Bolsonaro. A dona do hit “Girl from Rio” declarou que votará em Lula no primeiro turno, mas não quer sua imagem associada a outros candidatos do partido.

FREIO NO TRIBUNAL
Sem pressa para brigar: Elon Musk se opõe ao pedido do Twitter para acelerar a batalha judicial sobre acordo de US$ 44 bilhões rescindido por ele. A equipe que defende o bilionário quer mais tempo para se preparar e pede que o julgamento ocorra apenas em fevereiro do próximo ano.

ROTA DO BILHÃO
Bill Gates: Como o fundador da Microsoft se tornou um dos homens mais ricos do planeta e revolucionou a forma como você lida com a tecnologia. O bilionário começou a programar aos 13 anos; estudou em Harvard, mas deixou a graduação para fundar a Microsoft, na década de 1970.

Uma boa semana para você!

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Imagem mostra, à esquerda, o prédio do Palácio do Planalto e, à direita, a sede do Banco Central 5 de agosto de 2026 - 8:09
Imagem mostra o prédio do banco central visto de baixo. o céu está bem azul com poucas nuvens ao fundo 4 de agosto de 2026 - 8:24
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 4 de agosto de 2026 - 7:20

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juros: o corte que cabe e o corte que custa

4 de agosto de 2026 - 7:20
Imagem criada por inteligência artificial mostra uma fila de pessoas para usar um aparelho em uma academia. Homens e mulheres aguardam para usar o equipamento de crossover 3 de agosto de 2026 - 8:27
Aperto de mãos representando apoio entre amigos ou colegas de trabalho 2 de agosto de 2026 - 8:00
30 de julho de 2026 - 8:32
Microsoft 29 de julho de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um olhar mais detalhado sobre as hyperscalers

29 de julho de 2026 - 20:00
28 de julho de 2026 - 8:21
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 28 de julho de 2026 - 7:35
Blocos representam escolha e seletividade 27 de julho de 2026 - 15:19
24 de julho de 2026 - 8:30
Imagem mostra um investidor preocupado olhando para um tablet com gráfico de um papel em queda, com prejuízo 23 de julho de 2026 - 8:17
Imagem traz um corte de um título de eleitor 22 de julho de 2026 - 19:55

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: E nessa loucura de dizer que não te quero 

22 de julho de 2026 - 19:55
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar