A Petrobras segue no processo de desinvestimento de ativos considerados não essenciais, para concentrar seus esforços e recursos na parte de exploração e produção de petróleo em campos do pré-sal e reduzir o seu endividamento.
Neste sentido, a companhia anunciou nesta sexta-feira (25) a venda de participação na Gás Local, que atua na distribuição e transporte de gás natural liquefeito (GNL), e o início da divulgação do processo de venda de suas participações nas concessões de Albacora e Albacora Leste, localizadas em águas profundas na Bacia de Campos.
A Petrobras assinou contratos com a White Martins, especializada em gases industriais, para vender a sua participação de 40% na Gás Local. Os valores envolvidos não foram divulgados.
O acordo prevê ainda o encerramento de pendências societárias e temas em discussão judicial referentes às operações da Gás Local e ajustes nas condições comerciais para fornecimento de gás, pela Petrobras, até o final de 2023.
Em comunicado separado, a Petrobras iniciou a divulgação do “teaser” do processo de venda de sua participação nas concessões de Albacora e Albacora Leste. O “teaser” é um documento com informações sobre os campos e os critérios de elegibilidade para a seleção de potenciais participantes.
Os dois campos estão na área norte da Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro. Em agosto, Albacora produziu 38,7 mil barris de óleo por dia e 716 mil metros cúbicos diários de gás. A Petrobras é operadora do campo com 100% de participação.
O campo de Albacora Leste produziu 33,3 mil barris de óleo por dia e 707 mil metros cúbicos por dia de gás em agosto. A estatal é operadora do campo, com 90% de participação, e os 10% restantes pertencem à Repsol Sinopec Brasil.
De acordo com dados divulgados junto com os resultados do segundo trimestre, a Petrobras já vendeu sete ativos em 2020, levantando um total de R$ 2,3 bilhões. Essas operações resultaram em uma entrada de caixa de R$ 997,4 milhões.