Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2021-06-15T14:18:35-03:00
Estadão Conteúdo
plano em prática

Em expansão, Petz chega à região Norte e completa 11 inaugurações neste ano

Varejista de produtos para animais de estimação está presente em 17 Estados, e seu planejamento estratégico prevê a chegada a todas as unidades da federação em até cinco anos

15 de junho de 2021
14:18
petz
Loja da Petz - Imagem: Divulgação

Em rota de expansão desde que abriu seu capital, no ano passado, a varejista de produtos para animais de estimação Petz acaba de chegar à única região brasileira em que ainda não havia fincado bandeira: o Norte do País.

Em maio, a companhia desembarcou em Palmas (TO) e, já no fim desta semana, chega a Manaus (AM). Hoje já são 143 lojas Petz espalhadas pelo País. Com a unidade de Manaus, serão 11 inaugurações em 2021.

A Petz está presente em 17 Estados, e seu planejamento estratégico prevê a chegada a todas as unidades da federação em até cinco anos. "No começo tínhamos dúvida se alguns Estados suportariam o modelo de lojas, mas fomos muito bem recebidos. Acabamos concluindo que era mais um problema de oferta do que de demanda", afirmou o presidente da Petz, Sergio Zimerman, ao Estadão.

Segundo o executivo, a presença física em novos Estados trouxe um efeito positivo. No Norte e Nordeste, por exemplo, a venda online sofria uma grande barreira de entrada por conta de prazos de entrega longos e altos preços de frete - questões que se amenizaram com a presença local.

Em alguns casos, a venda online deu um salto. Em Natal (RN), por exemplo, esse segmento se multiplicou por 30 após a chegada ao Estado.

Apesar de ser líder de mercado, a Petz atua num setor ainda muito pulverizado: a empresa tem 6% desse mercado, seguida de perto pela rival Cobasi, com 5%. No Norte e no Nordeste, o domínio dessas redes, no entanto, é bem menor e o mercado está quase todo na mão de pequenos empreendedores.

A ideia é seguir abrindo cerca de 30 a 40 novas lojas por ano. O executivo explica que o prazo mais longo para a concretização desse plano se deve ao fato de que nem sempre há oferta imobiliária disponível para a construção de pontos de venda. A ideia, frisou, é fazer inaugurações em localizações nobres e de grande movimento.

Ainda que o avanço orgânico venha sendo o pilar de crescimento, aquisições para acelerar esse processo estão na mesa. No entanto, essa não deve ser a estratégia para crescer o número de lojas, mas sim em outras formas de atender os donos de pets, indo também além dos centros veterinários e hospitais.

Outros serviços, que podem ir de "dog walkers" a planos de saúde para os animais de estimação, poderão ser agregados. O executivo diz que a estruturação dessas novidades em um marketplace está em curso e que alguma novidade já poderá ser conhecida neste ano.

Para os analistas do banco Itaú BBA, a companhia vem apresentando forte crescimento de receitas, com boa execução de seu plano de abertura de lojas físicas e presença digital firme.

"Os resultados do primeiro trimestre do ano corroboram nossa tese de que a Petz está liderando uma jornada de consolidação no mercado de pet care no Brasil", aponta o documento, assinado pelos analistas Thiago Macruz, Helena Villares, Gabriel Simões e Maria Clara Briza Infantozzi.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

MANOBRAS

Juiz põe no banco dos réus ex-gestores do banco Máxima por gestão fraudulenta

O Banco Máxima S.A. informa que seus atuais acionistas assumiram a administração do banco em 2018, após aprovação pelo Banco Central, e que os integrantes da antiga gestão não têm mais qualquer relação com a instituição financeira

Foguete? Tô fora!

Warren Buffet: o bilionário que não quer conhecer as estrelas

Enquanto Bezos, Musk e Branson protagonizam a nova corrida especial, o Oráculo de Omaha prefere apenas observar

O melhor do Seu Dinheiro

O seu momento Sherlock Holmes

Na adolescência, ouvia que quem buscasse por romance policial brasileiro deveria ler algo do Rubem Fonseca. Era uma vontade minha achar uma história desse gênero que fosse mais próxima da minha realidade — e o filtro nacionalidade me pareceu o mais adequado.  A ideia surgiu depois de ter conhecido parte das histórias criadas por Agatha […]

Mesa Quadrada

Comentarista da ESPN Paulo Antunes fala da sua paixão por futebol americano e experiência no mercado financeiro

Ele conta sobre suas aventuras na cobertura de futebol americano e basquete e ainda revela seus investimentos na Bolsa em novo episódio do podcast Mesa Quadrada

Garantindo a oferta

Crescem ofertas de ações com reserva antecipada

As ancoragens normalmente conseguem atrair mais investidores, numa espécie de chancela prévia, com potencial impacto positivo no preço da ação.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies