🔴 TRÊS AÇÕES LIGADAS À IA PODEM DOBRAR NOS PRÓXIMOS MESES – CONHEÇA AQUI

Conteúdos exclusivos da Empiricus

Parceria Seu Dinheiro e Empiricus:

Salve suas matérias favoritas do Seu Dinheiro criando uma conta gratuita na Empiricus.

E tem mais: ao criar sua conta gratuita, você ganha acesso a um universo de conteúdos que vai muito além das notícias.

Relatórios, cursos, podcasts, newsletters e estratégias de investimento para transformar informação em melhores decisões.

O bitcoin deveria proteger seu patrimônio da inflação, mas a alta dos preços também afeta as criptomoedas; entenda

A principal moeda digital do mercado e outros membros do criptouniverso sofrem com a realidade de curto prazo nos Estados Unidos

Bitcoin game over
Depois de humilhar o retorno anual do Bitcoin em apenas 24 horas, criptomoeda recém criada está pronta para dar um novo salto - Imagem: Andrei Morais

Pergunte a qualquer pessoa próxima a você se ela conhece os efeitos da inflação e você ouvirá as histórias mais diversas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Os com mais experiência se recordarão dos tempos de hiperinflação no Brasil. A turma millennial talvez repare mais no aumento dos gastos com as saídas de fim de semana.

Seja como for, o efeito da inflação, infelizmente, sempre foi algo presente na realidade do brasileiro. Em alguns períodos, de forma mais firme. Em outros, mais brandamente.

Fato é que parecemos tomar a inflação como um elemento subjacente à nossa existência. Viver no Brasil é sinônimo de viver uma constante alta nos preços.

Agora, converse com um cidadão americano sobre o mesmo tema e arrisco dizer que a percepção será outra. Inflação constante e, por vezes, de dois dígitos, não é algo tão comum assim nos EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Justamente por isso a inflação que vem batendo à porta dos americanos, refletida pelo Consumer Price Index (CPI), tem assustado tanto.

Leia Também

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

O preço da oportunidade: bolsa em queda, dólar em alta e leilões de imóveis antes do feriado

SEXTOU COM O RUY

O cenário para a bolsa brasileira mudou; saiba como se preparar

Dados recentes mostraram uma alta na inflação em solo americano não vista há décadas, chegando à marca de 6,8% no ano.

Tal movimento não acontece à toa e, na verdade, não deveria ser uma surpresa. A impressão de dinheiro nos EUA para conter os efeitos arrebatadores da pandemia de Covid-19 aumentou em 47% desde 2019.

Jerome Powell segurou a barra pelo tempo que foi possível, mas, conforme o tempo passa, vai ficando mais difícil negar a realidade.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Restam duas alternativas: passar a aumentar a taxa de juros, em um movimento similar ao que o Copom tem feito no Brasil com a Selic, ainda que o ritmo americano de fazê-lo seja beeem diferente do brasileiro; ou "deixar rolar" e ver quais serão os efeitos da inflação mais alta.

A primeira opção é diretamente ruim para ativos de risco, em especial para ações de empresas que têm seus valuations dependentes de fluxos de caixa bem no futuro, como é o caso de techs emergentes. A segunda, por sua vez, tem impactos socioeconômicos relevantes.

O mercado, hoje, espera que o primeiro caminho seja seguido, o que pode trazer uma postura mais conservadora e de aversão a risco para o jogo.

De fato, é o que já vem acontecendo nas últimas semanas, com reflexos claros sobre o mercado de cripto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mas, espera. Não era o bitcoin a grande proteção contra inflação?

Sim, essa tese continua válida. Entretanto, trata-se de algo que só pode se materializar no longo prazo, especialmente com um mercado de cripto maior e mais estável. Hoje, ainda é uma narrativa interessante, mas que sofre com a dureza da realidade no curto prazo.

Por ora, então, no mercado cripto, podemos esperar uma correlação maior com o mercado tradicional, com volatilidade e mais cautela dos investidores.

Isso não abala, porém, minha convicção de que o mercado tem muito espaço para crescer nos próximos anos, tanto com a maior entrada de fluxo de capital quanto com o crescimento e consolidação de segmentos como finanças descentralizadas (DeFi), jogos e NFTs, e infraestrutura para a Web 3.0.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mais uma vez a história se repete, e mais uma vez precisamos de paciência e serenidade para atravessar momentos de correção e consolidação, mantendo o olhar fixo em nosso objetivo, que é a expansão de um mercado que, apesar de ter crescido bastante, ainda está apenas no início de sua
história.

E não se esqueça: o bitcoin também tem sua própria inflação - uma vez que as moedas são emitidas ao longo do tempo -, mas decrescente e com produção total limitada por algoritmo. Inclusive, acabamos de alcançar a marca de 90% de todos os bitcoins produzidos.

Faltam apenas 10% para serem produzidos, sendo 5% até 2025 e o restante, até 2140.

Quem sabe, em 2025 ou 2140, quantos dólares serão impressos?

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE
Ressaca no mercado de ações. 27 de outubro de 2026 - 8:59

O MELHOR DO SEU DINHEIRO

Não precisa ser assim: Ibovespa junta os cacos da ressaca eleitoral

27 de outubro de 2026 - 8:59
Imagem com a bandeira do Brasil ao fundo e um gráfico vermelho com números e uma seta apontando para baixo representando a queda do ibovespa 27 de outubro de 2026 - 7:10

INSIGTHS ASSIMÉTRICOS

O choque passou pela bolsa, mas o veredito virá do fiscal

27 de outubro de 2026 - 7:10
Lula aparece do lado esquerdo em uma montagem. Do lado direito, Flávio Bolsonaro. 26 de outubro de 2026 - 8:21
weg wege3 ações balanço 23 de outubro de 2026 - 6:03
Imagem da palavra SELIC seguida do símbolo de porcentagem e uma moeda de R$ 1 21 de outubro de 2026 - 20:00

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: Na média, continua tudo meio igual

21 de outubro de 2026 - 20:00
21 de outubro de 2026 - 8:44
Fundo de céu claro com bandeira da França com rachadura no meio 20 de outubro de 2026 - 7:33
19 de outubro de 2026 - 8:28
19 de outubro de 2026 - 6:45

VISÃO DE DONO

Antes de abrir uma empresa, experimente um estágio de dono

19 de outubro de 2026 - 6:45
Touro e urso nos mercados financeiros 16 de outubro de 2026 - 7:05
Fantasma segurando um contrato rasgado, com casas e prédios ao fundo. 15 de outubro de 2026 - 8:35
Robert E. Hall e Michael Woodford Ill, vencedores do Nobel de Economia de 2026. Foto: Ilustração de Niklas Elmehed para a Fundação Nobel 14 de outubro de 2026 - 19:45

EXILE ON WALL STREET

Rodolfo Amstalden: O empurrão que faltava para o Novo Keynesianismo

14 de outubro de 2026 - 19:45
ações bancos banco do brasil bbas3 bradesco bbdc4 itaú itub4 santander sanb11 12 de outubro de 2026 - 8:01
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Fechar