Site icon Seu Dinheiro

Esquenta dos mercados: Bolsas operam no campo positivo com notícias da covid-19 na véspera do feriado de Natal

Bolsas pelo mundo antes do Natal

O último dia da semana encurtada pela véspera de Natal será recheado de indicadores. Ao invés do Papai Noel, o dragão da inflação será a criatura mítica que toma conta da imaginação dos investidores nesta quinta-feira (23). 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice de preços (PCE, em inglês) nos Estados Unidos será divulgado depois do IPCA-15 aqui no Brasil. Apesar da inflação assustar, as notícias positivas envolvendo a variante ômicron da covid-19 impulsionam as bolsas pelo mundo na manhã de hoje. 

Mas o cenário doméstico deve pesar no desempenho do Ibovespa por mais um dia, com os servidores públicos descontentes com o reajuste de apenas uma parte da categoria e uma debandada dos funcionários da Receita Federal na tarde de ontem (22).

O Ibovespa encerrou a quarta-feira em queda de 0,24%, aos 105.244 pontos, longe da mínima do dia após um empurrãozinho de Nova York . O dólar à vista, no entanto, acompanhou o movimento de desvalorização global da moeda americana e encerrou o dia em queda de 1,24%, a R$ 5,6677, voltando a ficar abaixo de R$ 5,70. 

Não esqueça!

Amanhã é véspera de Natal, o que significa que as bolsas dos Estados Unidos, Europa, os principais índices da Ásia e a B3, a bolsa brasileira, não funcionam. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ômicron: notícias positivas

Um estudo conduzido pelo Reino Unido e divulgado na noite de ontem (22) indica que pacientes infectados com a variante ômicron tem entre 20% e 25% menos chances de irem para o hospital e 40% menos chances de serem internados. 

Em paralelo, um outro estudo preliminar na Escócia indica que o risco de hospitalização pela variante ômicron é cerca de 70% menor do que a cepa Delta da covid-19

E na tarde de ontem também foi aprovado o uso emergencial de uma pílula da Pfizer contra o coronavírus. A FDA, a Anvisa americana, recomendou o uso desse medicamento para pacientes adultos e crianças com ao menos 12 anos e mais de 40 kg. 

Os estudos clínicos de fase 2 e 3 indicam que esse medicamento reduziu o risco de internação e morte em 89% dos casos, se utilizado dentro de três dias após o início dos sintomas. 

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Inflação nos EUA

Antes da véspera de Natal, que mantém as bolsas fechadas nos Estados Unidos, os investidores digerem os números de inflação, medido pelo índice de preços ao consumidor (PCE, em inglês), o dado preferido do Federal Reserve, o BC americano, para decidir sobre a política monetária do país. 

O Núcleo do PCE deve avançar 0,4% na comparação mensal e 4,5% na base anual. Vale destacar que a inflação dos EUA é a maior em quase 40 anos, o que coloca ainda mais pressão na decisão de juros do Fed no início de 2022. 

Orçamento em debate

O Congresso Nacional aprovou o Orçamento para 2022 e elevou os temores do mercado mais uma vez. Confira alguns destaques aprovados:

O reajuste de apenas uma parcela dos servidores públicos irritou as demais categorias e gerou uma debandada de auditores da Receita Federal. Entre cargos de alto e baixo escalão, cerca de 500 profissionais entregaram seus cargos comissionados em todo país e o movimento deve ser seguido por outras categorias.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

IPCA-15 e Caged

No panorama doméstico, a prévia da inflação medida pelo IPCA-15 de dezembro deve fechar a semana mais curta de véspera de Natal. 

É esperado que o indicador avance 0,82% na mediana das projeções de especialistas ouvidos pelo Broadcast e 10,47% na comparação anual do índice de preços.

Já o Caged de dezembro deve somar 216.500 novas vagas na leitura desta quinta-feira (23).

Bolsas pelo mundo

Os principais índices asiáticos fecharam majoritariamente em alta nesta quinta-feira, seguindo o mercado acionário de Nova York após as notícias positivas da covid-19.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

De maneira semelhante, as bolsas da Europa também avançam com o apetite de risco nas alturas antes da pausa para o feriado de Natal. 

Por fim, os índices futuros de Nova York avançam antes da divulgação de dados da inflação dos EUA. 

Agenda do dia

Exit mobile version