🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Bolsa hoje: a esta altura, toda temporada de resultados é perigosa

Lá fora, em dia com menor liquidez por conta do feriado em Hong Kong, as ações asiáticas tiveram um quarta-feira mista, depois de uma terça-feira (12) de altos e baixos em Wall Street

13 de outubro de 2021
9:31
Cena do filme Toda Arte é Perigosa (2019)
Investidores avaliando o início da temporada de resultados corporativos do S&P 500 - Imagem: Toda Arte é Perigosa (2019)

Bom dia, pessoal!

Lá fora, em dia com menor liquidez por conta do feriado em Hong Kong, as ações asiáticas tiveram um quarta-feira mista, depois de uma terça-feira (12) de altos e baixos em Wall Street, que terminou o dia com a maioria dos índices em queda, enquanto os investidores cautelosos esperam pelos dados sobre a inflação americana e pelo início da temporada de resultados das empresas do S&P 500, ambos marcados para hoje.

A grande dúvida é o nível de atividade econômica e de inflação neste último trimestre de 2021, à medida que se tenta descobrir o grau de normalização da economia em uma realidade pós-pandêmica. A Europa tem manhã mista também, mas predominantemente no positivo, acompanhada por uma alta dos futuros americanos.

A ver...

·         O que impede a gasolina de chegar a R$ 7 por litro?

Há um catch-up para realizarmos na Bolsa brasileira, depois de uma terça-feira (12) na qual os ADRs brasileiros registraram queda, em meio à volta do feriado nacional e em paralelo ao vencimento do índice futuro, nesta tarde. O movimento se dá em meio à possibilidade de a Câmara votar o projeto de lei que trata do ICMS sobre combustíveis.

Sobre este último ponto, o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), quer mudar a base do cálculo do preço dos combustíveis, buscando baratear o preço da gasolina em até 8%, o do álcool em 7% e o do diesel em 3,7%. A ideia é considerar a média dos preços dos combustíveis nos últimos dois anos, com cada estado podendo aplicar a sua alíquota de ICMS sobre esse preço médio.

Os últimos anúncios de aumento do preço da Petrobras, do diesel, do gás e da gasolina, foram vistos como positivos pelo mercado (0,3 ponto percentual na inflação de outubro), que cobra independência da companhia – ingerência política poderia prejudicar a performance não só das ações da estatal, mas do Ibovespa inteiro, por ser um fator sistêmico.

·         É dia de inflação americana

Hoje contamos com a entrega do índice de preços ao consumidor nos EUA de setembro (CPI, na sigla em inglês). Com uma maior transparência sobre o início do “tapering” (redução do nível de compra de títulos por parte do banco central americano), a preocupação com a inflação parece mais moderada do que no passado.

Os preços do petróleo e de outras energias aumentaram junto com os custos de outras commodities. Enquanto isso, a escassez de semicondutores reduziu a produção de muitos bens industriais de alto valor, reduzindo a oferta.

A expectativa é de manutenção da taxa de inflação cheia e do núcleo. A queda dos salários reais é a experiência da maioria das grandes economias no momento. Devemos ter uma inflação de +5,3% na comparação anual. O núcleo do IPC, que exclui os preços voláteis de alimentos e energia, deve aumentar 4%.

·         O que queremos? Lucros! Quando queremos? Agora!

A temporada de resultados corporativos do terceiro trimestre dará a Wall Street uma imagem mais clara de como as empresas se saíram nos últimos meses em meio a um aumento nos casos de Covid-19, também jogando alguma luz sobre como as companhias esperam o resto do ano.

Espera-se que as empresas do S&P 500 registrem um crescimento anual de ganhos de 27,6% no trimestre de julho a setembro, abaixo do crescimento de 28,1% estimado por analistas em julho.

A quarta-feira (13) inaugura este movimento com grandes bancos, como JPMorgan. Se começarmos a ver expectativas de lucros frustradas, os múltiplos do S&P poderão se contrair, movimento também sinalizado por taxas mais altas e um dólar mais forte.

Já começa a se projetar uma desaceleração mais acentuada. Por exemplo, em meio à alta do petróleo e gargalos nas cadeias produtivas, o FMI cortou a previsão do PIB americano para este ano de 7% para 6%, o que pode afetar o crescimento global.

Aparentemente, os custos mais altos de mão de obra e de matéria-prima, os problemas de cadeia de suprimentos e o aumento da demanda são os principais riscos. Preparando-se para este ambiente mais incerto, o mercado já começou a revisar a expectativa de lucros para os próximos seis meses.

·         Anote aí!

Na Europa, começamos o dia com a produção industrial de agosto, que veio marginalmente melhor do que o esperado, apesar de representar um encolhimento de 1,6% na comparação mensal. As exportações chinesas de setembro não desaceleraram como esperado – em vez disso, elas aceleraram. Ao mesmo tempo, os dados de crédito frustraram as expectativas do mercado. À noite, por lá, teremos a inflação do gigante asiático, bem como a dos EUA ao longo do pregão de hoje. A agenda é esvaziada no Brasil e devemos acompanhar desdobramentos internacionais na nossa volta do feriado.

·         Muda o que na minha vida?

Os preços da gasolina na Europa atingiram novas altas na semana passada em meio ao rápido aumento da demanda, com a reabertura das economias. Depois de anos de pouco investimento na matriz energética tradicional, o déficit de energia não será facilmente resolvido. Para piorar a situação, os estoques estão baixos e a perspectiva de escassez no caso de um inverno frio se intensificou, causando pressão sobre as ações e títulos do governo no início da semana passada.

Nos últimos dias, porém, houve um alívio. O presidente Vladimir Putin sugeriu que a Rússia poderia aumentar o fornecimento para a Europa, o que tem ajustado os preços de gás nos últimos dias. Apesar de positivo, dificilmente poderemos ver a solução estrutural do problema no curto prazo.

Mas, embora os investidores devam se preparar para mais volatilidade à medida que a escassez se desenvolve, não vemos estagflação à frente. Para ilustrar, a Agência Internacional de Energia afirmou que o investimento em energia limpa precisa triplicar na próxima década para evitar a extrema volatilidade do mercado de energia. Já se discute estagflação na Europa, apesar de ainda ter pouca probabilidade, em meio à normalização pós-pandemia e à alta dos preços de energia.

Oportunidades do dia

  • A Vitreo vai abrir uma PREVIDÊNCIA no nome do seu filho

O presente do Dia das Crianças você provavelmente já deu. Que tal agora dar o presente de uma vida, para buscar um futuro mais promissor para quem você mais ama? Vamos depositar R$ 100 numa conta da Vitreo no nome da criança ou do adolescente que você deseja presentear.

Trata-se de uma promoção especial para a Semana das Crianças, que pode sair do ar a qualquer momento.

  • Petróleo dispara em meio à crise energética

Preço da commodity abre uma excelente oportunidade de lucro para quem souber aproveitar. Veja como investir por meio do fundo Vitreo Petróleo.

  • IPO | Investo MSCI US Real Estate - ETF - ALUG11

Fundo de Índice que replica o mundialmente conhecido Vanguard Real Estate, lá da bolsa de Nova Iorque. O ETF segue o desempenho de 174 empresas americanas do setor imobiliário com REITS residenciais, comerciais, industriais, e tem também torres de celular, data centers, self storages.

Início das reservas: 11/10/2021

Encerramento das reservas: 26/10/2021

Bookbuilding: 27/10/2021

Início da negociação: 29/10/2021

Liquidação: 28/10/2021

Investimento Mínimo: 5 cotas

Compartilhe

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: caminhoneiros, fiscal e clima, começando novembro daquele jeito

1 de novembro de 2021 - 9:44

Na véspera do feriado de Finados, seguimos acompanhando a chance de uma paralisação dos caminhoneiros autônomos. Fora isso, temos resultados corporativos e divulgação do Ministério da Economia sobre o resultado da balança comercial em outubro

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje?: Unidos do Aperto Monetário… Nota… Dez!

28 de outubro de 2021 - 8:39

Como se não bastasse ter que se preocupar com os resultados de Vale e Petrobras, que juntas representam mais de 20% do Ibovespa, ainda teremos que digerir a alta de 150 pontos-base da Selic

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: sim, tudo continua ficando mais caro

27 de outubro de 2021 - 10:52

No Brasil, o IBGE divulga o resultado do desemprego no último trimestre, encerrado em agosto, e o Tesouro Nacional divulga o resultado das contas do governo central de setembro, bem como o Relatório Mensal da Dívida de setembro. O grande destaque do dia, porém, em paralelo à temporada de resultados, é a decisão sobre a Selic, a partir das 18h30

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: pés no chão

26 de outubro de 2021 - 11:26

Aqui no Brasil, agenda de dados e de Brasília é aguardada, principalmente com o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central para definir a taxa básica de juros (Selic), que ameaça subir 125 pontos-base no resultado do encontro a ser divulgado amanhã depois do mercado

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: Suas definições de “responsabilidade fiscal” foram atualizadas

25 de outubro de 2021 - 10:58

A temporada de resultados brasileira, que começou na última sexta-feira, segue hoje com EcoRodovias, EDP Brasil, Neoenergia e TIM, após o fechamento do mercado. Enquanto isso, ao longo do dia, o presidente Jair Bolsonaro deverá lançar o Programa de Crescimento Verde, indicativo positivo para a COP26 de novembro

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: parem o mundo que o Brasil quer descer

22 de outubro de 2021 - 8:24

Apesar de haver espaço para uma recuperação depois de tanta queda (rebound), em um tradicional movimento de caça às barganhas, é difícil que haja ânimo para tal, uma vez que flertamos com a possibilidade de dominância fiscal

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: licença para gastar

21 de outubro de 2021 - 9:07

Hoje, a UE deve divulgar as proporções da dívida sobre PIB dos membros para 2020 – os valores deverão ser volumosos, repercutindo a pandemia, que mudou a relação da atuação dos governos na economia

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: estaria o governo querendo furar o teto?

20 de outubro de 2021 - 9:07

Ignorando o bom humor internacional de ontem, nós brasileiros vivemos nossa própria realidade, muito afetados com o vaivém de Brasília, que prejudicou bastante os mercados e que promete prejudicar ainda mais nos próximos dias

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: viagem de avião em um céu de incertezas fiscais e ETFs de cripto

19 de outubro de 2021 - 9:00

O destaque dos negócios hoje pode ser o bitcoin, que está prestes a obter seu próprio fundo negociado em Bolsa nos EUA e poderia ganhar uma notoriedade ainda mais ampla por meio da estrutura de ETF

COLUNA DO JOJO

Bolsa hoje: paracundê da atividade econômica brasileira

15 de outubro de 2021 - 9:44

Lá fora, os mercados asiáticos sobem com entusiasmo derivado da possibilidade de fusão no mercado de semicondutores. A Europa acompanha o bom humor, depois de já ter entregado bons resultados ontem (14) com o otimismo global. O mesmo pode ser dito dos futuros americanos, que também sobem nesta manhã

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar