Menu
2020-01-15T11:36:49-03:00
Seu Dinheiro
Seu Dinheiro
abaixo do esperado

Com Black Friday, vendas do varejo crescem 0,6% em novembro

Comércio varejista avançou 2,9% em novembro de 2019 frente a igual mês do ano anterior, oitava taxa positiva seguida nessa comparação

15 de janeiro de 2020
9:18 - atualizado às 11:36
black friday
Imagem: Shutterstock

Impulsionadas pelas promoções da Black Friday, as vendas do comércio varejista cresceram 0,6% em novembro, na comparação com outubro, segundo dados divulgados nesta quarta-feira (15) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado, no entanto, é menor do que o previsto pelo mercado. A mediana do intervalo das estimativas dos analistas ouvidos pelo Projeções Broadcast, era de 1,2% (intervalo de queda de 0,3% a aumento de 3,0%).

O IBGE ainda informou que o comércio varejista avançou 2,9% em novembro de 2019 frente a igual mês do ano anterior, oitava taxa positiva seguida nessa comparação. Com isso, o varejo acumulou avanço de 1,7% de janeiro a novembro de 2019.

Segundo a gerente de pesquisa do IBGE, Isabella Nunes, o crescimento de 0,6% é relevante porque manteve a taxa positiva pelo sétimo mês seguido - o que fez novembro registrar o patamar mais elevado desde dezembro de 2016. "Isso mostra que o setor vem mantendo a recuperação”, disse.

Entre as oito atividades pesquisadas, quatro tiveram altas, sendo que três delas foram diretamente influenciadas pela Black Friday, segundo o IBGE.

O instituto cita os artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos (4,1%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (1,0%) e móveis e eletrodomésticos (0,5%).

Equipamentos e material para escritório, informática e comunicação também registraram taxa positiva em novembro (2,8%).

Confira os avanços registrados no volume de vendas no varejo:

  • Novembro de 2019: 0,6%
  • Média móvel trimestral: 0,5%
  • Em relação a novembro de 2018: 2,9%
  • Acumulado de 2019: 1,7%
  • Nos últimos 12 meses: 1,6%
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Exile on Wall Street

Lembrança da bolha tech ou necessidade do combo “stay at home”?

Por que as ações decidiram ignorar aquilo que, em essência, lhes é o mais importante, ou seja, os resultados corporativos e os lucros das empresas?

deixando claro

Governo não defende nova Constituição, diz Mourão

Debate sobre uma Assembleia Constituinte foi trazido à tona pelo líder do governo na Câmara, Ricardo Barros

O dia depois do balanço

Raia Drogasil apresenta resultados sólidos e agrada analistas, mas ações reagem mal

Números vieram em linha com o esperado, com os analistas descando aspectos positivos para os próximos trimestres e revisando recomendações

REPERCUSSÃO

Resultado da Localiza é elogiado por analistas, com direito a elevação de preço-alvo

Locadora de veículos bate recordes de lucro, receita e Ebitda no terceiro trimestre, criando expectativas para os próximos trimestres

Títulos públicos

Veja os preços e as taxas do Tesouro Direto nesta quarta-feira

Confira os preços e taxas de todos os títulos públicos disponíveis para compra e resgate

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies