🔴 HOJE: AULA COMPLETA E GRATUITA COM ESPECIALISTA EM IA PARA INVESTIDORES – VEJA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

DE OLHO NA BOLSA

Esquenta dos mercados: Bolsas internacionais caem mais de 1% com medo da recessão global enquanto Ibovespa aguarda inflação

Recessão deve ser tema do encontro de hoje dos representantes do FMI com os dirigentes do Banco Mundial

Imagem mostrando uma cédula de dólar no primeiro plano e um gráfico indicando queda ao fundo; indica a correlação entre o câmbio e a bolsa
Confira o que movimenta a bolsa, o dólar e o Ibovespa hoje. Imagem: Shutterstock

Já faz um tempo que o CEO do JP Morgan, Jamie Dimon, chama a atenção para um furacão que se aproxima dos Estados Unidos. Embora a temporada de furacões no Oceano Atlântico esteja apresentando menor atividade que de costume, não se trata de uma tempestade convencional, com chuva e ventos fortes. O executivo recorre a uma figura de linguagem para dar o tom do clima das bolsas nos últimos tempos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De qualquer modo, o furacão econômico previsto por Dimon tem grande potencial destrutivo e agora tem data para acontecer. Na avaliação do CEO do JP Morgan, a economia norte-americana provavelmente entrará em recessão em algum momento dos próximos seis a nove meses.

Mas Dimon não ficou apenas nisso. A depender de como a equipe de meteorologia monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) reagir ao fenômeno, disse ele, é possível que o índice S&P-500 caia mais 20% em relação a seu nível atual.

O comentário vem à tona a poucos dias da divulgação do resultado trimestral do JP Morgan, previsto para a sexta-feira (14). Mais do que isso: ocorre em um momento negativo para os ativos de risco.

O mercado norte-americano de ações já se encontra no chamado território de bear market. Por aqui, o Ibovespa soma a cautela do cenário doméstico, com o IPCA de setembro e a corrida eleitoral do segundo turno chegando à metade. No pregão da véspera, a bolsa local recuou 0,37%, aos 115.940 pontos. O dólar à vista caiu 0,42%, a R$ 5,1906.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Confira o que movimenta as bolsas, o dólar e o Ibovespa no pregão de hoje:

Leia Também

SANGRIA ESTANCOU?

Vale investir na Bolsa depois da ‘segunda-feira sangrenta’? Estrategista da Monte Bravo diz quais setores olhar, mas tem um ativo preferido

PECHINCHAS NA BOLSA

Tombo da Bolsa após as eleições abre oportunidades, e Itaú BBA lista 7 ações para incluir na carteira agora

Bolsas e Bancos Centrais

Chama a atenção a segunda intervenção em poucos dias do Banco da Inglaterra no mercado da dívida. A autoridade monetária inglesa voltou a expandir os limites para a compra de títulos de longo prazo e advertiu que a estabilidade financeira do Reino Unido está diante de risco real.

Na véspera, o Nasdaq visitou os níveis mais baixos em dois anos durante a sessão regular.

Nesta terça-feira (11), os índices já fechados da Ásia e Pacífico, os futuros de Wall Street e a abertura das bolsas da Europa permanecem no tom avermelhado dos últimos pregões.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os participantes do mercado repercutem as preocupações com a economia global. O risco de recessão começa a ganhar contornos mais bem definidos e os investidores se preparam para o impacto.

Banco Mundial e FMI

A temática da recessão e problemas nas cadeias de suprimentos globais deve ser o tema do encontro de hoje dos representantes do Fundo Monetário Internacional (FMI) com os dirigentes do Banco Mundial. 

O FMI também divulga hoje relatórios de perspectiva global e estabilidade financeira. 

Ibovespa contra o dragão da inflação

Por aqui, os investidores estão de olho nos números do IPCA em setembro em busca de uma oportunidade para descolar o Ibovespa das bolsas de valores estrangeiras.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A expectativa é de que o índice registre deflação mensal pela terceira leitura seguida. Em 12 meses, porém, a inflação acumulada deve seguir acima de 7%.

Na mediana das expectativas de especialistas ouvidos pelo Broadcast, o IPCA deve recuar 0,32% na comparação mensal e somar, na base anual, alta de 7,13%. 

No cenário eleitoral, a nova rodada do Ipec mostra um cenário de estabilidade. De acordo com a pesquisa, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lidera a corrida ao Palácio do Planalto com 55% das intenções de voto no segundo turno. O presidente Jair Bolsonaro (PL) aparece com 45%.

Bolsa hoje: agenda do dia

  • IBGE: IPCA de setembro (9h)
  • Estados Unidos: Relatório de Perspectiva Global do FMI é publicado(10h)
  • CNI: Informe Conjuntural do 3º trimestre, com previsões da entidade para indicadores econômicos (10h)
  • Ministério da Economia: Ministro da Economia, Paulo Guedes, tem compromissos em Washington, onde vai participar do encontro do FMI-Banco Mundial (sem hora específica) 
  • Reino Unido:  Ministro de Finanças do Reino Unido, Kwasi Kwarteng, fala na Câmara dos Comuns (10h30)
  • Estados Unidos: Presidente do Banco Mundial, David Malpass, participa de painel na reunião anual do FMI e Banco Mundial (12h)

Balanços do dia

Confira o calendário completo de balanços aqui

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Antes da abertura:

  •  Procter & Gamble (EUA)
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ibovespa, bolsa, dólar 26 de outubro de 2026 - 12:29
Touro da B3 triste 26 de outubro de 2026 - 12:10
26 de outubro de 2026 - 10:48
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 25 de outubro de 2026 - 22:48
Tela do Meu INSS com opção de acesso pela conta gov.br 25 de outubro de 2026 - 11:00
Montagem que traz Lula do lado esquerdo. No centro, Bruno Di Giacomo, sócio fundador e CEO da Nero Capital. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. No pé da imagem, a pergunta: Pós-eleições: oportunidades à vista? 23 de outubro de 2026 - 18:56
Montagem com um fundo de gráfico de ações e a bandeira do Brasil dentro de uma lupa, gestores, ações, fundos 23 de outubro de 2026 - 17:53
imóveis 23 de outubro de 2026 - 14:28
Lojas Quero-Quero (LJQQ3) 23 de outubro de 2026 - 13:13
Imagem criada por IA traz a bandeira do Brasil de fundo e um gráfico de ações em alta 22 de outubro de 2026 - 19:45
Imagem de uma tela de computador com o Facebook aberto e símbolo da Meta no canto inferior direito 22 de outubro de 2026 - 14:32
Montagem traz uma imagem de gráfico de ações ao fundo e uma urna eletrônica no centro eleições 2026; 1º turno 22 de outubro de 2026 - 11:00
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar