🔴 IPCA-15 DE ABRIL DESACELERA – VEM AÍ SELIC A 10,50% OU 10,25? SAIBA ONDE INVESTIR

O melhor do Seu Dinheiro: Um xerife está chegando à cidade do bitcoin (BTC)

No mercado financeiro, as criptomoedas são como o velho oeste: uma terra inexplorada e cheia de riquezas para os desbravadores, mas repleta de perigos

6 de dezembro de 2021
8:45
Homem montado em um cavalo com trajes típicos de cowboy e com a figura de um bitcoin no lugar da face
Coisa de cinema: quem colocará ordem no mercado de criptomoedas? - Imagem: Shutterstock/Alla-Berlezova, com modificações de Andrei Morais

Bom dia!

Nos filmes antigos de faroeste, uma história clássica é aquela da cidade sem lei que vive à mercê dos malfeitores. Até que tudo muda com a chegada de um xerife disposto a impor ordem no lugar.

No mercado financeiro, as criptomoedas são o equivalente ao velho oeste. Uma terra ainda inexplorada e cheia de riquezas para os desbravadores, mas também repleta de perigos.

Um exemplo dos riscos de se explorar essa seara de peito aberto aconteceu neste fim de semana, quando o bitcoin e as demais criptos amargaram fortes quedas. Ao contrário das bolsas, as criptomoedas são negociadas 24 horas por dia, sete dias por semana.

Outra diferença para os mercados tradicionais — e constante alvo de críticas — é a falta de regulação. Hoje não existe um órgão responsável por coibir abusos nem fiscalizar as empresas que prestam serviços aos investidores de criptomoedas.

Mas um xerife está para chegar à cidade do bitcoin, com poderes para colocar ordem no “saloon”. O Congresso discute neste momento um projeto de lei que vai dar ao Banco Central a responsabilidade de regular o mercado de criptomoedas, incluindo as corretoras (exchanges).

Outra proposta, mais polêmica, pode transformar o Brasil em uma nova fronteira para a mineração de criptomoedas, com a concessão de benefícios fiscais.

O repórter Renan Sousa mergulhou nos projetos e falou com especialistas para mostrar como o bangue-bangue legislativo pode mudar a forma como o bitcoin é negociado no país.

O que você precisa saber hoje

A NATA DA B3
Com Vale (VALE3) de volta ao topo, confira as ações mais indicadas para lucrar na reta final de 2021. A mineradora foi a mais recomendada dentro das carteiras de 14 corretoras consultadas pelo Seu Dinheiro. Confira quem mais entrou na seleção das Ações do Mês de dezembro, na reportagem da Larissa Vitória.

ESQUENTA DOS MERCADOS
Novos estudos sobre variante ômicron da covid-19 retiram a pressão das bolsas em semana com foco nos Bancos Centrais e dados de inflação. A decisão do Copom sobre a Selic sairá antes dos números do IPCA de novembro e as projeções para os juros já ultrapassam os 10% ao ano.

ALÍVIO NO BOLSO?
Sem dizer quanto, Bolsonaro promete que Petrobras (PETR4) anunciará redução no preço dos combustíveis nesta semana. O presidente, que é um dos críticos mais ferrenhos da política de preços da estatal, afirmou que a queda deve seguir por algumas semanas.

FOGUETE SEM FREIO
Boeing tropeça e SpaceX, de Elon Musk, garante mais três viagens tripuladas com a Nasa. O plano original era alternar missões entre as duas empresas, mas o Starliner, foguete da Boeing, deve ficar impedido de voar até 2023.

CRIPTO INSTITUCIONAL
Real digital vem aí! Banco Central prepara versão virtual da moeda brasileira para 2022. A autoridade monetária lançou um laboratório para estudar as possibilidades de uso e de execução de projetos com a versão virtual da moeda brasileira.

ALÍVIO NO ORÇAMENTO
Com receita acima do esperado, Economia reduz estimativa de rombo nas contas públicas em 2022. Considerando todo o setor público, o que inclui Estados e Municípios, as novas projeções da pasta preveem até mesmo um saldo positivo.

MONEY TIMES
Documentos do Facebook expõem Brasil sob ataque. Informações vazadas à imprensa internacional confirmam avaliação de especialistas segundo os quais o país transformou-se em terreno fértil para discurso de ódio, desinformação e ataques à democracia na plataforma.

TRILHAS DE CARREIRA
O que os cursos sobre liderança profissional não contam para você. Em sua coluna no Seu Dinheiro, Thiago Veras traz uma reflexão sobre a essência dos líderes depois de observar um padrão bastante recorrente.

Aquele abraço e uma ótima semana!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Compartilhe

SEXTOU COM O RUY

Imposto de 25% para o aço importado: só acreditou quem não leu as letras miúdas

26 de abril de 2024 - 6:11

Antes que você entenda errado, não sou favorável a uma maior taxação apenas porque isso beneficia as ações das siderúrgicas brasileiras – só que elas estão em uma briga totalmente desigual contra as chinesas

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O Enduro da bolsa: mercado acelera com início da temporada de balanços do 1T24, mas na neblina à espera do PCE

23 de abril de 2024 - 8:54

Na corrida dos mercados, Usiminas dá a largada na divulgação de resultados. Lá fora, investidores reagem ao balanço da Tesla

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Decisão do Copom em xeque: o que muda para a Selic depois dos últimos acontecimentos?

23 de abril de 2024 - 6:24

O Banco Central do Brasil enfrentará um grande dilema nas próximas semanas

EXILE ON WALL STREET

Felipe Miranda: A pobreza das ações

22 de abril de 2024 - 20:00

Em uma conversa regada a vinho, dois sujeitos se envolvem em um embate atípico, mas quem está com a razão?

DE REPENTE NO MERCADO

Enquanto o dólar não para de subir… Brasil sobe em ranking internacional e este bilionário indonésio fica 10x mais rico em um ano 

21 de abril de 2024 - 12:00

Veja os destaques da semana na ‘De repente no mercado’

BOMBOU NO SD

Dividendos de Klabin (KLBN11), Gerdau (GGBR4) e Petrobras (PETR4), halving do bitcoin e Campos Neto dá pistas sobre o futuro da Selic — veja tudo o que foi destaque na semana

20 de abril de 2024 - 14:01

A ‘copa do mundo’ das criptomoedas aconteceu de novo. A recompensa dos mineradores por bloco de bitcoin caiu pela metade

Mande sua pergunta!

Meu pai me ajudou a comprar um imóvel; agora ele faleceu, e meu irmão quer uma parte do valor; foi adiantamento de herança?

20 de abril de 2024 - 8:00

O irmão desta leitora está questionando a partilha da herança do pai falecido; ele tem razão?

SEXTOU COM O RUY

A ação que dá show em abril e mostra a importância de evitar histórias com altas expectativas na bolsa

19 de abril de 2024 - 6:07

Ações que embutiam em seus múltiplos elevadas expectativas de melhora macroeconômica e crescimento de lucros decepcionaram e desabaram nos últimos dias, mas há aquela que brilha mesmo em um cenário adverso

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: ChatGPT resiste às tentações de uma linda narrativa?

17 de abril de 2024 - 20:11

Não somos perfeitos em tarefas de raciocínio lógico, mas tudo bem: inventamos a inteligência artificial justamente para cuidar desses problemas mais chatos, não é verdade?

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Ataque do Irã poderia ter sido muito pior: não estamos diante da Terceira Guerra Mundial — mas saiba como você pode proteger seu dinheiro

16 de abril de 2024 - 6:17

Em outubro, após o ataque do Hamas, apontei para um “Kit Geopolítico” para auxiliar investidores a navegar por esse ambiente incerto

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar