Menu
Jojo Wachsmann
Diário de Bordo
Jojo Wachsmann
É CIO e sócio fundador da Vitreo.
Dados da Bolsa por TradingView
2021-10-13T09:31:35-03:00
COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: a esta altura, toda temporada de resultados é perigosa

Lá fora, em dia com menor liquidez por conta do feriado em Hong Kong, as ações asiáticas tiveram um quarta-feira mista, depois de uma terça-feira (12) de altos e baixos em Wall Street

13 de outubro de 2021
9:31
Cena do filme Toda Arte é Perigosa (2019)
Investidores avaliando o início da temporada de resultados corporativos do S&P 500 - Imagem: Toda Arte é Perigosa (2019)

Bom dia, pessoal!

Lá fora, em dia com menor liquidez por conta do feriado em Hong Kong, as ações asiáticas tiveram um quarta-feira mista, depois de uma terça-feira (12) de altos e baixos em Wall Street, que terminou o dia com a maioria dos índices em queda, enquanto os investidores cautelosos esperam pelos dados sobre a inflação americana e pelo início da temporada de resultados das empresas do S&P 500, ambos marcados para hoje.

A grande dúvida é o nível de atividade econômica e de inflação neste último trimestre de 2021, à medida que se tenta descobrir o grau de normalização da economia em uma realidade pós-pandêmica. A Europa tem manhã mista também, mas predominantemente no positivo, acompanhada por uma alta dos futuros americanos.

A ver...

·         O que impede a gasolina de chegar a R$ 7 por litro?

Há um catch-up para realizarmos na Bolsa brasileira, depois de uma terça-feira (12) na qual os ADRs brasileiros registraram queda, em meio à volta do feriado nacional e em paralelo ao vencimento do índice futuro, nesta tarde. O movimento se dá em meio à possibilidade de a Câmara votar o projeto de lei que trata do ICMS sobre combustíveis.

Sobre este último ponto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer mudar a base do cálculo do preço dos combustíveis, buscando baratear o preço da gasolina em até 8%, o do álcool em 7% e o do diesel em 3,7%. A ideia é considerar a média dos preços dos combustíveis nos últimos dois anos, com cada estado podendo aplicar a sua alíquota de ICMS sobre esse preço médio.

Os últimos anúncios de aumento do preço da Petrobras, do diesel, do gás e da gasolina, foram vistos como positivos pelo mercado (0,3 ponto percentual na inflação de outubro), que cobra independência da companhia – ingerência política poderia prejudicar a performance não só das ações da estatal, mas do Ibovespa inteiro, por ser um fator sistêmico.

·         É dia de inflação americana

Hoje contamos com a entrega do índice de preços ao consumidor nos EUA de setembro (CPI, na sigla em inglês). Com uma maior transparência sobre o início do “tapering” (redução do nível de compra de títulos por parte do banco central americano), a preocupação com a inflação parece mais moderada do que no passado.

Os preços do petróleo e de outras energias aumentaram junto com os custos de outras commodities. Enquanto isso, a escassez de semicondutores reduziu a produção de muitos bens industriais de alto valor, reduzindo a oferta.

A expectativa é de manutenção da taxa de inflação cheia e do núcleo. A queda dos salários reais é a experiência da maioria das grandes economias no momento. Devemos ter uma inflação de +5,3% na comparação anual. O núcleo do IPC, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, deve aumentar 4%.

·         O que queremos? Lucros! Quando queremos? Agora!

A temporada de resultados corporativos do terceiro trimestre dará a Wall Street uma imagem mais clara de como as empresas se saíram nos últimos meses em meio a um aumento nos casos de Covid-19, também jogando alguma luz sobre como as companhias esperam o resto do ano.

Espera-se que as empresas do S&P 500 registrem um crescimento anual de ganhos de 27,6% no trimestre de julho a setembro, abaixo do crescimento de 28,1% estimado por analistas em julho.

A quarta-feira (13) inaugura este movimento com grandes bancos, como JPMorgan. Se começarmos a ver expectativas de lucros frustradas, os múltiplos do S&P poderão se contrair, movimento também sinalizado por taxas mais altas e um dólar mais forte.

Já começa a se projetar uma desaceleração mais acentuada. Por exemplo, em meio à alta do petróleo e gargalos nas cadeias produtivas, o FMI cortou a previsão do PIB americano para este ano de 7% para 6%, o que pode afetar o crescimento global.

Aparentemente, os custos mais altos de mão de obra e de matéria-prima, os problemas de cadeia de suprimentos e o aumento da demanda são os principais riscos. Preparando-se para este ambiente mais incerto, o mercado já começou a revisar a expectativa de lucros para os próximos seis meses.

·         Anote aí!

Na Europa, começamos o dia com a produção industrial de agosto, que veio marginalmente melhor do que o esperado, apesar de representar um encolhimento de 1,6% na comparação mensal. As exportações chinesas de setembro não desaceleraram como esperado – em vez disso, elas aceleraram. Ao mesmo tempo, os dados de crédito frustraram as expectativas do mercado. À noite, por lá, teremos a inflação do gigante asiático, bem como a dos EUA ao longo do pregão de hoje. A agenda é esvaziada no Brasil e devemos acompanhar desdobramentos internacionais na nossa volta do feriado.

·         Muda o que na minha vida?

Os preços da gasolina na Europa atingiram novas altas na semana passada em meio ao rápido aumento da demanda, com a reabertura das economias. Depois de anos de pouco investimento na matriz energética tradicional, o déficit de energia não será facilmente resolvido. Para piorar a situação, os estoques estão baixos e a perspectiva de escassez no caso de um inverno frio se intensificou, causando pressão sobre as ações e títulos do governo no início da semana passada.

Nos últimos dias, porém, houve um alívio. O presidente Vladimir Putin sugeriu que a Rússia poderia aumentar o fornecimento para a Europa, o que tem ajustado os preços de gás nos últimos dias. Apesar de positivo, dificilmente poderemos ver a solução estrutural do problema no curto prazo.

Mas, embora os investidores devam se preparar para mais volatilidade à medida que a escassez se desenvolve, não vemos estagflação à frente. Para ilustrar, a Agência Internacional de Energia afirmou que o investimento em energia limpa precisa triplicar na próxima década para evitar a extrema volatilidade do mercado de energia. Já se discute estagflação na Europa, apesar de ainda ter pouca probabilidade, em meio à normalização pós-pandemia e à alta dos preços de energia.

Oportunidades do dia

  • A Vitreo vai abrir uma PREVIDÊNCIA no nome do seu filho

O presente do Dia das Crianças você provavelmente já deu. Que tal agora dar o presente de uma vida, para buscar um futuro mais promissor para quem você mais ama? Vamos depositar R$ 100 numa conta da Vitreo no nome da criança ou do adolescente que você deseja presentear.

Trata-se de uma promoção especial para a Semana das Crianças, que pode sair do ar a qualquer momento.

  • Petróleo dispara em meio à crise energética

Preço da commodity abre uma excelente oportunidade de lucro para quem souber aproveitar. Veja como investir por meio do fundo Vitreo Petróleo.

  • IPO | Investo MSCI US Real Estate - ETF - ALUG11

Fundo de Índice que replica o mundialmente conhecido Vanguard Real Estate, lá da bolsa de Nova Iorque. O ETF segue o desempenho de 174 empresas americanas do setor imobiliário com REITS residenciais, comerciais, industriais, e tem também torres de celular, data centers, self storages.

Início das reservas: 11/10/2021

Encerramento das reservas: 26/10/2021

Bookbuilding: 27/10/2021

Início da negociação: 29/10/2021

Liquidação: 28/10/2021

Investimento Mínimo: 5 cotas

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Clube do livro

Um passeio entre chás, sementes e cerveja: como “Uma Senhora Toma Chá…” conta a história da estatística moderna de maneira descomplicada

O livro de David Salsburg te convida a conhecer o pouco mais de um dos campos mais necessários para o melhor entendimento do mundo das finanças, e claro, da ciência

A bolsa como ela é

Onde as fake techs não têm vez: mercado não tem mais espaço para empresa que não gera valor de verdade

Com alta dos juros, quem não gerar caixa suficiente para remunerar o investidor em 16% ao ano está, em bom português, no sal

Ora, pois

Bradesco deve abrir base em Portugal para ‘seguir’ milionários brasileiros

Movimento de migração de famílias clientes do segmento private do banco após a pandemia levou à retomada dos estudos para entrar no mercado lusitano

De volta aos dois dígitos

Mercado já vê juros de até 11% em 2022

Drible no teto de gastos gerou movimento generalizado nas instituições financeiras para revisar para cima suas projeções para a taxa de juros

Óleo e gás

3R Petroleum (RRRP3) certifica reservas provadas de 185,1 milhões de barris

Companhia divulgou resultado da certificação de reservas do Campo de Papa-Terra, na Bacia de Campos, cuja participação foi adquirida da Petrobras

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies