Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

As mariposas e o tal do reflation trade

Assim como as mariposas são atraídas pela luz, é da natureza do mercado financeiro sair em busca dos ativos com a promessa de maior retorno. Não por acaso, ambos muitas vezes acabam queimados. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Podemos dizer, contudo, que o instinto dos investidores é um pouco mais aguçado. Além […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Assim como as mariposas são atraídas pela luz, é da natureza do mercado financeiro sair em busca dos ativos com a promessa de maior retorno. Não por acaso, ambos muitas vezes acabam queimados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Podemos dizer, contudo, que o instinto dos investidores é um pouco mais aguçado. Além do brilho do retorno, outra variável costuma pesar nas decisões: o risco.

Quando os ativos mais seguros não brilham – ou seja, não oferecem rentabilidade minimamente adequada — o mercado naturalmente é atraído pelas luzes mais reluzentes dos investimentos de maior risco.

Foi o que aconteceu no início da crise do coronavírus. Para estimular a economia debilitada, os governos de todo o mundo derrubaram os juros e inundaram o mercado com estímulos monetários e fiscais.

Vivemos agora a ameaça contrária. O brilho dos títulos do governo dos Estados Unidos — considerados o investimento mais seguro do mundo — voltou a atrair as mariposas do mercado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A aposta é a de que os juros terão de subir no futuro para compensar a maior conivência das autoridades com a inflação em meio à crise.

Leia Também

DÉCIMO ANDAR

A recuperação silenciosa dos escritórios paulistanos — e as oportunidades em fundos imobiliários de lajes corporativas na Bolsa

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O pânico com a montanha-russa dos mercados, como analisar as falas do Copom e o que mais mexe com a bolsa hoje

Logo, todos os ativos que se beneficiam da alta dos preços e das taxas saem ganhando. Esse movimento é o tal do “reflation trade”, do qual você possivelmente já ouviu falar.

Bem, e como tudo isso afeta os seus investimentos? Esse é o tema da coluna de hoje do Matheus Spiess, que traz as causas e consequências do reflation trade e aponta um ativo que pode se beneficiar do atual cenário.

O que você precisa saber hoje

MERCADOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Ibovespa fechou ontem em alta de 0,27%, aos 110.334 pontos. Os ganhos desaceleraram após a notícia de que o presidente Jair Bolsonaro iria aumentar os impostos sobre os bancos para zerar os tributos federais sobre o diesel e o gás de cozinha, o que se concretizou mais tarde. O dólar recuou 0,09%, cotado a R$ 5,60.

O que mexe com os mercados hoje?  O clima doméstico negativo com a confirmação de que o governo vai aumentar os impostos sobre os bancos e o cenário de maior cautela no exterior indicam um pregão no vermelho para a bolsa.

Uma futura moeda global ou uma grande especulação? O Citibank dedicou um relatório de mais de 100 páginas para tratar das perspectivas para o bitcoin. Confira o que os analistas disseram sobre a criptomoeda.

ECONOMIA

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A PEC emergencial que tramita no Senado, formulada para destravar o auxílio emergencial, pode fazer com o que o governo federal acione gatilhos para contenção de despesas apenas em 2025.

EMPRESAS

Agora vai? Após dois cancelamentos no ano passado, a Caixa decidiu retomar os planos de realizar o IPO da Caixa Seguridade em 2021, aproveitando o clima favorável para as ofertas de ações na B3.

Empresa de galpões e imóveis comerciais que têm os donos da MRV Engenharia (MRVE3) como principais acionistas, a Log Commercial Properties anunciou que estuda realizar uma oferta de ações e que vai pagar dividendos. Confira os detalhes dos dois anúncios.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dinheiro no bolso é sempre boa notícia. Rede D’Or e a Irani Papel Embalagem anunciaram ontem à noite que irão pagar aos acionistas JCP e dividendos. Veja os valores e os critérios para receber os proventos.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
eleições 2026 brasil economia investimentos bolsa ibovespa 21 de julho de 2026 - 7:34
20 de julho de 2026 - 8:18
Bandeira do Brasil pendurada em uma parede ao fundo da imagem. Em primeiro plano, a cabine de votação das eleições no Brasil. 15 de julho de 2026 - 19:58
Imagem feita com inteligência artificial mostra uma mulher ao centro abrindo um pote de ouro que reluz. Ao seu redor estão maquetes de centros logísticos e prédios comerciais e há papéis sobre investimentos em fundos imobiliários na mesa à sua frente. 14 de julho de 2026 - 8:46
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 14 de julho de 2026 - 7:37

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Há espaço para cortar a Selic, não para baixar a guarda

14 de julho de 2026 - 7:37
9 de julho de 2026 - 9:35
Ilustração sobre inteligência artificial 8 de julho de 2026 - 19:59
8 de julho de 2026 - 8:36
Imagem vetorizada mostra dois robôs brancos correndo com uma cidade futurística ao fundo 7 de julho de 2026 - 8:45
Nota 100 Reais Rasgada Inflação IPCA deflação agenda econômica ipca 7 de julho de 2026 - 7:27
Ferramentas de IA gratuitas 6 de julho de 2026 - 19:03
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar