2021-09-20T17:11:32-03:00
é possível, sim

O segredo para ser feliz no trabalho, segundo esta especialista

Beverly Jones, autora do “Find Your Happy at Work”, arriscou algumas respostas em entrevista recente e falou sobre desconforto, networking e tédio; veja abaixo

19 de setembro de 2021
16:40 - atualizado às 17:11
Imagem: Shutterstock

Qual o segredo para ser feliz no trabalho? A especialista em carreiras Beverly Jones, autora do “Find Your Happy at Work", arriscou algumas respostas em entrevista recente, publicada pelo portal MarketWatch, falando sobre esse aspecto do planejamento da carreira.

Em seu livro, Jones aborda um assunto com o qual muitos trabalhadores têm se debatido, em especial desde o início da pandemia: estamos estressados, ansiosos com o futuro do nosso trabalho e talvez um pouco esgotados.

A pesquisa feita durante a escrita da obra levou a autora à conclusão de que há um senso comum de que o trabalho deve ser significativo. “Há um senso de que merecemos ter uma vida profissional gratificante que se encaixe perfeitamente no resto de nossas vidas".

Ser feliz no trabalho: desconforto e networking

Segundo Jones, o segredo para o sucesso, e "em última análise a felicidade no trabalho", é muitas vezes estar confortável com o próprio desconforto.

"Sou uma pessoa naturalmente cautelosa e aprendi a me perguntar: 'estou com medo porque isso é perigoso ou porque é uma oportunidade?'". Em outras palavras, a especialista recomenda que se aprenda a lidar com situações desconfortáveis que possam ser oportunidades de crescimento.

Jones recomenda que se construam relacionamentos com pessoas interessantes - estejam ou não conectadas ao seu trabalho. "Essas conexões podem trazer energia para sua vida, mas também podem torná-lo ciente das oportunidades e inspirá-lo", diz.

A autora, evidentemente, fala de networking. "Conheço pessoas de certa idade que se você usar a palavra 'networking' elas pensam: 'olha, não tenho nem tempo para ver os amigos que tenho agora'", relata a especialista.

Mas ela pondera que, conforme você envelhece, ter uma rede diversificada que o conecte a pessoas de todas as gerações e a uma ampla gama de atividades "é mais importante do que nunca."

Segundo Jones, ter amigos no trabalho pode deixar você mais feliz. "Estudos mostram que as equipes produzem mais quando os colegas demonstram respeito, gratidão e consideração uns pelos outros", diz

"Muitos grupos de sucesso desenvolvem uma cultura que se parece muito com uma família, com muita comunicação e um sentimento de pertencimento".

Mas essa dica seria válida em uma época de pandemia, em que parte das empresas segue em regime remoto? Jones diz que sim e recomenda: faça questão de "entrar em contato rotineiramente com cada amigo em potencial".

  • Instagram do Seu Dinheiro: Existem hábitos, vícios e faltas de expertise que, no longo prazo, tendem a prejudicar sua carreira. 

Na sua carreira, encontre uma 'missão' para além do salário

Jones também diz acreditar firmemente ser possível encontrar felicidade no trabalho tendo uma "missão" pessoal forte e internalizada. "É mais fácil amar o seu trabalho se você faz algo para além de ter um salário".

Para ela, mesmo um trabalho tedioso pode ser recompensador se você tiver um bom motivo para fazê-lo, como economizar para colocar seus filhos na faculdade. "Nosso objetivo pessoal também pode estar alinhado com o da empresa", diz.

A especialista diz que o objetivo pessoal pode ser algo básico como aceitar um emprego que o ajudará a aprimorar uma habilidade específica ou a ser mais produtivo. "Há uma certa satisfação em simplesmente se levantar e fazer bem o seu trabalho".

Leia mais sobre trabalho e carreira:

Trabalho contra o tédio

"O tédio é uma espécie de sede", diz Jones. "Quando você tem sede, é um sinal de que você precisa beber água. Bem, quando você se sente entediado, isso também é um sinal de que você precisa fazer algo".

Seu conselho para o mal-estar é o seguinte: aprenda algo novo ou faça exercícios para se sentir mais energizado. "Ofereça-se para ajudar um colega com dificuldades", exemplifica.

Embora com o livro Jones ofereça várias dicas relacionadas ao trabalho e ao planejamento de carreira, o mantra da autora é o de que você não precisa fazer tudo de uma vez.

"Se você dá apenas um pequeno passo em direção a uma de suas metas todos os dias, de maneira constante, isso faz a diferença", diz ela.

*Com informações de MarketWatch

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

App da Pi

Aplique de forma simples, transparente e segura

ECONOMIA X COVID

Economia monitora variante ômicron da covid-19, mas programas de auxílio dependem da PEC dos Precatórios; pasta evita falar em gastos fora do teto

Ministério da Economia evita falar em crédito extraordinário, como acontece nos casos de guerras ou calamidades públicas

Black Friday em números

Varejo cresce 6,3% na Black Friday e vê crescimento de lojas virtuais com e-commerce aquecido; confira dados

Apesar do aumento em relação à Black Friday de 2020, o patamar de faturamento do varejo foi 9,1% inferior ao registrado em 2019

Desdobramentos da crise

Presidente da Latam, Roberto Alvo diz que recusou oferta ‘incompleta’ e ‘insuficiente’ da Azul

O conteúdo dela é confidencial”, afirmou, em entrevista coletiva. Procurada, a Azul não quis comentar

Solana no MB

Exclusivo: Solana (SOL), 5ª maior criptomoeda do mundo, chega Mercado Bitcoin com alta de mais de 12.000% no ano

A quinta maior criptomoeda do mundo vem conquistando o mercado porque se coloca como uma blockchain alternativa ao ethereum (ETH)

Pandemia em curso

Variante ômicron da covid-19 já está em dez países, mas chefe da associação médica da África do Sul vê “sintomas médios” da doença em estudo preliminar

Até o fechamento desta matéria, não haviam informações sobre infecções por essa variante da covid-19 nas Américas