🔴 ONDE INVESTIR 2026: ESTRATÉGIAS DE ALOCAÇÃO, AÇÕES, DIVIDENDOS, RENDA FIXA, FIIS e CRIPTO – ASSISTA AGORA

Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Precisamos falar sobre indicadores antecedentes: Saiba como analisar os índices antes de investir

Com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando esses indicadores em seus modelos — e talvez a correlação esteja caindo

1 de setembro de 2022
14:09 - atualizado às 14:39
Homem de costas analisa tela com relatórios e balanços
Imagem: Shutterstock

Por José Raymundo Faria Jr, sócio da Wagner Investimentos 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Em 2012, quando fazia o meu mestrado, tive que escolher o tema da pesquisa: eu não tive dúvidas e optei por fazer a dissertação abrangendo a teoria da carteira de Markowitz, investimento internacional e o índice PMI da Manufatura. 

A ideia era criar uma carteira de investimento que tivesse como filtro de alocação um indicador antecedente, daí a escolha natural do PMI.

O que é o PMI?

Mas, afinal de contas, o que é o Purchasing Manager’s Index (PMI)? O que é um indicador antecedente? Tem correlação com o S&P 500?

O PMI da Manufatura (ou indústria) é muito antigo e a base de sua criação remonta à fundação da primeira associação local de gerente de compras dos Estados Unidos na cidade de Buffalo (Estado de Nova York) em 1904. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice PMI da Manufatura divulgado pelo ISM no primeiro dia útil de cada mês, conforme acompanhamos hoje em dia, foi criado em 1931 a pedido do presidente Herbert Hoover em decorrência da crise de 1929.

Leia Também

O PMI e o ciclo econômico

O PMI da Manufatura pode ser considerado um indicador antecedente do ciclo econômico por ser o primeiro índice nacional a ser divulgado. 

O índice divulgado no 1º dia útil de um determinado mês se refere ao estado da indústria no mês imediatamente anterior, ou seja, o índice de agosto de 2022 será divulgado no dia 1º de setembro de 2022 (O PMI de serviços é divulgado no 3º dia útil). 

Observe que no dia da publicação deste artigo teremos 67% do 3º trimestre completo (meses de julho e agosto) e teremos 2 meses de PMI em mãos. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O PIB oficial dos Estados Unidos terá a sua 1ª prévia divulgada somente no final do mês de outubro e o dado final e oficial somente no final do mês de dezembro! 

Porque esperar tanto tempo se podemos estimar com boa precisão qual o ritmo da economia? A função do indicador antecedente é justamente esta: permitir antecipar.

Os cinco índices do PMI da Manufatura

O PMI da Manufatura é composto por 5 índices, que são: novos pedidos, produção, emprego, estoques e prazo de entregas. 

O PMI de serviços, que foi criado muitos anos depois, é composto por 4 índices: novos pedidos, produção, emprego e prazo de entregas (não tem estoque). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, além da informação básica, se o indicador está acima ou abaixo de sua linha d’água de 50 pontos (ou seja, se o setor industrial ou de serviços está crescendo ou contraindo), podemos extrair muito mais informações!

Finalmente, o índice PMI é um índice de difusão, ou seja, é qualitativo e não quantitativo. Em outras palavras, um índice de 55 não é 10% maior do que 50.

Crescimento e recessão da economia

O PMI da Manufatura reflete claramente o ciclo de crescimento e recessão da economia: indicador elevado (entre 50 - 60) está relacionado a emprego alto e início dos desequilíbrios macroeconômicos (aperto na oferta de mão de obra e na oferta de produtos e início da inflação). 

Por outro lado, um indicador baixo (entre 40 – 50) está relacionado a aperto monetário e provavelmente recessão: ou seja, quando a economia está muito eufórica, o jeito de baixar a inflação é apertar os juros. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, quando estamos com febre alta, tomamos um antitérmico e vamos para a cama por um tempo, até nos recuperarmos. 

Com a economia é a mesma coisa: juro alto + recessão (que geralmente é rápida) e tudo se ajusta algum tempo depois para um novo ciclo de expansão.

Qual PMI usar: o de serviço ou o da indústria?

Finalmente uma pergunta: indústria ou serviço, qual devo usar? 

Apesar do setor de serviços ter peso muito maior na composição do PIB, a indústria é mais dinâmica e sofre a mudança de ciclo geralmente antes do setor de serviços. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, devido a série muito mais longa, desde o final da II Guerra Mundial o índice da indústria é divulgado de forma ininterrupta nos Estados Unidos, temos muito mais estudos com o indicador industrial. 

A recomendação, se possível, é usar ambos. Particularmente, uso mais o da indústria.

Qual a relação entre o S&P e o PMI?

E, em termos práticos, qual a correlação entre o S&P e o PMI?

Abaixo um gráfico entre janeiro de 2001 a julho de 2022. A linha vermelha é o PMI da Manufatura do ISM e a linha azul é o retorno do S&P com rolagem de 12 meses. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Note que há uma indicação muito boa entre a direção e a magnitude do PMI com o S&P500. O gráfico foi feito sem defasagem temporal, de forma bem simplificada. 

Assim, você pode utilizar o PMI da manufatura como um interessante filtro de alocação: abaixo de 50 pontos, a queda da bolsa tende a se intensificar, mas note que poucas vezes o indicador cai abaixo de 45 ou 40, sendo esse um número que provavelmente temos uma inflexão na bolsa. 

Por outro lado, acima de 50 a bolsa sobe, mas note que o indicador raramente atinge 60, ou seja, um pouco antes deste patamar a bolsa tende a fazer pico.

Os indicadores no Brasil

Mudando para o Brasil, o indicador que tem uma aderência muito boa com o PIB é o índice de confiança da indústria da FGV. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Esse índice é divulgado no final de cada mês e a grande vantagem é que podemos acompanhar a evolução do PIB muito antes do dado oficial. 

Em geral, o PIB oficial é divulgado 2 meses após o fechamento do trimestre, dado importante, mas divulgado de forma muito defasada. 

Veja no gráfico abaixo, que foi construído em 29 de agosto de 2022: temos o indicador dos meses de julho e agosto, ou seja, de 67% do trimestre corrente. 

O PIB do 3º trimestre será divulgado somente na virada de novembro para dezembro. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, hoje já temos 2/3 do período e observamos que a economia segue crescendo em torno e 2% ao ano (base trimestral):

Direção e magnitude

O que importa é a direção e magnitude. 

De fato, o único período em que houve um erro maior da magnitude do movimento foi no pós-covid, mas isso é fácil de explicar: na queda, a indústria caiu menos do que o PIB e, na alta, a indústria subiu menos do que o PIB devido o efeito dos lockdowns, que afetaram muito mais o setor de serviço.

Abaixo um gráfico comparando este índice com o Ibovespa (entre dez/2008 e ago/2022):

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Naturalmente que não é perfeito, mesmo porque a nossa bolsa tem uma importante participação de empresas de commodities, que dependem do ciclo internacional, sobretudo da China. 

Mas, tem uma boa indicação da direção da bolsa.

Investimentos e indicadores

Finalmente, devemos ter muito cuidado ao utilizar indicadores antecedentes para os nossos investimentos: com o avanço da tecnologia, cada vez mais fundos de investimentos estão utilizando estes indicadores em seus modelos e talvez a correlação esteja caindo. 

Por exemplo: há menos de 10 anos a S&P (antiga Markit Economics) começou a publicar uma prévia do PMI aproximadamente 8 dias antes do dado final. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Além disso, estudos apontam uma alta correlação entre o PMI da Manufatura e o índice do Fed Empire States de Nova York, divulgado 15 dias antes. 

Isso não invalida de forma alguma os indicadores antecedentes, mas abre uma disputa para descobrir um indicador mais eficiente e que seja divulgado o mais cedo possível.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

COMPARTILHAR

Whatsapp Linkedin Telegram
EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Podemos dizer que a Bolsa brasileira ficou cara? 

11 de fevereiro de 2026 - 19:50

Depois de uma alta de quase 50% em 12 meses, o mercado discute se os preços já esticaram — e por que “estar caro” não significa, necessariamente, fim da alta

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja se vale a pena atualizar o valor de um imóvel e pagar menos IR e se o Banco do Brasil (BBAS3) já começa a sair do fundo do poço

11 de fevereiro de 2026 - 9:39

Confira as vantagens e desvantagens do Rearp Atualização. Saiba também quais empresas divulgam resultados hoje e o que mais esperar do mercado

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O equilíbrio no Japão que afeta o mundo todo, as vantagens do ESG para os pequenos negócios e o que mais move as bolsas hoje

10 de fevereiro de 2026 - 9:30

Veja qual o efeito da vitória da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, nas eleições do Japão nos mercados de todo o mundo

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

Entre estímulo e dívida: o novo equilíbrio do Japão após uma eleição que entra para a história

10 de fevereiro de 2026 - 7:11

A vitória esmagadora de Sanae Takaichi abre espaço para a implementação de uma agenda mais ambiciosa, que também reforça o alinhamento estratégico de Tóquio com os Estados Unidos, em um ambiente geopolítico cada vez mais competitivo na Ásia

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

CSN (CSNA3) quer convencer o mercado que agora é para valer, BTG bate mais um recorde, e o que mais move as bolsas hoje

9 de fevereiro de 2026 - 8:39

Veja os sinais que o mercado olha para dar mais confiança ao plano de desalavancagem da holding, que acumulou dívidas de quase R$ 38 bilhões até setembro

TRILHAS DE CARREIRA

O critério invisível que vai diferenciar os profissionais na era da inteligência artificial (IA)

8 de fevereiro de 2026 - 8:00

O que muda na nossa identidade profissional quando parte relevante do trabalho operacional deixa de ser feita por humanos?

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Carnaval abaixo de 0 ºC: os horários e os atletas que representam o Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno

7 de fevereiro de 2026 - 9:02

Mudaram as estações e, do pré-Carnaval brasileiro, miramos nosso foco nas baixas temperaturas dos Alpes italianos, que recebem os Jogos Olímpicos de Inverno

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Cuidado com o ouro de tolo ao escolher ações; acompanhe a reação ao balanço do Bradesco (BBDC4) e o que mais move a bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 8:45

Veja como distinguir quais ações valem o seu investimento; investidores também reagem a novos resultados de empresas e dados macroeconômicos

SEXTOU COM O RUY

O “lixo” não subiu: empresas pagadoras de dividendos e com pouca dívida devem seguir ditando o ritmo na bolsa

6 de fevereiro de 2026 - 6:07

Olhamos para 2026 e não vemos um cenário assim tão favorável para companhias capengas. Os juros vão começar a cair, é verdade, mas ainda devem permanecer em níveis bastante restritivos para as empresas em dificuldades.

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A difícil escolha entre dois FIIs de destaque, e o que esperar dos resultados de empresas e da bolsa hoje

5 de fevereiro de 2026 - 8:33

As principais corretoras do país estão divididas entre um fundo de papel e um de tijolo; confira os campeões do FII do Mês

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Bolsa e o trade eleitoral — by the way, buy the whey

4 de fevereiro de 2026 - 20:00

Investir não é sobre prever o futuro político, mas sobre manter a humildade quando o fluxo atropela os fundamentos. O que o ‘Kit Brasil’ e um pote de whey protein têm em comum?

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Queda no valor da Direcional (DIRR3) é oportunidade para investir, e Santander tem lucro acima do esperado 

4 de fevereiro de 2026 - 8:38

Saiba por que a Direcional é a ação mais recomendada para sua carteira em fevereiro e o que mais move as bolsas hoje

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O bloco dos bancos abre o Carnaval das empresas abertas: qual terá a melhor marchinha?

3 de fevereiro de 2026 - 8:36

Mercado também reage a indicação para o Fed, ata do Copom e dados dos EUA; veja o que você precisa saber antes de investir hoje

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

O efeito Warsh: reação à escolha de Trump é um ajuste técnico ou inflexão estrutural?

3 de fevereiro de 2026 - 7:48

Após um rali bastante intenso, especialmente nos metais preciosos, a dinâmica passou a ser dominada por excesso de fluxo e alavancagem, resultando em uma correção rápida e contundente

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O custo e os benefícios do fim da escala 6×1 para as PMEs, e os dados mais importantes para os investidores hoje

2 de fevereiro de 2026 - 8:42

As PMEs serão as mais impactadas com uma eventual mudança no limite de horas de trabalho; veja como se preparar

DÉCIMO ANDAR

Alinhamento dos astros: um janeiro histórico para investidores locais. Ainda existem oportunidades na mesa para os FIIs?

1 de fevereiro de 2026 - 8:00

Mesmo tendo mais apelo entre os investidores pessoas físicas, os fundos imobiliários (FIIs) também se beneficiaram do fluxo estrangeiro para a bolsa em janeiro; saiba o que esperar agora

SEU DINHEIRO LIFESTYLE

Hora da colheita: a boa temporada dos vinhos brasileiros que superam expectativas dentro e fora do país

31 de janeiro de 2026 - 9:01

Numa segunda-feira qualquer em dezembro, taças ao alto brindam em Paris. Estamos no 9º arrondissement das Galerias Lafayette, a poucas quadras do Palais Garnier. A terra do luxo, o templo do vinho. Mas, por lá, o assunto na boca de todos é o Brasil. Literalmente. O encontro marcou o start do recém-criado projeto Vin du Brésil, iniciativa que […]

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Veja como escolher ações para surfar na onda do Ibovespa, e o que mais afeta os mercados hoje

30 de janeiro de 2026 - 8:54

Expansão de famosa rede de pizzarias e anúncio de Trump também são destaque entre os investidores brasileiros

SEXTOU COM O RUY

Próxima parada: Brasil. Por que o fluxo de dinheiro gringo pode fazer o Ibovespa subir ainda mais este ano

30 de janeiro de 2026 - 7:11

O estrangeiro está cada vez mais sedento pelos ativos brasileiros, e o fluxo que tanto atrapalhou o Ibovespa no passado pode finalmente se tornar uma fonte propulsora

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A mudança de FIIs para fiagros que pode impulsionar dividendos, a reação aos juros e o que mais você precisa saber hoje

29 de janeiro de 2026 - 8:38

Veja por que o BTG Pactual está transformando FIIs em fiagros, e qual a vantagem para o seu bolso; a bolsa brasileira também irá reagir após o recorde de ontem na Super Quarta e a dados dos EUA

Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar