🔴 SÉRIE EMPIRICUS IN$IGTS: +100 RELATÓRIOS CORTESIA – LIBERE GRATUITAMENTE

Bolsa hoje?: Unidos do Aperto Monetário… Nota… Dez!

Como se não bastasse ter que se preocupar com os resultados de Vale e Petrobras, que juntas representam mais de 20% do Ibovespa, ainda teremos que digerir a alta de 150 pontos-base da Selic

28 de outubro de 2021
8:39 - atualizado às 8:40
Cena do Filme Alice no País das Maravilhas (1951), coelho olhando o relógio
PEC dos Precatórios: atrasada, muito atrasada - Imagem: Alice no País das Maravilhas (1951)

Bom dia, pessoal!

Lá fora, nesta quinta-feira (28), as ações asiáticas caíram após o recuo de ontem (27) em Wall Street, com bancos e empresas do setor de saúde retirando o S&P 500 e o Dow Jones Industrial Average de seus últimos recordes – naturalmente, haveria uma pequena correção depois de tantas altas seguidas, resultando na queda de mais de três quartos das empresas no índice de referência.

Os mercados europeus têm nesta manhã certa dificuldade em enveredar por um único tom. O dia é relevante para os mercados por lá, com reunião do BCE e entrega de dados de inflação ao consumidor alemão e espanhol. Os futuros americanos, por sua vez, sobem. Já no Brasil, deveremos digerir a falta de articulação para aprovar a PEC dos Precatórios e a alta da Selic, hoje em 7,75%.

A ver...

·         Acelerando o aperto monetário

Como se não bastasse ter que se preocupar com os resultados de Vale e Petrobras, que juntas representam mais de 20% do Ibovespa, ainda teremos que digerir a alta de 150 pontos-base da Selic.

Isso mesmo, ontem (27) o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou os juros de 6,25% para 7,75%, já contratando mais uma alta de mesma magnitude para a próxima reunião em dezembro; ou seja, deveremos encerrar o ano com 9,25% de taxa básica.

O tom “hawkish” (contracionista) do comitê veio em linha com o que era precificado na curva, refletindo uma tentativa de ancoragem de expectativas depois que o governo decidiu romper com a responsabilidade fiscal. O ciclo de aperto deverá seguir pelo primeiro semestre, levando a Selic para dois dígitos (entre 10% e 11%, provavelmente).

A decisão deverá ter um efeito de queda das taxas mais curtas, que passavam a precificar mais de 1,5 p.p. nessa reunião. Diante do compromisso de fazer com que a inflação convirja para a meta até 2023, taxas médias e longas também têm espaço para recuar.

Para dificultar este processo também, a Câmara adiou mais uma vez a votação dos precatórios. O governo fracassa seguidamente em conseguir maioria para aprovar a matéria, que precisa de 308 votos para passar – um quórum ideal seria de pelo menos 470 pessoas e ontem havia apenas 453. Uma nova tentativa será realizada hoje, quinta-feira (28), mas não há garantias de aprovação.

·         PIBão vindo aí

O PIB do terceiro trimestre dos EUA vem aí. A estimativa consensual é de uma taxa de crescimento anual de 4% com ajuste sazonal, após a economia ter crescido 6,7% no segundo trimestre. Naturalmente, a variante delta e o fim antecipado dos benefícios adicionais de desemprego terão desacelerado a atividade. Eventuais revisões em dados anteriores também seriam bem-vistas.

Outro ponto de atenção, além do PIB americano, é a continuidade da temporada de resultados trimestrais, que até agora tem sido impressionante o suficiente para fazer os investidores deixarem de lado as preocupações que possam ter sobre crescimento econômico e inflação. Hoje, contamos com nomes como Apple, Amazon, Mastercard, Merck, Moody’s, Shopify, Starbucks e Yum!

·         De olho no BCE

Hoje, o Banco Central Europeu (BCE) reúne-se e poderá dar sinais sobre as decisões futuras de política monetária. Notadamente, é improvável que haja muita preocupação com a inflação, já que o mercado de trabalho europeu ainda não ofereceu pressão suficiente para contaminar os salários e, consequentemente, os preços. O objetivo do mercado é ouvir sobre as futuras ofertas de liquidez da autoridade monetária.

Ontem, o mercado de títulos reagiu, elevando os rendimentos, assim como o fazia nesta manhã. A combinação de preços de energia em alta com uma distribuição robusta de vacinas, após um início lento, está pressionando os formuladores de políticas do BCE. Contudo, a grande reunião está marcada para dezembro, fazendo desta apenas um ponto de transição.

·         Anote aí!

A agenda é bastante cheia para os mercados lá fora e por aqui. No Brasil, contamos com a continuidade da temporada de resultados, tendo nomes a serem apresentados hoje como Petrobras, Vale e Ambev.

Em relação aos dados, vale acompanhar a digestão do IGP-M, o índice de confiança do comércio e dos serviços em outubro e o resultado primário do Tesouro.

Nos EUA, o PIB do terceiro trimestre é o destaque do dia, somado à apresentação das reivindicações iniciais para benefícios de desemprego estaduais para a semana encerrada em 23 de outubro.

·         Muda o que na minha vida?

Os gargalos da cadeia de suprimentos estão pesando sobre o crescimento econômico mundial, com destaque especial para Ásia, Europa e EUA. O problema está afetando consideravelmente a China, que já enfrenta uma crise de energia e preocupações com seu enorme setor imobiliário. Nos Estados Unidos, por sua vez, as fábricas não podem produzir tanto quanto gostariam devido à falta de trabalhadores e suprimentos, como semicondutores.

Com isso, fica a pergunta: estaria a recuperação global em risco?

Dados recentes deixaram claro que os principais motores econômicos do mundo estão perdendo força, gerando incerteza sobre a força da recuperação pós-pandêmica. Naturalmente, uma normalização do crescimento seria esperada, mas a sequência de problemas recentes tem feito com que o processo se dê em uma desaceleração maior do que a antecipada.

Um setor manufatureiro atormentado por atrasos na cadeia de suprimentos viu o crescimento da produção cair para o nível mais baixo desde os primeiros bloqueios do ano passado. Enquanto isso, o setor de serviços viu uma parte da recuperação desaparecer, ao mesmo tempo que o ressurgimento de surtos de Covid-19 em algumas localidades, como Rússia, renovou as preocupações.

Por meses, o mercado entendeu que, embora os problemas da cadeia de suprimentos sejam frustrantes, eles seriam superados pela demanda crescente de consumidores que economizaram durante a pandemia. Mas a situação está começando a ter um impacto real no sentimento, levando mais tempo para ser corrigida do que o antecipado anteriormente.

Tivemos uma recuperação econômica dramática, e esse processo está agora em transição para uma retomada em um ritmo mais lento. De todo modo, a economia global, após um colapso em 2020, parece incrivelmente forte para os padrões históricos. Seguimos otimistas com o crescimento global, com as devidas atenções destinadas às pressões de preços.

Oportunidades do Dia

-A Semana da Renda Fixa continua com tudo. Depois que a oportunidade de ontem se encerrou antes mesmo do almoço, tamanha a demanda, hoje a chance pode novamente se esgotar em poucas horas. Spoiler: o que acha de um título atrelado à inflação e com taxa gorda um dia depois do aumento da SELIC? Quer saber qual será a oferta? Clique abaixo às 10h e aja rapidamente.

- Novo fundo na plataforma: Da casa de investimentos quantitativos Giant Steps, o Giant Hanabi é um fundo focado no mercado de ações brasileiras com estratégia long bias.

  • Mínimo inicial: R$ 500
  • Taxa de administração: 1,5% a.a. (1,449% a.a. com cashback)
  • Cotização do resgate: 30 dias corridos para cotização + 3 dias úteis para o pagamento
  • Risco: Médio/Alto

Compartilhe

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: caminhoneiros, fiscal e clima, começando novembro daquele jeito

1 de novembro de 2021 - 9:44

Na véspera do feriado de Finados, seguimos acompanhando a chance de uma paralisação dos caminhoneiros autônomos. Fora isso, temos resultados corporativos e divulgação do Ministério da Economia sobre o resultado da balança comercial em outubro

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: sim, tudo continua ficando mais caro

27 de outubro de 2021 - 10:52

No Brasil, o IBGE divulga o resultado do desemprego no último trimestre, encerrado em agosto, e o Tesouro Nacional divulga o resultado das contas do governo central de setembro, bem como o Relatório Mensal da Dívida de setembro. O grande destaque do dia, porém, em paralelo à temporada de resultados, é a decisão sobre a Selic, a partir das 18h30

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: pés no chão

26 de outubro de 2021 - 11:26

Aqui no Brasil, agenda de dados e de Brasília é aguardada, principalmente com o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir a taxa básica de juros (Selic), que ameaça subir 125 pontos-base no resultado do encontro a ser divulgado amanhã depois do mercado

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: Suas definições de “responsabilidade fiscal” foram atualizadas

25 de outubro de 2021 - 10:58

A temporada de resultados brasileira, que começou na última sexta-feira, segue hoje com EcoRodovias, EDP Brasil, Neoenergia e TIM, após o fechamento do mercado. Enquanto isso, ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro deverá lançar o Programa de Crescimento Verde, indicativo positivo para a COP26 de novembro

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: parem o mundo que o Brasil quer descer

22 de outubro de 2021 - 8:24

Apesar de haver espaço para uma recuperação depois de tanta queda (rebound), em um tradicional movimento de caça às barganhas, é difícil que haja ânimo para tal, uma vez que flertamos com a possibilidade de dominância fiscal

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: licença para gastar

21 de outubro de 2021 - 9:07

Hoje, a UE deve divulgar as proporções da dívida sobre PIB dos membros para 2020 – os valores deverão ser volumosos, repercutindo a pandemia, que mudou a relação da atuação dos governos na economia

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: estaria o governo querendo furar o teto?

20 de outubro de 2021 - 9:07

Ignorando o bom humor internacional de ontem, nós brasileiros vivemos nossa própria realidade, muito afetados com o vaivém de Brasília, que prejudicou bastante os mercados e que promete prejudicar ainda mais nos próximos dias

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: viagem de avião em um céu de incertezas fiscais e ETFs de cripto

19 de outubro de 2021 - 9:00

O destaque dos negócios hoje pode ser o bitcoin, que está prestes a obter seu próprio fundo negociado em Bolsa nos EUA e poderia ganhar uma notoriedade ainda mais ampla por meio da estrutura de ETF

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: paracundê da atividade econômica brasileira

15 de outubro de 2021 - 9:44

Lá fora, os mercados asiáticos sobem com entusiasmo derivado da possibilidade de fusão no mercado de semicondutores. A Europa acompanha o bom humor, depois de já ter entregado bons resultados ontem (14) com o otimismo global. O mesmo pode ser dito dos futuros americanos, que também sobem nesta manhã

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: Será que a gasosa ficará mais barata?

14 de outubro de 2021 - 9:06

Nesta quinta-feira (14), os mercados asiáticos tiveram um bom pregão, com exceção da Bolsa de Xangai, que caiu diante do temor de estagflação em que o país pode entrar, na Europa, as Bolsas abrem em alta, acompanhando o humor ocidental, que também proporciona elevação dos futuros americanos nesta manhã

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar