Recurso Exclusivo para
membros SD Select.

Gratuito

O SD Select é uma área de conteúdos extras selecionados pelo Seu Dinheiro para seus leitores.

Esse espaço é um complemento às notícias do site.

Você terá acesso DE GRAÇA a:

  • Reportagens especiais
  • Relatórios e conteúdos cortesia
  • Recurso de favoritar notícias
  • eBooks
  • Cursos

Alguém chame os bombeiros

Hoje tivemos mais um dia de grande volatilidade nos mercados brasileiros, que entraram em parafuso com o temor de que o teto de gastos poderia vir a ser furado. CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE Os investidores aguardam com grande ansiedade a votação da PEC Emergencial, aquela que permitirá o retorno do auxílio […]

Selo O Melhor do Seu Dinheiro
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Hoje tivemos mais um dia de grande volatilidade nos mercados brasileiros, que entraram em parafuso com o temor de que o teto de gastos poderia vir a ser furado.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os investidores aguardam com grande ansiedade a votação da PEC Emergencial, aquela que permitirá o retorno do auxílio emergencial. E rumores de que ela seria desidratada no Congresso e de que o Bolsa Família poderia ficar de fora do teto levaram o Ibovespa a despencar quase 4% no pior momento do pregão. O dólar chegou a beirar os R$ 5,80!

Em meio a esse verdadeiro incêndio, com direito a mais duas intervenções do Banco Central no mercado de câmbio, apareceu um bombeiro: Arthur Lira, presidente da Câmara dos Deputados, pôs fim às chamas com um tuíte que acalmou os investidores.

A partir dali, tudo começou a melhorar, e quem olhasse apenas para o fechamento da bolsa, do dólar e dos juros no fim do pregão nem poderia imaginar tudo que aconteceu antes. Quem vê close não vê corre, dizem nas redes sociais.

A Jasmine Olga te conta o que Lira falou e narra todos os principais lances do pregão de hoje na sua matéria de mercados.

MERCADOS

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• As ações de shopping centers e varejistas despencaram após o governo do estado de SP endurecer as medidas para combate ao coronavírus, resultando no fechamento total do comércio não essencial.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

A Torre Eiffel dos investimentos, o humor dos mercados e o que mais afeta seu bolso hoje

SEXTOU COM O RUY

O que a queda das ações do BTG (BPAC11) diz sobre o humor do mercado — e como você pode se aproveitar disso

EMPRESAS

• O Goldman Sachs reiniciou a sua mesa de operações em criptomoedas e passará a negociar contratos futuros e outros derivativos de bitcoin para seus clientes. Saiba mais na matéria do Renan Sousa.

• O Magazine Luiza anunciou a aquisição da VipCommerce, uma plataforma que permite a supermercados e atacarejos venderem online usando suas próprias marcas.

ECONOMIA

• O PIB do quarto trimestre cresceu 3,2%, enquanto no ano de 2020 a economia brasileira retraiu 4,1% - resultados melhores que o esperado pelo mercado. Mesmo assim, a bolsa não se animou. Afinal, o resultado do PIB brasileiro foi bom ou ruim? O Ivan Ryngelblum conversou com economistas e traz cinco pontos para você entender o PIB.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

• Números do Tesouro Nacional apontam que, caso a PEC Emergencial seja aprovada, 14 Estados já estariam em condições de decretar estado de emergência fiscal e acionar medidas de controle de gastos, os chamados gatilhos, como o congelamento dos salários dos servidores.

• O comércio teve queda de 12,2% em 2020, segundo o Indicador de Atividade do Comércio da Serasa Experian, maior retração da série histórica iniciada em 2001.

• O Ministério da Saúde informou nesta quarta que “já possui contratos alinhados” para a compra da vacina russa Sputnik V e que a aprovação de um projeto de Lei pela Câmara “facilitou as negociações” para a compra de doses das vacinas da Pfizer e da Janssen. Seria a luz no fim do túnel? Saiba mais.

OPINIÃO

• Qual é a cara da segunda metade do governo Bolsonaro? Seria um “Dilma 3.0”, um “Temer 2.0” ou uma mistura macunaímica das duas coisas? Nosso colunista Felipe Miranda aposta na última alternativa e projeta como a agenda econômica pode avançar neste início de ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite". Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Luiz Inácio Lula da Silva e Flávio Bolsonaro eleições 11 de agosto de 2026 - 8:07

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

A eleição entrou na curva de juros

11 de agosto de 2026 - 8:07
Homem de negócios segura uma pasta e sai por uma porta com uma placa escrito "Exit". A imagem tem luz avermelhada. 7 de agosto de 2026 - 7:12
Gabriel Galípolo, presidente do Banco Central do Brasil, está sentado, com um microfone e um copo de água sobre a mesa que está a sua frente 5 de agosto de 2026 - 15:36
Imagem mostra, à esquerda, o prédio do Palácio do Planalto e, à direita, a sede do Banco Central 5 de agosto de 2026 - 8:09
Imagem mostra o prédio do banco central visto de baixo. o céu está bem azul com poucas nuvens ao fundo 4 de agosto de 2026 - 8:24
Tesoura rosa corta a Selic, taxa básica de juros 4 de agosto de 2026 - 7:20

INSIGHTS ASSIMÉTRICOS

Juros: o corte que cabe e o corte que custa

4 de agosto de 2026 - 7:20
Imagem criada por inteligência artificial mostra uma fila de pessoas para usar um aparelho em uma academia. Homens e mulheres aguardam para usar o equipamento de crossover 3 de agosto de 2026 - 8:27
Aperto de mãos representando apoio entre amigos ou colegas de trabalho 2 de agosto de 2026 - 8:00
30 de julho de 2026 - 8:32
Microsoft 29 de julho de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Um olhar mais detalhado sobre as hyperscalers

29 de julho de 2026 - 20:00
28 de julho de 2026 - 8:21
Logo do Federal Reserve (Fed) em uma nota de dólar 28 de julho de 2026 - 7:35
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar