Menu
2020-04-03T13:42:39-03:00
Em busca de soluções

Governo Federal é o único que pode emitir dívida e moeda, diz Maia

Sobre o trabalho do Parlamento, Maia disse que as Medidas Provisórias começarão a ser votadas “uma a uma” na próxima semana

3 de abril de 2020
13:42
mcmgo_191219img_05354973
O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. - Imagem: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que o Parlamento está à disposição para mudar leis que emperram soluções para o governo, mas tudo depende da iniciativa e agilidade do Executivo federal, algo que ainda não ocorreu efetivamente no seu entender. Participante de teleconferência promovida pelo jornal Valor Econômico, com a participação do economista-chefe do Banco Itaú, Mario Mesquita, o deputado lembrou que o governo federal é o único que pode emitir dívida e moeda, "não tem saída".

No webinário, o presidente da Câmara disse que o Brasil não pode ter vergonha de gastar. "Liberais ficam constrangidos em gastar, mas estamos em momento de guerra", frisou.

Maia disse que há um sério problema com o setor de transportes, reiterando que o BNDES poderá "se tornar dono das cias aéreas" e que, a partir do dia 5, o setor de transportes terrestres poderá entrar em colapso se nada for feito. "Governo poderá voltar a ser liberal a partir do segundo semestre", comentou.

Sobre o trabalho do Parlamento, Maia disse que as Medidas Provisórias começarão a ser votadas "uma a uma" na próxima semana. Mas alertou que "aprovar uma PEC não é como entrar no McDonalds e fazer um pedido, não dá para exigir que se vote uma PEC em 24 ou 48 horas".

Ele reiterou que as reformas serão mais importantes do que já eram antes da crise.

Trump

Para Maia, talvez tenha faltado ao Brasil um grande pacote nos moldes do que fez o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Ele lamentou que o Brasil tenha perdido 15 dias na medida sobre contratos de trabalho.

Na sua avaliação, tributar agora o setor privado pode significar mais desemprego, mais conflito e menos solução, e pediu cuidado na interferência de relações privadas, como no caso dos aluguéis.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

executivo de carreira

Vice-presidente do BB, Walter Malieni, morre aos 50 anos

Executivo de carreira do BB, com mais de 35 anos de casa, Malieni completaria 51 anos em novembro

números da covid

Covid-19: Brasil tem 2,96 milhões de casos e 99,5 mil mortes

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.079 óbitos, segundo o balanço diário do Ministério da Saúde divulgado hoje (7)

Reserva de R$ 1,3 bi para gastos

Iguatemi vai recomprar até 1,3 milhão de ações

Quantidade representa 1,5% dos papéis em circulação da companhia. Ações acumulam queda de mais de 30% no acumulado de 2020

seu dinheiro na sua noite

Uma conversa sobre investimentos para o meu pai

O primeiro salário que recebi na vida foi em julho de 1994, mês inaugural do Plano Real. Foi com esse dinheiro que saí pelas lojas do bairro do Gonzaga, em Santos, em busca de um presente para dar no Dia dos Pais. Desde então, esse sempre foi um problema para mim, porque meu pai não […]

Preferência

Oi fecha acordo de exclusividade com Vivo, Claro e Tim para venda de operação móvel, diz jornal

Após fim da exclusividade da Highline, que desistiu de fazer nova oferta, teles brasileiras passam à frente, com oferta de R$ 16,5 bilhões

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements