O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2021-05-19T09:37:15-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

Assombrações e as contas da Eletrobras privatizada, o bitcoin ladeira abaixo e outros destaques do dia

19 de maio de 2021
9:37
Eletrobras TV
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Um personagem de nome desconhecido é chamado à casa de um amigo doente em um lugarejo remoto. “Não sei como foi – mas, ao primeiro relance do edifício, uma sensação de insuportável desespero invadiu o meu espírito”, escreve Edgar Allan Poe, em A Queda da Casa de Usher.

Histórias de casas mal assombradas são um tema recorrente na literatura e no cinema. Mas esqueletos no armário, fantasmas arrastando correntes e alguns tesouros escondidos também são usados para relatar o estado de algumas estatais brasileiras.

De todas elas, a Eletrobras talvez seja a que guarde mais enigmas. Fundamental para o funcionamento do sistema elétrico brasileiro, a estatal vive atormentada por assombrações — na forma de políticos.

Foi assim no governo Fernando Henrique, quando enfrentamos um racionamento de energia, e também na gestão Dilma Rousseff, que comandou uma desastrosa tentativa de redução nas tarifas.

Na visão do mercado financeiro, a privatização é a melhor forma de exorcizar os demônios da Eletrobras. A venda do controle da companhia para o setor privado seria capaz tanto de modernizar a matriz de energia brasileira como diminuir a conta para o consumidor.

É claro que o mercado não pensa apenas na visão estratégica. A Eletrobras privatizada também daria um impulso e tanto para as ações da estatal listadas na bolsa.

O destino da companhia pode ser decidido ainda hoje com a perspectiva da votação da medida provisória que abre caminho para a venda.

Mas, afinal, quanto a Eletrobras pode valer nas mãos da iniciativa privada? E se a MP não for aprovada, o que acontece com as ações? A Jasmine Olga foi atrás das respostas nesta reportagem especial que você precisa ler.

O que você precisa saber hoje

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente

LIVE DO SEU DINHEIRO

O que acontece com o bitcoin? Hoje, ao meio-dia, os repórteres Victor Aguiar e Renan Sousa conversam com André Franco, analista de criptomoedas da Empiricus, sobre as perspectivas para as moedas digitais. Participe com suas dúvidas e comentários.

MERCADOS

Por falar em bitcoin, depois de Elon Musk recusar pagamentos em criptomoedas e a China dificultar as transações, a moeda digital recuava para seu menor valor desde fevereiro deste ano, abaixo dos US$ 40 mil.

O que mexe com os mercados hoje? O Ibovespa deve sentir o aumento da cautela no exterior antes da ata do Fed sobre a política monetária. Ao mesmo tempo, o depoimento do ex-ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, na CPI da Covid deve contribuir para a aversão ao risco no cenário doméstico.

EMPRESAS

A Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), controlada pelo grupo Votorantim, registrou o pedido de IPO na CVM. A empresa afirma ser a única companhia integrada de alumínio do Brasil e pretende financiar seu crescimento com o dinheiro captado dos investidores.

A CSN informou aos clientes que aumentará os preços em até 15% nos próximos dois meses em toda a linha de produtos. A siderúrgica não terá mais contratos com as montadoras e linha branca maiores que três meses, que ainda terão reajustes de cerca de 70% em julho.

ECONOMIA

Em um momento de fragilidade econômica, o governo federal está lançando um programa para ajudar a ampliar a renda dos caminhoneiros, que foram uma forte base eleitoral do presidente Jair Bolsonaro nas últimas eleições. Saiba os detalhes das medidas.

A representante do Comércio dos Estados Unidos, Katherine Tai, alertou para a fragilidade da cadeia de abastecimento com a pandemia da covid-19. Em uma reunião entre EUA, México e Canadá, Tai não deixou de alfinetar a China, alegando o uso de trabalho forçado no país.

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua manhã". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
CUIDADO COM OS ATRAVESSADORES

Onde está o seu iate?

Está na hora de tirar os intermediários do processo de investimento para deixar o dinheiro com os investidores

De olho na bolsa

Esquenta dos mercados: Bolsas no exterior tentam se recuperar da queda após decisão do Fed e Ibovespa busca manter ritmo de alta mesmo com risco fiscal no radar

Depois de tocar os 112 mil pontos ontem (26), a bolsa brasileira precisa enfrentar o ajuste de carteiras ao novo cenário de juros altos

Exclusivo

Na “caça aos unicórnios”, Itaú lança fundo para aplicar em gestores de investimentos alternativos

O banco acaba de abrir para captação o Polaris, fundo com objetivo de retorno de até 25% ao ano e foco em investimentos que vão bem além do “combo” tradicional de bolsa, dólar e juros

CONSTRUTORAS COM DESCONTO

Vendas de imóveis em alta, ações em baixa. A queda das incorporadoras abriu uma oportunidade de compra na bolsa?

Os resultados do quarto trimestre mostram que as empresas do setor entregaram desempenhos sólidos, mas as ações caminham na direção contrária

COMPRA PROGRAMADA

‘Vale Gás’: Ultragaz cria cartão que permite ‘congelar’ o preço e parcelar a compra do gás de cozinha

O GLP é um dos derivados de petróleo afetado pela alta do dólar frente ao real e pela valorização da commodity no mercado internacional

SALTO COM FINANÇAS

Itaú (ITUB4) escala 53 posições em ranking e se torna único brasileiro entre 500 marcas globais mais valiosas; veja lista completa

Além de figurar entre as marcas mais valiosas, o Itaú conquistou uma posição na lista dos 250 principais CEOs ou “guardiões de marca”