A AÇÃO QUE ESTÁ REVOLUCIONANDO A INFRAESTRUTURA DO BRASIL E PODE SUBIR 50%. BAIXE UM MATERIAL GRATUITO

2022-06-29T13:49:00-03:00
Flavia Alemi
Flavia Alemi
Jornalista formada pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e com MBA em Informações Econômico-Financeiras e Mercado de Capitais pela FIA. Trabalhou na Agência Estado/Broadcast e na S&P Global Platts.
Nova gestora

Bolsa está barata e esperar pelo ‘melhor momento’ para investir é má estratégia; conheça as principais apostas da Mantaro Capital

Nova gestora focada em renda variável, Mantaro Capital nasce de cisão na Pacífico e quer navegar as águas turbulentas da bolsa

29 de junho de 2022
6:15 - atualizado às 13:49
Carlos Eduardo Ramos, o Dudu, da Mantaro Capital
Carlos Eduardo Ramos, o Dudu, da Mantaro Capital - Imagem: Divulgação

Você sabe onde nasce o Rio Amazonas? Ao longo do século passado, várias teorias foram elaboradas sobre qual seria seu principal formador, e a mais aceita hoje é de que seja o rio Apurimac, no Peru. Mas existe uma outra hipótese que diz que a nascente do rio Amazonas seria o rio Mantaro, localizado também no país andino. 

Com seus mais de 700 quilômetros de extensão, o rio Mantaro inspirou a mesa de ações da gestora Pacífico a se separar das demais estratégias e virar um afluente que nasce, coincidentemente, com cerca de R$ 700 milhões sob gestão.

A Mantaro Capital conta com Carlos Eduardo Ramos, o Dudu, como líder da expedição na bolsa. Ele já foi diretor do Opportunity e um dos fundadores da ARX Capital Management, hoje ARX Investimentos.

A decisão de dividir a Pacífico em duas gestoras diferentes levou mais de um ano para acontecer. Durante esse tempo, foram testados outros modelos de gestão, mas, no final, a escolha foi a de seguir caminhos separados.

Assim, a Mantaro nasce como uma gestora independente que vai levar adiante os fundos de ações da gestora mãe. O restante da Pacífico mudou o nome para P8 e vai tocar as outras estratégias.

O desafio da nova gestora é manter o curso do barco. Desde o início, o principal fundo de ações da Mantaro, que ainda tem o nome de Pacífico Ações FIC FIA, acumula rentabilidade de 193,34%, contra 112,81% do Ibovespa.

Em águas misteriosas

Navegar uma gestora de ações em águas calmas já seria desafiador o suficiente, mas a recente tempestade enfrentada pelos mercados globais e pela bolsa brasileira dificulta ainda mais o caminho da rentabilidade.

Porém, para Dudu, que construiu uma carreira focada em ações, os problemas não o assustam.

“Aprendi com um ex-chefe que dizia o seguinte: o melhor momento é não esperar o melhor momento”, disse o sócio da Mantaro Capital, em entrevista ao Seu Dinheiro.

Tripulação a bordo

De acordo com Dudu, o maior diferencial da Mantaro é a tripulação que navega o barco: toda a mesa de renda variável que era da Pacífico.

Também saíram para formar a nova gestora os tripulantes que cuidavam da parte operacional, além de outras três novas contratações. No total, o navio da Mantaro começa com 15 pessoas a bordo.

A equipe é responsável por cobrir 140 empresas nacionais e outras 20 estrangeiras. O dia a dia consiste em reuniões com representantes das companhias. O bate-papo serve para colocar à prova algumas teses de investimento.

“Fazemos um processo de revisão constante, falamos com concorrentes das empresas que investimos para tentar entender se a nossa tese está sendo corroborada ou não”, explicou Paulo Abreu, um dos sócios e gestores.

Da esquerda para a direita, Paulo Abreu, Leonardo Rufino e Carlos Eduardo Ramos, sócios e gestores da Mantaro Capital

Bolsa está barata

A impressão geral dos sócios da Mantaro é de que a bolsa brasileira nunca esteve tão barata. A dúvida paira sobre em que setores jogar a rede para pescar as melhores ações para a carteira.

Abreu afirma que algumas empresas cujas teses de investimento têm se provado valiosas para a equipe da Mantaro são Lojas Renner (LREN3) e Arezzo (ARZZ3).

Dentre os setores, o gestor Leonardo Rufino aponta que não tem um que esteja caro, mas ele mostra preferência pelas empresas de energia elétrica, shoppings e bancos.

“O mercado, em geral, está muito barato em consequência de um pessimismo muito alto devido à inflação”, afirmou Rufino.

Ele cita que participou da oferta de privatização da Eletrobras (ELET3) e tem perspectivas positivas para a companhia. 

“Ela ainda tem preço de estatal e há espaço para ganhos muito altos”, disse.

Eleições podem atrapalhar?

A principal preocupação da Mantaro para o segundo semestre, como não poderia deixar de ser, são as eleições presidenciais.

Porém, diferentemente de 2018, quando o mercado financeiro fervilhava após a divulgação de alguma pesquisa de intenção de voto, neste ano o mercado tem se mostrado relativamente quieto.

O gestor aponta que é “difícil ficar pior do que está hoje”, mas considera que tanto o atual presidente, Jair Bolsonaro, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são alternativas muito ruins.

“Vai ganhar Lula ou Bolsonaro. Lula é muito inteligente e pragmático. Já foi presidente por oito anos, sabe o que dá certo. Porém, o Bolsonaro no primeiro ano pode fazer uma porção de coisas”, afirmou.

Os fundos da Mantaro

A Mantaro vai carregar os fundos de ações da Pacífico, que devem ter o nome mudado neste mês ou no próximo, no mais tardar. Também já está em operação um fundo multimercado que roda apenas com dinheiro dos sócios, mas a ideia é abrir para amigos e familiares em breve.

Os fundos podem ser encontrados nas principais plataformas de investimento. A principal diferença entre os produtos não é a carteira, mas o prazo para os retornos e o grau de risco.

Confira os detalhes abaixo:

Mantaro Ações (Long Only) FIC FIA

  • Foco no longo prazo
  • Opera 100% alocado em ações

Mantaro Long Biased FIC FIA

  • Foco no médio/longo prazo
  • Opera entre 30% e 80% alocado em ações

Mantaro Equity Hedge FIC FIM

  • Foco no médio prazo
  • Opera entre 0 e 30% alocado em ações

Leia também:

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

NOITE CRIPTO

Bitcoin (BTC) sente pressão do Fed e recua na semana, enquanto ethereum (ETH) sustenta alta impulsionada pela “The Merge”; entenda

18 de agosto de 2022 - 20:25

O ethereum (ETH) vence a letargia do mercado hoje ainda impulsionado pela The Merge, atualização que, segundo analista, foi enfim “descoberta” pelo mercado

ELEIÇÕES 2022

Bolsonaro aparece no retrovisor de Lula, mas petista ainda pode levar no primeiro turno, segundo Datafolha

18 de agosto de 2022 - 20:00

Essa é a primeira pesquisa de intenção de voto divulgada após o início oficial da campanha presidencial, que começou há dois dias

REBATEU FAKE NEWS

“Estou meio acostumada a tomar paulada”: Luiza Trajano fala sobre política, empreendedorismo e os desafios do Magalu (MGLU3)

18 de agosto de 2022 - 19:13

A empresária rebateu alguns dos principais boatos que envolvem o seu nome e comentou as perspectivas do varejo no TAG Summit 2022

MAIS UM PASSO

Unindo os jalecos: acionistas do Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) aprovam a fusão entre as companhias

18 de agosto de 2022 - 19:12

Os acionistas de Fleury (FLRY3) e Hermes Pardini (PARD3) deram aval para a junção dos negócios das companhias; veja os detalhes

o melhor do seu dinheiro

Ibovespa faz o dever de casa, o futuro das petroleiras e quem vai ficar com Congonhas; confira os destaques do dia

18 de agosto de 2022 - 18:40

Passado o grande evento da semana — a divulgação de ontem (17) da ata da última reunião do Federal Reserve — os investidores tiveram pouco com o que trabalhar nesta quinta-feira (18), levando as bolsas globais a mais um dia de muita volatilidade.  A cautela inicial em Nova York e a subida dos juros futuros […]

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies